Saiba como identificar se o capacitor está carregando, em curto ou mantendo a carga

Carregando, em curto ou mantendo a carga. Veja como testar o capacitor usando o multímetro digital

O capacitor é a peça responsável por filtrar a energia elétrica que entra no ar-condicionado. A peça realiza a filtragem da energia que nem sempre é constante. Neste conteúdo, vamos explicar como realizar três testes básicos do capacitor utilizando um multímetro.

Teste do capacitor usando capacímetro ou multímetro?

Capacímetro ou Multímetro?

O correto é fazer os testes com o capacímetro, mas como necessita de maior investimento, muitos profissionais, principalmente em início de carreira, utilizam o multímetro para saber se o capacitor está queimado ou mantendo carga. Estes três testes podem ser realizados com o multímetro. Agora, se a ideia é saber se está na capacitância adequada, só usando um capacímetro mesmo.

Lembramos que o capacitor faz parte da elétrica do ar-condicionado. Serve para armazenar cargas elétricas. Sendo assim, sempre tenha cuidado em manuseá-lo. Tenha certeza de que está descarregado. A dica é utilizar uma chave de fenda e coloca-lo entre as junções dos dois polos para ele descarregar.

Como saber se o capacitor está carregando ou não?

Começando pela utilização do multímetro digital. Você precisa observar se o capacitor está polarizando, ou seja, se está está carregando. Deixe marcado o multímetro em 200k – marcado em azul na imagem abaixo -, que é a resistência.

Nesta situação, a primeira medida será encostar em um polo. Sendo na opção C para o H ou da C para o F. Por exemplo, encoste no C com a ponta preta, e na H com a ponta vermelha. Note que o número no multímetro vai subindo até zerar, depois aparecerá o número 1. O número 1 quer dizer infinito.

Agora, ficará aparecendo o número 1 estático. Para mudar, basta inverter os cabos. Pronto! a ponta preta no H e a vermelha no C. Perceba que o número volta a mexer e vai diminuindo, até ficar novamente o 1 de infinito. Para testar novamente é só inverter de novo.

Bom, essas informações demonstram que o capacitor está carregando.

Como averiguar se o capacitor está em curto?

No multímetro, marque a opção continuidade. Alguns aparelhos geram um sinal sonoro quando há continuidade de tensão. Para saber se o modelo emite som, basta encontrar uma ponta na outra – preta na vermelha – que dará um sinal. Isso significa que está em ligação direta.

O capacitor armazena energia, tem placas separadas e não pode dar continuidade. Por isso, encoste uma ponta no C e outra no H, independentemente da cor da ponta. O que importa é se vai emitir o som, com o número saindo do 1 infinito, se o aparelho não tiver som.

Então, se você encostar as duas pontas no C e no H, por exemplo, e der um som e mostrar medida no marcador, quer dizer que o capacitor está em curto ou aconteceu algum problema.

Como saber se o capacitor está mantendo a carga?

Agora, ainda marcado no multímetro a opção continuidade, analise se o capacitor está mantendo a carga. Observe que pontas do multímetro, tanto a preta, como a vermelha, emitem três volts de corrente contínua. Por esse motivo, encoste na opção C a ponta preta e na opção H a ponta vermelha. Deixe assim por 30 segundos, pois o capacitor armazenará a energia do multímetro.

No multímetro, altere a opção para 20 volts – parte azul na imagem acima – e veja se mantém a energia. Acima, falamos que as pontas do multímetro emitem três volts, certo? Durante os 30 segundo encostando no C e no H do capacitor, será em torno desse valor que estará mostrando no visor do multímetro ao encostar no C e no H.

Se aparecer um número no visor e ele for baixando, quer dizer que está perdendo a energia colocada anteriormente, o que irá descarrega-lo. Então, no exemplo, o multímetro armazenou a energia, o que mostra que está tudo certo e que mantém a carga.

Redação WebArCondicionado – Com informações do canal Gela Rápido