Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado
ar-condicionado-precisa-de-agua

Você já deve ter visto água escapando pelo dreno do seu ar-condicionado, certo? Ou quem sabe já aconteceu um vazamento na unidade interna do seu aparelho de climatização, pois isso acontece. Mas de onde vem esses vazamentos? Hoje vamos descobrir se o ar-condicionado usa água para funcionar e os motivos para prestar atenção nisso, vamos lá!

Nós já falamos sobre essas situações de pinga-pinga aqui, mas hoje vamos te explicar de onde sai a água que pinga aqui e ali do ar-condicionado. E a primeira coisa que você precisa saber é que o aparelho de ar-condicionado é um equipamento complexo.

O funcionamento do sistema de climatização envolve a troca de calores promovida por um fluido refrigerante que às vezes está em forma de gás e às vezes em forma de líquido, dependendo do estágio do processo. É essa substância que se encarrega de levar o calor de um lado e jogar ele fora de outro, ou vice e versa.

E onde entra a água no ar-condicionado?

Não entra. O sistema de um aparelho de ar-condicionado comum, desses Splits mais encontrados em escritórios e domicílios, não utiliza água. Ela surge como uma consequência dos processos internos do aparelho. Vamos entender?

Quando está funcionando, o ar-condicionado suga o ar do ambiente para dentro da evaporadora (a unidade interna) e passa esse ar pela tubulação com gás refrigerante, que por sua vez absorve o calor dessa massa de ar. 

Nesse processo ocorre a condensação da umidade que o ar leva para dentro do aparelho. Essa água escorre pela tubulação e é recolhida por um bandeja. A água escorre da bandeja pelo dreno e então é descartada pelo equipamento.

Esse é o único envolvimento da água com o aparelho. 

Vazamentos do lado de dentro são fruto de uma má instalação ou obstruções no dreno. Do lado de fora, a água escorrendo é normal, trata-se do aparelho cumprindo seu ciclo.

Água é para sistemas bem maiores

É claro que existem sistemas de ar-condicionado que utilizam água para fazer a climatização, e aí sim existe uma preocupação com a estocagem desse líquido. Porém, essa é uma característica de máquinas maiores que atendem grandes estruturas como prédios, fábricas ou construções inteiras.

O único motivo para um ar-condicionado caseiro ou de escritório ver mais água do que a que ele mesmo produz, é na hora da limpeza.

Aliás, a manutenção é essencial para a vida útil do aparelho e também para economizar energia, você sabia? Você pode fazer um pedido de orçamento rapidamente clicando no banner abaixo:

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

Ficou com alguma dúvida sobre água no ar-condicionado? Manda aqui nos comentários!