Numa província no sul da China, a distinção entre os alunos com melhores notas dos demais estudantes é explícita. Em um colégio localizado na cidade de Shenzhen, quatro das 11 salas de aula são reservadas para os alunos com destaque nas notas. O diferencial destas quatro salas é o ar condicionado que serve como gratificação pelos esforços dos jovens.

A ação gera polêmica, pois enquanto uns estão no conforto do ar condicionado, outros ficam no calor das salas com ventiladores, informou o site “china.org”. Segundo o diretor da escola a medida foi tomada para incentivar o estudo entre os alunos do 10º grau. A eletricidade das salas de aula para os estudantes destacados é paga pela própria escola, cujo diretor, Zhou Yanbin, disse ter “um plano para educar seus alunos de acordo com sua aptidão”.

Por outro lado, professores dizem que os estudantes precisam aprender a superar as dificuldades em grupo. Já alguns pais enfatizam que a escola deve tratar os alunos igualmente sem distinções de mérito.

Fonte: Exame.com