ar-condicionado-inteligencia-artificial-japao

Em conjunto com outras empresas japonesas, a Mitsubishi Eletric está desenvolvendo o primeiro ar-condicionado do mundo equipado com Inteligência Artificial (IA). Você pode estar pensando: mas já não existem aparelhos que são controlados à distância pelo celular?

A Inteligência Artificial simula a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. Portanto, o protótipo em desenvolvimento pela Mitsubishi ganha destaque como uma dessas tecnologias pois conta com sensores instalados tanto em sua unidade interna – evaporadora – quanto em sua unidade externa – condensadora, ou seja, dentro e fora do ambiente onde o aparelho está instalado, fazendo com que as unidades comuniquem-se entre si.

Segundo informações do IPC.Digital, portal de brasileiros no Japão, isso proporciona uma base rica em dados para a inteligência do ar-condicionado, possibilitando ao aparelho calcular a temperatura ideal para o ambiente e fazer as modificações necessárias sozinho, sem que sejam necessários os comandos do consumidor.

Leia também: Ar-condicionado com Wi-Fi – Vale a pena?

Funções do ar-condicionado e Previsão de Lançamento

Além disso, o projeto de ar-condicionado também é capaz de ativar automaticamente a função de umidificar o ambiente, além das outras opções de modos do aparelho, reforçando o conceito de casa inteligente.

As empresas japonesas envolvidas com a Mitsubishi no negócio ainda não deram uma previsão para que o ar-condicionado inteligente comece a ser vendido, mas há chances de ele chegar ao mercado até 2020.

Vale lembrar ainda que as vendas de ar-condicionado no Japão subiram 10% em 2018, por conta da forte onda de calor que atingiu o país em julho e agosto deste ano.

Redação do Portal WebArCondicionado