Atualizado em 07/10/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

Independente da estação do ano ou das condições climáticas, o ar-condicionado permite manter um ambiente ameno e agradável controlando a temperatura e a umidade do ar. Porém, antes de escolher um modelo, deve-se levar em conta o tipo de ambiente em que ele será utilizado.

E é por isso que hoje nós vamos ajudar você a escolher o ar-condicionado mais adequado para o lugar onde você pretende usá-lo.

Tem como levar ar-condicionado na viagem?

Sim! Se você pretende sair em viagem, o modelo portátil é a solução de que você precisa para se manter confortável. Eles não gastam tanta energia se comparados aos demais tipos de ar condicionado e dispensam instalação, podendo ser transferidos com facilidade de um lugar para outro.

Esses modelos podem ser levados no carro e colocados para funcionar em qualquer destino, desde que exista a possibilidade de direcionar a exaustão para um ambiente externo. E isso pode ser feito facilmente com uma janela ou uma abertura simples na parede.

Claro, a desvantagem é que o ar-condicionado Portátil não dá conta de grandes ambientes com a mesma eficiência que outros modelos. Mesmo os condicionadores de ar portáteis com grandes potências têm dificuldade em dar vazão aos cômodos mais amplos.

Os modelos para ter em casa

Por isso, os melhores modelos de ar-condicionado para se usar em casa são o Janela e o Splits, adequados para resfriar ambientes de pequeno e médio porte. Para a instalação do ar-condicionado Split, é necessário chamar um técnico. O Janela é mais simples de ser colocado no lugar, mas o ideal também seria que recebesse a atenção de um profissional.

Os condicionadores de ar Splits são mais silenciosos e apresentam melhor tecnologia, além de serem mais econômicos, no geral. Sua eficiência também é melhor do que a maioria dos modelos de ar-condicionado Janela, muito embora esses últimos estejam se reinventando.

Atualmente, há modelos de ar-condicionado Split mais baratos do que os Janela, e ainda os que contam com a tecnologia Inverter.

 

E no escritório, qual o melhor ar-condicionado?

Para escritórios, o modelo de ar-condicionado mais adequado é o do tipo Split, pois é mais silencioso e evita ruídos que poderiam atrapalhar a comunicação entre os funcionários, além de proporcionar um ambiente agradável de trabalho.

Claro, dependendo do tamanho do seu escritório, o melhor é investir num ar-condicionado Split Cassete ou em um ar-condicionado central