Redação WebArCondicionado

Realizar a limpeza do ar-condicionado Portátil é algo importante para o bom funcionamento e para que a vida útil do aparelho. Porém, existe a necessidade pela limpeza básica, que pode ser realizada pelo usuário, e a limpeza completa, que é indicado que seja realizada por uma empresa especializada.

 

 

Limpeza do ar-condicionado portátil realizada pelo usuário

Uma limpeza de filtro ou de forma superficial pode ser realizada pelo próprio usuário.

Alguns aparelhos possuem um bip ou uma luz que ascende quando está na hora de limpar o filtro do ar-condicionado portátil. Caso o aparelho não tenha essa opção, é indicado que essa limpeza de filtro seja realizada uma vez por mês.

 

 

Ao retirar o filtro, primeiro deve ser identificado se é um filtro descartável ou não, já que filtros de tela pode ser lavado com sabão neutro e água, diferente do filtro HEPA que não pode ser lavado. Porém, a grade que foi retirada para o filtro ser limpo e também a parte que fica atrás do filtro, podem ser limpa com um aspirador de pó ou então com um paninho umedecido. Esse cuidado básico interfere no bom funcionamento do aparelho e até mesmo na durabilidade dele.

Leia também: Guia do Ar-Condicionado Portátil: Tudo o que você precisa saber

Passo a passo para o usuário realizar a limpeza do ar-condicionado portátil

1 – Desligue o aparelho e retire o plugue da tomada.
2 – Retire o painel traseiro do ar-condicionado portátil e o filtro.
3 – Note o tipo de filtro. Se é descartável ou não.
4 – Em seguida, se for aqueles de telinha, tipo dos Splits e Janela, então podem ser lavados com água e sabão neutro. Caso o filtro seja o Hepa, então tenha cuidado. O indicado é que seja utilizado, com cuidado, um aspirador de pó.
5 – Se o filtro é do modelo com possibilidade de ser lavado, deixe-o secar e só após isso reinstale.

Dica: Não utilize produtos abrasivos como cloro e componentes inflamáveis.

 

 

Leia também: Como drenar água do ar-condicionado Portátil

Limpeza completa do ar-condicionado portátil

Para uma limpeza realmente completa do aparelho de ar condicionado Portátil é indicado contatar uma empresa especializada. Esses profissionais possuem experiência para desmontar o aparelho completamente e limpar internamente todos os componentes.

Esse tipo de necessidade não é tão frequente e tudo depende do local onde o aparelho é utilizado. Existem ambientes que possuem mais poeira e o bom funcionamento do aparelho pode ser impactado. Então o ideal é ficar atento ao funcionamento e a higienização do aparelho.

Neste caso solicite um orçamento gratuito com o WebArCondicionado, você receberá até 03 propostas em 24 horas. Clique AQUI!