Atualizado por Yuri Correa em 19/11/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

mosquitoDepois de um dia cansativo, o que a gente mais quer é ter uma boa noite de sono, não é mesmo? Porém, no verão, é comum ser incomodado pelo zunido dos mosquitos no ouvido. Mas por que eles insistem em rondar as nossas cabeças? Hoje vamos descobrir isso e como se livrar dessa perturbação!

O que atrai os mosquitos?

A verdade é que não há uma explicação científica pra esses insetos atacarem a orelha. O que acontece é que os mosquitos são atraídos pelo gás carbônico liberado pelo homem por meio da respiração durante o sono.

Outro fator que os atrai é o escuro, ambientes sem luminosidade, roupas escuras e até mesmo a cor da pele pode ser um motivo a mais para chamá-los. Quanto mais escura for a pele, mais eles vão rondar e atacar.

Mosquitos e pernilongos costumam entrar nas residências durante o dia e se abrigar nos lugares mais úmidos e longe da luz, como armários embutidos, atrás dos móveis que ficam encostados na parede e cantos, aguardando a melhor hora para atacar, que é a noite, quando estamos dormindo.

Use Ar-Condicionado para eliminar

Além da incomodação que eles causam com seus zunidos, existem outros fatores pelos quais devemos mantê-los bem longe de nós, como as doenças que transmitem. Mas como fazer isso? Existem muitos meios e um deles é o uso do ar-condicionado, sabe como?

Mosquitos e pernilongos não gostam de frio, por isso o ar-condicionado acaba funcionando como um repelente. Além disso, o fluxo de ar e as baixas temperaturas dificultam para o inseto encontrar a fonte do gás carbônico exalado pelas pessoas dormindo no cômodo.

Sem contar que o ar-condicionado precisa que portas e janelas estejam fechados para poder fazer a climatização. Isso dificulta o acesso desses animais ao interior das nossas casas.

Formas de espantar mosquitos e pernilongos

Mosquiteiro: Este método é muito antigo e também muito eficaz. Pode ser feito em casa mesmo, com um tecido de tela colocado em volta da cama.

Telas para portas e janelas: É como o mosquiteiro, mas colocado nas aberturas do cômodo. Elas impedem o acesso dos insetos às residências e também barram a entrada de sujeiras.

Óleos e essências à base de citronela: É um repelente natural, funciona bem e não prejudica a saúde.

Repelente eletrônico: Estes aparelhos emitem sons perturbadores para os mosquitos e imperceptíveis aos humanos.

Repelentes químicos: este é um método bem comum, mas deve ser usado com cuidado e moderação, por causa dos agentes químicos que podem ser nocivos à nossa saúde. Além disso, o pernilongo adquire uma certa resistência ao princípio ativo, o que pode dificultar a eliminação.

Ventilador: Além de aliviar o calor, o ventilador ligado desestabiliza o voo dos mosquitos e pernilongos, impedindo que eles se aproximem de nós. Alguns modelos disponíveis no mercado vêm com um espaço para colocar fitas repelentes.

O melhor é a prevenção

Como todos sabem, a melhor solução é prevenir. Os pernilongos, inclusive o mosquito da dengue e do zika vírus, se reproduzem em fossas, caixas de água, pneus, calhas, vasos e outros tantos ambientes e objetos onde se pode acumular água. Por isso deve-se haver um cuidado especial e manter estes locais secos e tampados. Ralo entupido também pode ser um local de reprodução de insetos, então a limpeza e dedetização devem ser feitas sempre que possível.

E aí, entendeu porque o ar-condicionado é uma arma contra esses insetos? Deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários!