Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

Só existe uma forma de reutilizar um gás refrigerante de ar-condicionado: levá-lo para um Centro de Regeneração e Reciclagem de Fluidos Refrigerantes.

Hoje vamos te mostrar onde encontrar esses centros e como funciona todo o processo de reciclagem.

centro-de-refrigeracao-reciclagem-fluidos-refrigerantes

Veja abaixo onde fazer a reciclagem do gás refrigerante – Imagem: WebArCondicionado

Onde tem Centro de Reciclagem de Gás Refrigerante?

Nem todo mundo sabe que o profissional pode tirar o gás refrigerante de um ar-condicionado e lavá-lo para um Centro de Reciclagem. Mas onde ficam esses centros?

Bom, a coisa é que existem pouquíssimos deles pelo Brasil. Afinal, as regras para abrir um são bem rígidas. Por isso vamos listar aqui todos os que existem hoje no Brasil:

São Paulo

Frigelar Comércio e Distribuição
Rua Arinos, 251
Pq. Industrial Anhanguera – Osasco/SP
Fone: (11)3604-8282
www.frigelar.com.br

Bandeirantes Refrigeração
Rua Carlos Gomes 690 – Santo Amaro
São Paulo/SP
Fone: (11)2142-7373
www.bandeirantesrefrigeracao.com.br

Ecosuporte Resíduos
Av. Paschoal Ardito, 2621
Vila Belverede, Americana – SP
Fone: (19) 3621.6093 / (19) 98272.0138
www.ecosuporte.com.br

Rio de Janeiro

Recigases
Rua General Argolo, 3
Bairro São Cristóvão, Rio de Janeiro RJ
CEP: 20930.450
Fone: +55 21 25809296 | +55 21 98683.2602
E-mail: jorge@recigases.com.br
www.recigases.com

Pernambuco

Travessa da Trindade, 84
Bairro de São José – Recife/PE
CEP: 50.090-070
Fone: (81) 3224-5423
E-mail: oseas.bomclima@gmail.com
www.crnnordeste.com

Todos os centros de reciclagem autorizados no Brasil estão registrados e listados no site do Protocolo de Montreal.

Por que Reciclar o Gás do Ar-Condicionado?

Os Centros de Regeneração e Reciclagem de Gás Refrigerante foram criados nos anos 2000 pelo governo brasileiro para atender o Protocolo de Montreal. Esse acordo feito entre vários países busca diminuir a emissão de gases prejudiciais para a camada de ozônio.

Os centros fazem parte do Plano Nacional de Eliminação de CFCs e do Plano Brasileiro de Eliminação de HCFCs.

Isso tudo serve para combater as causas do Aquecimento Global e do Efeito Estufa. A parte boa para os instaladores e para os consumidores, é que eles podem economizar dinheiro com a reciclagem, pois não é preciso comprar gás novo.

Qual Gás dá para Reciclar?

Os Centros de Reciclagem estão autorizados a tratar os gases como o R-410A, os CFC e os HCFC. Vamos dar nome aos bois: os gases clorofluorcarbonetos (CFC) e os hidroclorofluorcarbonetos (HCFC). Esses dois são grandes vilões do planeta Terra.

Os CFC e os HCFC são gases muito comuns em aparelhos mais antigos de ar condicionado. Os novos modelos, na maioria, utilizam gases HFC (como o famoso R-410A) ou HFO.

Como fazer a Reciclagem do Gás Refrigerante?

Para reciclar o gás do ar-condicionado, é preciso de um profissional treinado para fazer o recolhimento do fluido refrigerante. Essa operação é feita com uma máquina recolhedora de gás refrigerante.

Ele então leva o cilindro recolhedor de gás refrigerante para um Centro de Regeneração e Reciclagem (consulte os endereços acima). Lá nesse centro o gás é tratado para retirar partículas, óleo, umidades e outros gases não condensáveis.

Depois de pronto, o gás pode ser reutilizado no ar-condicionado. Pode ser no mesmo aparelho ou em um aparelho diferente, desde que o sistema interno do equipamento seja capacitado para aquele tipo específico de gás.

Instaladores devem se Unir pela Reciclagem

A reciclagem, além de economizar o dinheirinho suado do trabalhador, também evita o descarte inapropriado de gases refrigerantes. Especialmente daqueles que prejudicam o meio ambiente.

Se você não tem certeza sobre como proceder nesses casos, você pode consultar nossas matérias nos links espalhados nessa matéria. Ou então pode perguntar lá no Fórum do Ar-Condicionado para outros técnicos sobre os Centros de Regeneração e Reciclagem de Gás de Refrigerante.