Por Gabriela Giacomini,
Redação do Portal WebArCondicionado
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Quando um possível cliente interessado em instalar o ar-condicionado entra em contato, como você passa o orçamento a ele? Pergunta alguns detalhes por telefone mesmo sobre como é o espaço que irá receber o equipamento e já responde com uma média de preço ou prefere fazer uma visita técnica para entender melhor a necessidade?

Alguns instaladores que estão lendo isso irão dizer que fazem questão de conversar com o cliente pessoalmente antes de dar seu orçamento, já outros irão justificar que é melhor facilitar as coisas e falar por telefone ou WhatsApp mesmo, afinal, tempo é dinheiro. 

Existe um certo ou errado? O que evitar de fazer ao dar o orçamento ao cliente para garantir a contratação do serviço? 

Acompanhe abaixo algumas dicas de como NÃO fazer um Orçamento de Instalação de Ar-Condicionado: 

Não faça Orçamento de Instalação por Telefone ou à Distância

Quando você conversa com o cliente apenas pelo telefone ou WhatsApp, sem realizar uma visita para analisar o local, não há como ter um contato e argumento técnico, mesmo que ele te descreva o espaço onde o ar-condicionado será instalado.

Por isso, quando a pessoa entra em contato com você para saber quanto será cobrado, na maioria das vezes ela já tem em mente o preço médio de uma instalação padrão e sabe quanto quer pagar. Sem conhecer melhor o seu serviço, ela pode acabar fazendo um “leilão” com o seu orçamento, preferindo o instalador que cobra 300 reais ao invés do técnico que pede 650.

Resumindo: prefira fazer uma visita técnica para passar seu orçamento, dessa forma você pode explicar ao cliente como funciona a instalação – pois muitos nem tem ideia disso -, e justificar o preço cobrado, ganhando assim a confiança do cliente ao detalhar melhor o que será feito.

Outra vantagem de visitar o local da instalação é que assim você pode identificar o perfil do cliente e entender suas necessidades e preferências, tendo a oportunidade de dar sugestões sobre a instalação de acordo com o que o cliente quer. 

LEMBRE-SE: Você não está apenas instalando um equipamento, e sim oferecendo uma SOLUÇÃO ao público. Portanto, agregue valor à instalação e priorize o orçamento presencial.

Evite cobrar pela Visita Técnica

Agora que você compreende melhor os benefícios de fazer um orçamento com a visita técnica, outra dica é não cobrar por essa visita ao local da instalação. Assim você não corre o risco de que o seu serviço seja dispensado na hora mesmo, afinal, dificilmente alguém irá querer pagar por algo incerto. 

Infelizmente o cliente não tem noção sobre o tempo que você leva para chegar ao local e o custo com o deslocamento, e na teoria pode parecer justo cobrar uma taxa mínima por isso. Mas cobrar para realizar um orçamento na maioria das vezes distancia os clientes de contratar o seu serviço. 

Se você não tem como abrir mão disso, o que você pode tentar fazer é cobrar um pequeno valor pelo orçamento e se o cliente aprovar, descontar esse valor no preço da instalação. 

Dica: Organize sua agenda de serviços contratados e orçamentos

Para quem considera perda de tempo realizar as visitas sem ter nada definido, uma dica para que isso não atrapalhe sua rotina de serviços é reservar um dia da semana para deixar agendadas todas as visitas técnicas marcadas

Dessa forma as visitas não impedem você de cumprir a agenda de instalação e você organiza melhor seu tempo, aumentando as chances de vender mais serviços ao atender seus futuros clientes presencialmente.

Não é perda de tempo, é investimento!

Seja um técnico qualificado e demonstre seu profissionalismo ao cliente! Conhecendo seu serviço melhor, ele vai ter uma segurança maior e vai te contratar no lugar do instalador que já saiu dando orçamento sem analisar o local da instalação.

E o melhor de tudo: com o próprio cliente satisfeito, ele mesmo vai te indicar para outras pessoas. 

E aí, o que achou dessas dicas? Concorda? Pensa e trabalha diferente? Conte para a gente nos comentários abaixo!

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