Redação Portal WebArCondicionado

Nessa época de quarentena em que muitas pessoas ficam mais tempo em casa, o ar-condicionado residencial é mais utilizado. Sendo assim, seguimos com nossas dicas de quarentena para que você possa utilizar seu aparelho sem ter excessos de energia e mantendo o conforto e a saúde de sua família.

Qual a função do filtro e como sei a hora de limpá-lo?

A função do filtro do ar-condicionado é reter impurezas contidas em circulação no ar do ambiente, como poeira, fumaça, entre outros poluentes. Exatamente por esse motivo que eles precisam ser limpos de tempos em tempos.

O indicado é que você fique atento às condições do filtro, retirando-o do aparelho e observando o seu grau de limpeza. Geralmente é aconselhado que sejam limpos mensalmente.

Os filtros devem ser lavados com água e sabão, de preferência escorrendo da parte de dentro para a parte de fora do filtro, facilitando a retirada de sujeira.

Leia também: Onde fica o Filtro do Ar-Condicionado?

Exemplo na prática: Qual a relação da limpeza com a saúde?

Caso os filtros estejam muito sujos, essas impurezas que estão retidas no filtro podem espalhar pelo sistema do ar-condicionado e serem jogadas novamente ao ambiente, ficando assim circulando pelo ar, gerando problemas respiratórios.

Para as pessoas que tem rinite, por exemplo, você já sentiu aquela sensação de entrar em um ambiente com o ar-condicionado ligado e a rinite dar as caras? Você começa a espirrar, sentir coceira nos olhos, entre outros sintomas da doença respiratória? Pois é, em muitos casos isso indica que o filtro daquele aparelho ligado está sujo. Nesse caso, o filtro está comprometendo a qualidade do ar do ambiente.

Leia mais:
Como limpar o Filtro do Ar-Condicionado Janela
Como limpar o Filtro do Ar-Condicionado Split em 3 passos

Exemplo na prática: Qual a relação da limpeza com o consumo de energia?

O ar de um aparelho de ar-condicionado passa pelo filtro. Se esse filtro está limpo, o ar passa rapidamente e segue seu rumo. Porém, se o filtro está sujo, quase entupido, o aparelho terá que forçar mais para que o ar passe pelo filtro. Na verdade isso refletirá também na climatização do ambiente que demorará mais para chegar a temperatura desejada.

Como já vimos em matérias anteriores, toda a força extra que o aparelho tenha que fazer gera maior consumo de energia. Afinal, ele está trabalhando mais para chegar ao seu objetivo principal, que é climatizar o ambiente conforme o comando dado pelo usuário. Caso o filtro esteja sujo, será mais um obstáculo para o aparelho chegar a sua finalidade.

Quanto mais livre estiver a circulação do ar através dos filtros, mas rápido o sistema passará por esse processo. Caso esteja sujo, terá mais trabalho e, consequentemente, consumirá mais energia e isso prejudicará a vida útil do aparelho.

Sendo assim, não esqueça: A limpeza é essencial para o bom funcionamento do ar-condicionado.

Mais conteúdo sobre filtro: Como saber Quando trocar o Filtro do Ar Condicionado?

O que você achou dessas dicas? Está curtindo nossas dicas práticas de quarentena? Comente abaixo. Até a próxima!