Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

O clima do Brasil é bem variado. Você sabe, por exemplo, porque o clima da sua região é quente, ou chuvoso, ou frio ou seco?

Acontece que o Brasil tem um território muito grande, e por isso cada região tem um clima diferente. Nosso país é tão extenso que é possível encontrar calor, seca, tempestades e neve acontecendo ao mesmo tempo.

como-e-o-clima-em-cada-regiao-do-brasil

Descubra aqui como funciona o clima na sua região do país – Imagem: WebArCondicionado

Clima do Brasil

Hoje vamos visitar cada uma das regiões e te mostrar as principais diferenças climáticas entre elas. Encontre a sua e vem com a gente descobrir como é o clima do Brasil!

Como é o Clima na Região Norte?

A região norte do Brasil é marcada por temperaturas altas, muita umidade e grandes volumes de chuva. Essas são características comuns do clima equatorial úmido.

Vamos entender?

Temperatura

Por lá a temperatura costuma ficar acima dos 25ºC. A média anual fica entre 24ºC e 26ºC. A zona mais quente é a parte norte da região, onde é atravessada pela linha do Equador. 

A linha do Equador é uma linha imaginária que determina onde existe maior incidência de sol na Terra.

Chuvas

O nível de chuvas pode somar até 3000 mm ao ano, o que é um volume bem elevado. Boa parte dessas chuvas, cerca de 40% para ser mais exato, é causada pela evaporação dos rios da bacia amazônica.

Chove muito durante quase o ano inteiro. Em agosto e setembro as chuvas costumam diminuir um pouco, mas a região não tem nenhum período de estiagem (seca).  

Muita umidade na Floresta

A região norte é  maior das regiões do Brasil em tamanho de território. E quase todo esse espaço é tomado pela floresta amazônica e por seus rios. Devido a isso, o nível de umidade nessa região é muito alto.

Esse fenômeno que distribui toda a umidade pela região é chamado de “rios voadores”.

Porém, a Amazônia tem um relevo muito baixo. No geral, não há grandes montanhas ou elevações. E isso quer dizer que também não há grandes variações de temperatura nessa região por causa da altitude – ou seja, baixa amplitude térmica.É por isso que o calor é constante por lá.

Quais são os estados da Região Norte

A região norte é formada pelos estados do Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO).

Como é o Clima na Região Nordeste?

A região nordeste é muito lembrada pelo sertão, que parece um grande deserto. Mas a região tem um clima bastante complexo. Por isso ele é dividido em sub-regiões climáticas: meio norte, sertão, agreste e zona da mata.

Essas zonas formam uma transição do clima úmido da região norte, para o clima tropical semiárido (deserto) que cobre a maior parte do território dessa região. A seguir vamos entender como isso funciona.

Temperatura

Assim como na região norte, a temperatura do nordeste também varia entre os 24ºC e os 26ºC. A variação anual também é pequena, não há grande amplitude térmica. A diferença é que no nordeste existem grandes elevações no relevo, e isso ajuda a alterar o clima da região.

Nas chapadas, por exemplo, a temperatura média fica abaixo dos 20ºC, por causa da altitude. Essa mesma altitude, por outro lado, funciona como uma muralha e impede que a zona do sertão receba mais umidade que vem do oceano.

Isso ajuda na estiagem (a seca) que assombra boa parte do nordeste. E por isso que o sertão é tão extenso.

Chuvas

O volume de chuvas anual pode ser menor que 400 mm na parte central do nordeste, onde fica o sertão. E isso é bem pouco para a soma de um ano inteiro.

As chuvas no sertão duram apenas três meses, concentradas entre março, abril e maio. E tem anos que elas são nem chegam a acontecer.

Em compensação, a região litorânea, conhecida como zona da mata, pode registrar até 2300 mm de chuvas ao ano.

Vegetação e Correntes Marítimas

Embora seja praticamente um deserto, o sertão consegue expulsar uma parte do calor que recebe do sol. A vegetação que domina essa zona é a caatinga, e ela é formada por plantas de cores muito claras. Isso ajuda com que a luz do sol seja refletida de volta para a atmosfera, ao invés de absorvida.

Sim, a vegetação mais clara da caatinga, que é um ecossistema exclusivamente brasileiro (não existe igual no mundo inteiro), ajuda a não deixar que o sertão seja um deserto sem salvação.

Enquanto isso, na litoral, a zona da mata recebe muito calor e umidade trazidas pelas correntes marítimas Brasil e Norte do Brasil.

O Estados da Região Nordeste

Os estados da região nordeste são o Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).

Como é Clima na Região Centro-Oeste?

A região centro-oeste é marcada pelo pantanal, uma vegetação típica dos países tropicais, como é o caso do Brasil. É nessa região do Brasil que encontramos o clima tropical por definição.

É quente e úmido nas estações certas.

