Redação WebArCondicionado

As peculiaridades do ar-condicionado portátil geram algumas dúvidas para quem está mais acostumado com aparelhos Split e Janela. Uma dessas dúvidas é a drenagem e agora explicaremos exatamente como funciona a saída de água do ar-condicionado portátil.

Dreno do ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil, enquanto resfria o ambiente, retira a umidade do ar. No Portátil existe um reservatório, que também pode ser chamado de tanque de condensação, onde a água gerada ficará acumulada.

Nos aparelhos que ainda utilizam o modo convencional, esse tanque de condensação deve ser retirado e esvaziado manualmente. Alguns aparelhos até emitem um som para avisar quando ele está cheio. Existem modelos que adotam outro método, que é a tecnologia de auto evaporação, resolvendo esse cuidado constante com a água. Para outros aparelhos, a saída é semelhante a das condensadoras, sendo necessário colocar uma mangueirinha para tirar a água (como mostra a imagem abaixo).

Leia também: Dreno do Ar-Condicionado: O que é? Quais Problemas pode Ter?

Passo a passo para fazer o dreno da água do ar-condicionado Portátil

1 – Desligue o aparelho e o retire da tomada;
2 – Retire o tubo flexível do exaustor;
3 – Para evitar a chance de molhar a casa, leve o aparelho até um local onde possa escoar a água, pode ser no box do banheiro ou na rua, caso tenha pátio;
4 – Remova a tampa da porto do dreno (se você possui a mangueira de dreno, basta remover o plugue do dreno) e agora é só deixar a água sair em algum recipiente ou diretamente em algum ralo;
5 – Após toda a água sair, basta colocar novamente a tampa e pronto.

Seu aparelho de ar-condicionado portátil está novamente pronto para o funcionamento, basta levar até o ambiente desejado, recolocar o tubo flexível de exaustão, colocar na tomada e utilizá-lo normalmente.

Leia mais: Como Instalar um Ar-Condicionado Portátil?

Dicas sobre o dreno e reservatório de água do ar-condicionado portátil

Há tamanhos diferentes de cada reservatório entre os aparelhos portáteis. Alguns modelos que contam com um tanque de condensação bem pequenos, fazendo com que seja necessário esvaziá-lo com muita frequência. Esse é um dos cuidados na hora de comprar seu ar-condicionado portátil.

Em muitos casos, quando é utilizado a noite, por exemplo, você pode acordar com a água vazando e uma pequena lagoa no quarto, devido ao reservatório transbordar. Acordar com um “bip” de aviso no meio da madrugada, de que o reservatório está cheio também pode ser algo frequente.

Esse, por sinal, é um cuidado que deve ser observado na hora de adquirir seu ar-condicionado Portátil. Geralmente os reservatórios variam entre 3 e 6 litros e a umidade do seu ambiente interfere na velocidade que ele encherá. Claro, voltamos a lembrar que também existem os modelos com auto evaporação, que nesse caso você não precisa se preocupar com a água acumulado e o aparelho faz tudo sozinho, além dos modelos que é possível colocar uma mangueirinha para escoar a água, como na foto acima.

Comente abaixo o que você acha dos aparelhos de ar condicionado portáteis. Até a próxima!