* Atualizado em 10/04/2019

Num país como o nosso, que possui um clima tropical com grande variação de temperatura, é necessário possuir ambientes climatizados não só para o conforto dos seres humanos como também para a conservação de comes e bebes, como por exemplo, os vinhos.

Adegas climatizadas para conservar o vinho

Aos que já imaginaram fazer um espaço em sua casa para bebidas, como uma adega, évinho tinto melhor ir pensando na climatização deste mesmo local, afinal para a longevidade dos vinhos é necessário que não exista flutuação de temperatura no local. O ideal é que as garrafas fiquem conservadas entre 12ºC e 20ºC. Muito quente e/ou variações de temperaturas são os maiores venenos para as suas bebidas, já que ajudam na lenta e constante degradação da qualidade de um vinho. Mesmo aqueles de consumo imediato, geralmente encontrados nos mercados, podem ser prejudicados por alguns meses de estocagem em local inadequado. Além disso, a posição das garrafas é um detalhe que muitos acabam se esquecendo. Elas devem ficar deitadas e não em pé.

Qual a importância da temperatura para o vinho?

Para os enólogos de plantão, possuir uma adega com climatização é essencial. Afinal, manter o aroma e sabor do produto são as principais preocupações dos amantes dessas bebidas. Os vinhos envelhecidos não costumam ser produtos baratos e de fácil acesso. Uma vez que existem casas especializadas no assunto, vinhos que ficam em mercados são aqueles de uso próximo.

Hoje já existem diversas marcas de adegas elétricas climatizadas com variações de preços e tamanhos. Algumas abrigam seis garrafas e outras até 200. É bastante comum encontrar adegas refrigeradas com capacidade para oito, 12, 16 e 20 garrafas. Os valores são diversos também. É possível achar esse tipo de produto custando de R$ 200,00 até R$25.000,00 no mercado. Há também aparelhos capazes de climatizar ambientes dos mais diferentes tamanhos, caso a sua ideia seja fazer do quartinho da dispensa sua nova área de bebidas alcoólicas.

Aos que pensam que possuir uma adega em casa é um luxo ou futilidade, comecem a repensar os seus conceitos. Hoje esse privilégio passou a ser um item comum em cozinhas e salas de classe média.

 

 

Adegas físicas

Se você tem uma vontade muito grande de ter uma adega em casa, mas não tem dinheiro para este tipo de investimento, não tem problema. Hoje em dia, muitas pessoas utilizam as peças da casa para reservar seus bebes. O porão de casa é um exemplo, pois costuma ser uma peça mais escura, o que facilita para a climatização ser mais fresca, e por ser um lugar mais fechado, é ideal para conservar as garrafas com líquido ali dentro. Para deixar mais frio, a pessoa pode utilizar um climatizador. Ele baixa a temperatura até 3 graus.

adega caseira

Por que ter um adega?

Além de ser uma peça bastante requintada e apreciada, possuir uma adega em casa é bastante vantajoso, caso você tenha o costume de beber pelo menos uma taça de vinho por dia (o que é recomendado pelos médicos). Em reuniões de amigos, encontros românticos ou até mesmo em uma festa na sua casa, os vinhos estarão sempre prontos para o consumo com a ajudinha da climatização, conservando o sabor e o aroma das uvas.

 

Redação do portal WebArCondicionado