Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado

O que o Dia das Bruxas e Ar-Condicionado tem a ver uma coisa com a outra?

Essa combinação inusitada de assuntos na verdade tem um ponto em comum muito curioso. Afinal, você sabia que Willis Carrier, o inventor do Ar-Condicionado, é descendente de uma das mulheres acusadas de bruxaria nos Estados Unidos? Pois é verdade!

Quem foi Willis Carrier?

Carrier ficou famoso por patentear em 1906 o primeiro aparelho de tratamento de ar, que mais tarde, viria a se tornar o Ar-Condicionado. Essas máquinas maravilhosas passaram dos ambientes industriais para o uso doméstico, tornando-se uma das invenções mais populares do último século. 

Já contamos toda a história do Ar-Condicionado aqui no blog, assim como também já narramos a trajetória de Willis Carrier, basta clicar nos links para conhecer muito mais sobre o assunto. Agora, como Carrier foi se envolver com as bruxas, bom, isso é uma história bem diferente. 

Descendência de bruxas

Por muito tempo, a descendência de Carrier com a bruxa Martha Allen foi uma lenda que percorreu o mercado da climatização conforme ele ia crescendo exponencialmente através das décadas. Porém, depois de alguma pesquisa, descobriu-se que, de fato, Willis Carrier descende de uma mulher condenada em Salem, nos Estados Unidos, por bruxaria.

A tragédia da “caça às bruxas”

Hoje em dia, a perseguição às mulheres em Salem é considerada uma mancha na História dos EUA. O termo “caça às bruxas”, inclusive, é utilizado para descrever quando pessoas são acusadas publicamente de algo sem terem sido julgadas antes. Muitas pessoas foram mortas de maneiras horríveis por causa dessa febre que tomou conta de comunidades dos Estados Unidos no período colonial.

E quem foi Martha Allen?

Por isso é importante ressaltar que Martha Allen, executada em 19 de agosto de 1692, foi acusada de ser uma bruxa pelos parâmetros da época. Ela foi enforcada até a morte, como era o método padrão de execuções de bruxas em Salem, depois que os filhos testemunharam contra ela. Parece horrível, não é? Pois saiba que eles não condenaram a mãe por vontade própria.

Tudo começou quando Martha ficou contra os anciãos da cidade de Andover sobre demarcações de terras que estavam sendo feitas no lugar. Em resposta a sua relutância em aceitar o resultado da disputa, os anciãos a acusaram de ser uma bruxa. 

Como Martha negou veementemente que era uma feiticeira, pelo que entendiam as pessoas daquela época, os cidadãos de Andover raptaram os filhos da mulher, um de 13 e outro de 10 anos de idade, e os penduraram pelos calcanhares de cabeça para baixo – alguns dizem que a tortura durou dois dias antes que uma das crianças finalmente cedeu e acusou a mãe de ser uma bruxa.

Martha Allen foi então enforcada e, segundo alguns historiadores, teria sido a única das “bruxas” de Salem que morreu sem ter confessado crime algum. 

200 anos depois…

Mais de duzentos anos depois da morte de sua parente distante, Carrier criava a patente do Aparelho de Tratar o Ar, nome oficial dado ao que é considerado o primeiro Ar-Condicionado do mundo.

E você, sabia dessa história macabra por trás da família do inventor do Ar-Condicionado? Deixe seu comentário abaixo!

Fonte: The New Republic e Diário de Notícias