Temperatura

A temperatura média no centro-oeste é de 22ºC, mas pode chegar até os 36ºC nos dias mais quentes. Durante o inverno, elas podem baixar dos 15ºC.

Chuvas

As chuvas somam cerca de 1250 mm ao ano, geralmente na zona central da região. Mais ao norte, perto da amazônia, onde reina o clima equatorial, as chuvas podem chegar aos 3000 mm anuais – o que, como já falamos antes, é bastante.

O Clima Tropical de verdade

O clima tropical é marcado por verões quentes e chuvosos, e invernos mais secos. E é assim que se comporta o clima na região do centro-oeste.

Os Estados da Região Centro-Oeste

Os estados da região centro-oeste são o Distrito Federal, Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).

Como é o Clima na Região Sudeste?

O sudeste é a região do Brasil que concentra o maior número de habitantes. São quase 90 milhões de brasileiros habitando esse espaço.

Tanta gente, tanta cidade e, principalmente, tanta industrialização, mexeram bastante com o clima dessa parte do Brasil

Temperatura

A temperatura média da região é de 20ºC. Porém, em regiões serranas e nos planaltos centrais é possível medir temperaturas que vão bem abaixo dos 15ºC. Especialmente durante o inverno.

Chuvas

As chuvas somam mais ou menos 1500 mm ao no em quase todo o território do sudeste. Porém, em algumas regiões específicas, a soma pode chegar até os 3600 mm.

Isso ocorre principalmente nas serras, onde boa parte da umidade que vem do oceano fica retida. O litoral, inclusive, é marcado por um clima tropical úmido bem distinto, falamos bastante sobre ele quando abordamos o clima no Rio de Janeiro.

Urbanização e Desmatamento

Por causa da grande concentração de pessoas, a região sudeste se industrializou rapidamente. Isso envolveu muito desmatamento da vegetação atlântica típica dessa região.

A consequência é que hoje, dentro de centros urbanos como São Paulo, o clima se comporta de maneiras estranhas que já discutimos nessa outra postagem.

Porém, no geral, é uma região já marcada por verões quentes e chuvosos, e invernos secos e frios. Sim, é aqui que o Brasil começa a conhecer o que é frio.

Os Estados da Região Sudeste

Os estados da região sudeste são o Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), RIo de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Como é o Clima na Região Sul?

O sul é a região mais fria do Brasil, talvez a única que conhece o inverno como ele existe no imaginário popular. Ali as pessoas realmente passam meses usando casaco, gorro, luvas e cachecol.

O clima da região sul é o subtropical, ou seja, que fica abaixo dos trópicos. A característica mais marcante deste clima é ter as estações bem definidas. Verão quente e inverno frio.

Temperatura

A temperatura média da região sul fica em torno dos 14ºC e dos 22ºC. Em altitudes de mais de 1100 metros, essa média cai para 10ºC.

E essa temperatura só é mais alta porque, no Paraná, teoricamente, ainda predomina o clima tropical úmido, que é mais quente.

Em regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, as temperaturas são bem mais baixas. Os recordes de temperatura baixa do Brasil estão nesses lugares.

Chuvas

As chuvas podem somar até 2000 mm ao ano. Em zonas como o litoral do Paraná e de Santa Catarina essa soma pode passar disso.

O sul é marcado por verões quentes e úmidos, e por invernos rigorosos e secos.

Tempo para Plantar

O sul é onde se encontra boa parte da produção agrícola do país, graças ao seu clima e seu terreno propício para o plantio. Grande parte da diversidade de agricultura do Brasil vem dessa região, que é a menor dentre todas as outras.

Os Estados da Região Sul

A região sul também é a que tem menos estados, ela é formada pelo Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).

As Chuvas no Brasil

Como vimos acima, o clima nas regiões do nosso país anda junto com o relevo e a proximidade com à linha do Equador e com os trópicos. Porém, as chuvas são orquestradas por outros elementos que nós explicamos com muita atenção na nossa postagem sobre as chuvas do Brasil. Acesse para saber mais como funciona é importante parte do nosso clima!

Dicas para Evitar o Frio e o Calor no Brasil

Num país com tantos climas e temperaturas diferentes, é difícil saber como se proteger dos extremos. Por isso reunimos aqui algumas dicas básicas:

  • Roupas leves e claras nas regiões mais quentes;
  • Levar sempre água consigo;
  • Abrir as janelas para circular o ar dentro de casa nos dias de sol;
  • Alimentação leve, muitas frutas e saladas nos locais mais quentes;
  • Alimentação com bastante grãos e caldos nos locais mais frios;
  • Roupas de lã e tecidos grossos nas regiões mais ao sul;
  • E, claro, o ar-condicionado.

Com essas dicas e com o nosso guia, é possível viver tranquilamente no clima do Brasil.