Atualizado em 21/01/2020
Redação do WebArCondicionado
multi-split-ar-condicionado

Se você está procurando saber o que é e onde comprar um ar-condicionado Multi Split, acompanhe o Guia que o WebArCondicionado preparou para tirar suas dúvidas. Como será que o aparelho funciona? Qual a diferença para os outros tipos de ar-condicionado? Esse modelo vale a pena? Quantos BTUs são necessários?

A seguir você encontra a resposta para todas essas questões.

Mas saiba de antemão sobre qual a utilidade do Multi Split e para onde ele é indicado: esse tipo de ar-condicionado é ideal para quem precisa climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo e dispõe de pouco espaço externo para a instalação da unidade condensadora. Ele pode ser instalado em residências, pequenos escritórios ou ambientes de médio porte.

Veja abaixo mais detalhes sobre o aparelho:

Guia do Ar-Condicionado Multi Split

Funcionamento

O Multi Split funciona através de um sistema moderno, com funções e filtros semelhantes aos tradicionais modelos Split. A diferença é que você pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora.

A quantidade de evaporadora vai depender da capacidade da condensadora e de cada fabricante, podendo ter 2 unidades internas (Bi Split), 3 (Tri Split), 4 (Quadri Split) e 5 evaporadoras (Penta Split).

Vantagens 

A maior vantagem deste modelo é que todas as partes são independentes, ou seja, você escolhe quantas e quais evaporadoras deseja ligar.

As unidades internas podem ser do tipo Hi-Wall, Piso Teto, Cassete e Duto (dependendo do fabricante).

Outro diferencial é que o Multi Split reduz o número de unidades externas, liberando espaço no exterior do ambiente.

Veja outros benefícios:

  • Controle remoto sem fio para cada unidade evaporadora
  • Melhora a estética
  • Compressor rotativo que proporciona um baixo nível de ruído e economia de energia
  • Economia com manutenção e instalação

Inverter

Outra informação importante é que todos os modelos de Multi Split à venda atualmente no mercado possuem a tecnologia Inverter, buscando economizar energia.

Dúvidas Frequentes

Posso comprar um Split convencional e depois mais evaporadoras para adaptar a um Multi Split?

Resposta: Adaptar várias evaporadoras com apenas uma condensadora, sem que ela seja Multi Split, vai resultar em um aparelho que não refrigera com a eficiência esperada. O ideal seria um Split para cada ambiente ou então um Multi Split que tenha capacidade adequada para climatizar todos os ambientes ao mesmo tempo.

O Multi Split possui quantos compressores?

Resposta: Apenas um, já que é apenas uma condensadora.

O Multi Split gasta mais energia que o Split convencional?

Resposta: Se não estiver de acordo com as necessidades do ambiente onde será instalado, sim, poderá ocorrer gasto desnecessário de energia.  Obs: Os Multi Splits não possuem Selo Procel.

É possível ter um Multi Split com unidades de capacidades diferentes?

Resposta: Sim, é possível, vai depender do fabricante.

Quanto custa e Onde comprar um Multi Split?

Resposta: O valor do Multi Split, como os outros modelos, são bem relativos, pois varia de acordo com o número de evaporadoras, a potência, o ciclo e a marca, por exemplo. Você pode pesquisar, comparar preços e saber onde comprar clicando no banner abaixo:

Banner Multisplit Blog horizontal

Modelos comuns de Ar-Condicionado Multi Split para 2 ou mais ambientes

Ar-Condicionado Multi Split – Bi Split 18.000 BTUs (2 x 9.000)

Ar-Condicionado Multi Split – Bi Split 24.000 BTUs (2 x 12.000)

Ar-Condicionado Multi Split – Tri Split 36.000 BTUs (3 x 12.000)

 

Esses são alguns modelos, mas a potência pode variar de 18.000 a 60.000 BTUs, divididos em 2, 3, 4 ou 5 partes internas, dependendo do fabricante.

Onde instalar

Se você está pensando sobre onde fazer a instalação do Multi Split, saiba que a resposta irá depender das condições do local que irá receber o aparelho. Indicamos que consulte a publicação “Qual o Melhor Lugar para Instalar o Ar-Condicionado?” para entender como escolher o espaço mais adequado e assim garantir que o aparelho funcione bem.

Nas imagens abaixo você pode ver um exemplo de instalação:

Afinal, o Multi Split vale a pena?

Se você busca climatizar mais de um ambiente simultaneamente, o Multi Split é uma ótima indicação, pois todas as unidades internas têm autonomia entre si e cada uma pode ser utilizada conforme a necessidade do usuário, conforme falamos acima.

Além de ajudar a economia de energia se você seguir essas dicas.

Agora que você sabe o que é o Multi Split e como ele funciona, aproveite e deixe seu comentário caso ainda tenha alguma dúvida ou queira compartilhar sua experiência com o aparelho.