Numa meia-noite calorenta,
Range a alma pecadora
é uma coisa bolorenta
Aquela velha condensadora.

Chegou o Halloween, famoso “Dia das Bruxas” no Brasil. E da tumba se ergue o maior pesadelo do técnico de ar-condicionado: uma instalação mal-feita. Uma gambiarra. Não há, entre o céu e a Terra, monstro mais vil do que um aparelho todo rengo, rugindo de tanta sujeira nos filtros, babando água suja pelo dreno mal posicionado e todo encurvado num suporte inadequado.

As origens do ar-condicionado na bruxaria

Histórias do sobrenatural não são estranhas na nossa área. Você sabia que Willis Carrier, o inventor do ar-condicionado, era descendente de uma suposta bruxa? Segundo um levantamento, Martha Allen, primeira ancestral americana de Carrier, foi acusada de ser uma bruxa. Ela jamais confessou, o que fez com que seus filhos fossem pendurados de cabeça para baixo pelos calcanhares, até que testemunhassem contra a mãe, que enfim, foi condenada à morte.

Da cripta surge uma instalação ruim

Quem vê o que fazem os penduradores de ar hoje em dia diria que, se era mesmo uma bruxa, a senhora Allen rogou uma praga no setor. Ou isso, ou ela está é guardando a segurança dessa gente, e aqui estão alguns exemplos assustadores com condicionadores de ar que não eram pra dar certo.

Porém, cuidado, que assombração aparece de tudo que é jeito! Tem carro com encosto andando por aí. Olha só esses tristes casos, técnico nenhum resolve, precisa é mesmo de um exorcismo. E já imaginou que conto de horror não seria abrir um ar-condicionado e encontrar uma cobra enorme lá dentro? Pois isso acontece mesmo.

Tenha medo dos vivos!

Nem sempre os fantasmas do setor HVAC surgem de trás da porta ou em baixo da cama. Tem coisa ruim rondando mesmo quando ninguém espera. Teve um caso, há pouco tempo, de um instalador suspeito de furtar mais de R$ 5 mil  de uma cliente desavisada durante o pagamento de um serviço.

Ainda assim, o que toca o terror no cliente é um aparelho pendurado de qualquer jeito, como um morcego de cabeça pra baixo, esperando a hora do ataque. Ou pior, uma falha elétrica pronta pra tacar fogo assim que a vítima fechar os olhos pra dormir. E, nem quero pensar nisso, mas imagina inverter tudo e colocar a condensadora do lado de dentro, e a evaporadora para fora?

Mas acima de tudo, tema pelos vivos também!

Mas sabe o que, neste Halloween é realmente assustador? Que existem 1 bilhão de pessoas sem acesso à refrigeração no Planeta. São 1 bilhão de pessoas que vão ser as primeiras a sofrer com os efeitos do Aquecimento Global, que já começou!

Nós, da área de climatização, temos a obrigação moral e ética de oferecer o melhor serviço possível, não só para valorizar a nossa área e receber um pagamento justo, mas para que, aos poucos, os aparelhos se tornem mais acessíveis e todo mundo possa ter o conforto de um ar-condicionado para suportar os terrores calorentos que vem para os próximos Dias das Bruxas.

Redação do Portal WebArCondicionado.