Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

O capacitor é uma peça da parte elétrica do ar-condicionado. Ele serve para guardar cargas elétricas dentro dele. Isso evita sobrecargas no aparelho que poderiam estragá-lo.

Essa peça pode dar muita dor-de-cabeça, mas não se apavore. Para o técnico que está bem preparado, não é nenhum bicho de sete cabeças.

capacitor-de-ar-condicionado

O que é e como funciona um capacitor de ar-condicionado? – imagem: WebArCondicionado.

Hoje vamos te explicar qual a importância desse componente e como ele funciona no ar-condicionado.

O Capacitor e o Ar-Condicionado

O ar-condicionado não é o único aparelho que usa o capacitor. Qualquer eletrônico pode ter um capacitor dentro. TVs, geladeiras, máquina de lavar e, claro, os computadores.

Como vamos ver em seguida, essa peça pode ter vários tamanhos e capacidades. É mais comum as pessoas já terem visto um capacitor em computadores. Eles são pequenos e ficam instalados nas placas eletrônicas.

capacitor-placa-de-computador

Os capacitores são os cilindros pequenos que fazem a placa parecer uma cidadezinha em miniatura – imagem: Eletrônica BR

Onde o Capacitor entra no Ar-Condicionado?

Quando se fala em capacitor de ar-condicionado, estamos falando de uma peça grande que vai na parte de condensação do aparelho. Ele é como um escudo para as partes mais importantes do aparelho.

Ele fica entre a entrada de corrente elétrica e o ventilador e o compressor do ar-condicionado.

Como Funciona? 

A corrente elétrica que vem da tomada entra no ar-condicionado. Aí ela é mandada diretamente para o capacitor. E como explicamos no início, a função dessa peça é guardar cargas elétricas.

O que o capacitor faz é filtrar a energia elétrica que entra por um lado. Essa eletricidade nem sempre é constante, então ele faz a filtragem. Guarda o que é excesso e libera apenas a corrente elétrica necessária para o funcionamento do compressor e do ventilador.

Funciona como um Filtro

A corrente que entra no ar-condicionado é alternada, ela pode mudar a potência para mais ou para menos. O capacitor recebe essa corrente, guarda o que sobra e deixa sair do outro lado uma corrente constante que não oscila.

Isso evita sobrecargas elétricas no compressor e no ventilador. E também protege essas peças de trabalhar com uma corrente mais baixa.

O Capacitor Estraga?

Sim, ele pode estragar em dois casos mais comuns:

  • Quando há muita variação na corrente elétrica;
  • Quando ele não tem capacitância o suficiente.

A capacitância é a medida de cargas elétricas que o capacitor consegue armazenar. Se você curte física, vamos deixar a fórmula aí:

C= Q / U

C = capacitância
Q = carga elétrica armazenada
U = tensão elétrica

A capacitância é medida em farad (F), a carga elétrica em coulomb (C) e a tensão em volts (V).

Como eu sei se Estragou?

Para quem já conhece bem a área, é fácil identificar quando é o capacitor que está estragado. Os sintomas são:

  • O ar-condicionado não está gelando/esquentando;
  • A condensadora não faz barulho alto;
  • A condensadora faz só barulho do ventilador;
  • O dreno está seco, não pinga e nem forma poça embaixo dele.

Esses costumam ser os sintomas mais comuns de um capacitor estragado. Mas um profissional sério leva sempre consigo um capacímetro. Um equipamento que serve para medir várias coisas na parte elétrica.

capacimetro

Alguns modelos de capacímetros – imagem: Olx.

Uma das coisas que o capacímetro mede é a carga elétrica do capacitor. Se ele estiver estragado mesmo, é preciso fazer a troca.

Como Trocar o Capacitor do Ar-Condicionado?

Para trocar essa peça do ar-condicionado é bem simples. Depois que o técnico comprovar que o capacitor realmente estragou, basta comprar um novo, abrir a condensadora, desengatar o velho e engatar o novo.

Claro, tudo isso deve ser feito com os devidos cuidados. O aparelho deve ser desligado da energia elétrica e o técnico deve usar todos os equipamentos de proteção contra descargas elétricas acidentais.

Se estiver tudo em ordem, basta abrir a tampa da condensadora e trocar, sem mistério. Não precisa tirar o aparelho do lugar nem anda.

Qual eu Compro?

Na hora de comprar um capacitor novo, o mais importante é checar se a peça tem a capacitância correta para atender ao aparelho.

As medidas a serem checadas é a quantidade de farad (F) necessárias e a voltagem (V) do aparelho. Os números variam bastante, mas o técnico treinado sabe como identificar as necessidades de cada condensadora.

Cada peça dessas tem mais de uma saída na parte de cima. Normalmente duas para o compressor e uma para o ventilador. Cada uma libera uma dosagem de corrente diferente. Por isso é importante ligar cada saída ao componente correto.

Consulte um Profissional

Se surgir um problema mais específico envolvendo o capacitor, no nosso Fórum do Ar-Condicionado temos vários profissionais que estão sempre dispostos a tirar qualquer dúvida. Acesse o link e pergunte.