Atualizado em 28/08/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado
bebida-temperatura-ideal

É natural que as bebidas esquentem se expostas à temperatura ambiente, ainda mais com o forte calor. Mas, além disso, é importante lembrar que isso pode influenciar diretamente nos líquidos, propiciando o desenvolvimento de bactérias, como ocorre com o leite, por exemplo. Porém, qual é a temperatura ideal para cada tipo de bebida?

Para que as bebidas mantenham-se conservadas, o controle da climatização do que bebemos torna-se muito importante, inclusive para que o consumo seja agradável ao paladar.

Confira abaixo como regular as temperaturas para que fiquem adequadas às bebidas:

A temperatura ideal para cada bebida

agua-temperatura-idealÁgua

Não há temperatura certa para a água. Quando se trata de consumo, depende muito do gosto pessoal de cada um. No entanto, é preciso sempre prestar atenção se ela foi adequadamente filtrada e está armazenada em um recipiente limpo.

Se quiser deixar a água em temperatura ambiente, cuide também para manter o recipiente protegido de poeira e outras impuridades.

 

leite-temperatura-idealLeite

Para permanecer em boas condições e próprio para consumo, o leite deve ser mantido a 7 °C ou menos em sua geladeira. Após aberta a embalagem, sempre refrigere o leite, assim como depois de usá-lo, devendo ser colocado de volta na geladeira.

O leite é muito suscetível às mudanças de temperatura, azeda com facilidade, assim como também contrai bactérias e fungos sem precisar de muita exposição.

 

refrigerante-temperatura-idealRefrigerante

Para quem quer tomar a bebida geladinha, o recomendado para que o refrigerante não congele é que ele fique na temperatura de até 3ºC.  De outra forma se alteram as suas propriedades originais, como o gás.

Dessa maneira ninguém precisa também deixar a bebida aguada adicionando gelo. Até por que assim a bebida perderia o gosto, não é mesmo?

 

vinho-temperatura-idealVinho

A temperatura ideal para beber vinhos tintos é 15°C, enquanto vinhos brancos são melhores para consumir entre 10ºC e 12°C.

A má conservação da bebida pode levar à oxidação.

 

whisky-temperatura-idealWhisky

A temperatura ideal é de 18ºC a 20ºC.

A bebida deve ser guardada na boca uns instantes para ficar emprenhada dos seus vários sabores.

A primeira impressão é a dos sabores primários (doce, salgado, ácido, amargo), que são os únicos que a língua permite distinguir.

 

vodka-temperatura-idealVodka

A vodka é uma bebida que normalmente o consumidor aprecia com gelo e em alguns casos somente gelada. A melhor consistência e sabor da bebida são obtidos a temperaturas de zero ou abaixo de zero graus.

Por mais que você deixe a vodka bastante tempo no freezer, dificilmente ela será congelada porque a temperatura necessária para isso fica abaixo dos -20ºC.

A temperatura que um freezer costuma ter não passa disso. Essa característica acontece graças ao baixíssimo ponto de congelamento do álcool etílico: -117 ºC.

cachaça-temperatura-idealCachaça

O método mais comum de se tomar uma cachaça é pura, sob temperatura natural. Para quem aprecia a bebida gelada, o ideal é deixar no freezer a -15ºC antes de beber, sem se preocupar com risco de congelamento.

Assim como a vodka, a cachaça também é muito difícil de ser congelada, pois contem entre 40% e 50% de álcool etílico.

 

cerveja-temperatura-idealCerveja

A temperatura ideal da cerveja irá variar devido à degustação particular de quem consome e do tipo de cerveja.

  • De 0ºC a 4°C são aconselhados para cervejas sem álcool
  • De -5ºC a 7°C para cervejas de trigo claras e as Pilsen – as mais consumidas no Brasil
  • De – 8ºC a 12°C para cervejas de trigo escuras

Como gelar sua bebida imediatamente

É possível sim acelerar o resfriamento das bebidas. Como? A química explica: o sal e o álcool fazem o gelo derreter mais rápido através de uma reação endotérmica, ou seja, que absorve calor. O gelo faz o favor de retirar o calor justamente do recipiente que estiver em contato com ele, tendo como resultado a diminuição da temperatura.

Para isso, providencie um recipiente de metal ou alumínio. Dentro dele, coloque o máximo de pedras de gelo possíveis e adicione 2 colheres (sopa) de sal e 500 ml de álcool. Depois coloque sua bebida dentro e deixe lá por aproximadamente 3 minutos, virando-a de vez em quando. É um método fácil e que requer pouca manutenção, agindo com eficácia para quem quer ter sua bebida gelada rapidamente.

A desvantagem dessa prática é que a temperatura fica variável por estar sujeita a esse processo, assim não há como ter um controle de quantos graus serão alcançados.