Atualizado em 29/01/2020 por Gabriela Giacomini
Redação do WebArCondicionado

ar-condicionado-com-wi-fi-vale-a-pena
Já se perguntou se existe alguma vantagem em ter um ar-condicionado conectado à internet? Aliás, eletrodomésticos com Wi-Fi valem a pena? Essa tecnologia aplicada aos condicionadores de ar, por exemplo, chegou de mansinho no mercado brasileiro (CONHEÇA OS MODELOS NO FINAL DO TEXTO).

Com isso, tanto os consumidores quanto os vendedores ainda estão pensando em como um aparelho desses pode ser melhorado com a conexão de rede.

Por isso hoje estamos aqui para responder a sua dúvida:

Qual a vantagem do Wi-Fi no Ar-Condicionado?

É preciso ressaltar que, por enquanto, a diferença não é radical. Existem muitos equipamentos com preços mais em conta com funções que podem suprir as necessidades de qualquer comprador.

Porém, é inegável que estamos caminhando para o futuro e, logo, ter uma geladeira ou uma máquina de lavar que você pode controlar pelo smartphone, talvez possa fazer toda a diferença na agilidade e conforto da sua rotina – e isso com preços bem acessíveis.

Controle à distância

E é aí que começam as vantagens. Quanto mais aparelhos com Wi-Fi, mais fácil para você unificar o funcionamento da sua casa através de aplicativos em um único celular.

Se você tem uma empresa ou uma casa com mais de um ar-condicionado, por exemplo, pode configurar todos eles através de um dispositivo só. As fabricantes já tem aplicativos sugeridos que conversam com seus modelos lançados.

Sem falar que a própria ideia de poder controlar seu condicionador de ar à distância já é uma vantagem, certo? Imagina enviar um comando para o aparelho ligar um pouco antes de você chegar em casa e já encontrar o ambiente climatizado.

Além disso, esses equipamentos com conexão de rede podem salvar preferências de configuração, aprendendo e se adaptando a cada usuário.

Inteligência para aprender e economizar

Alguns aparelhos podem, inclusive, medir a temperatura externa. Assim o consumidor pode programá-lo para ligar ou desligar automaticamente dependendo de como estiver o tempo lá fora.

Isso sem contar que a maior parte desses novos condicionadores de ar são equipados com um Geofencing, uma ferramenta que detecta se o cômodo está ou não vazio. Além de conseguirem alternar entre o modo de climatização e manutenção apenas pela leitura do ambiente, o que evita gastos excessivos.

Recursos como esse, aliás, também são um dos grandes atrativos do ar-condicionado com Wi-Fi. Esses aparelhos registram gastos e armazenam informações de consumo, conseguindo inclusive mostrar os gastos em tempo real ou fazer estimativas mensais e anuais, além de calcular a economia feita.

 

Modelos de Ar-Condicionado com Wi-Fi no Brasil

O número de os modelos com Wi-Fi no Brasil vem crescendo gradativamente. Além disso, algumas marcas estão oferecendo kits de Wi-Fi para tornar seu aparelho aberto à rede.

Confira algumas das opções de compra abaixo:

(Clique nos links para abrir o Comparador de Preços com as Melhores Ofertas)

Ar-Condicionado Split Dual Inverter LG 12.000 BTUs Frio 110v – S4-Q12JA3WF

Ar Condicionado Split 12000 BTU Frio Dual - Inverter - LG - 110v - S4-Q12JA3WF

Lançada em 2018, a linha Dual Inverter da LG promete uma economia de até 70% de consumo de energia dos novos modelos se compararmos com outros aparelhos tradicionais. Esse benefício é alcançado graças ao rotor duplo do seu compressor, uma tecnologia exclusiva da marca.

Além disso, a LG ainda garante uma refrigeração até 40% mais rápida, além de modelos super silenciosos (mínima de 19 dB) na linha Dual Inverter. Sem contar com a conexão Wi-Fi, é claro, permitindo controlar o ar-condicionado à distância.

A LG ainda oferece os modelos ARTCOOL, que são espelhados e possuem essa mesma tecnologia

Ar Condicionado Split 18000 BTU Quente/Frio Dual Artcool - Inverter - LG - 220v - S4-W18KLRPA

 

Ar-Condicionado Split Inverter SAMSUNG – 12.000 BTUs Quente/Frio Wind Free – 220v – AR12MVPXAWK/AZ

Ar Condicionado Split 12000 BTU Quente/Frio Wind Free - Inverter - SAMSUNG - 220v - AR12NSPXBWK/AZSegundo a Samsung, esse modelo economiza energia ao mesmo tempo que oferece conforto e refrigera o ambiente com eficiência, pois a tecnologia Wind Free pode reduzir até 72% do consumo quando comparado com o modo “Resfriamento Rápido” dos modelos convencionais.

Outro principal diferencial do produto é que ele elimina o fluxo de ar direto, espalhando o ar frio através das 21 mil micro saídas de ar da unidade evaporadora. Dessa forma o ambiente fica livre de correntes de ar e a temperatura é mantida de forma mais agradável. O controle via Wi-Fi também é mais uma grande vantagem desse tipo de aparelho.

 

Ar-Condicionado Split Inverter SPRINGER MIDEA – 18.000 BTUs Quente/Frio – 220v – 42MBQA18M5

Ar Condicionado Split 18000 BTU Quente Frio - Inverter - SPRINGER MIDEA - 220v - 42MBQA18M5

Já a Springer Midea garante que seu sistema Inverter reduz o consumo de energia em até 60% em modo normal ou até 74% na função Eco Noite, se comparado aos Splits comuns, que não possuem essa tecnologia.

Ele ainda vem equipado com o Sistema AR+PURO HD ION, o mais completo sistema de filtragem, que elimina até 99,9% dos vírus e bactérias, incluindo o H1N1.

O controle Wi-Fi é o plus do aparelho, que para aceitar esse tipo de comando depende de um kit Wi-Fi fornecido pela própria fabricante.

 

 

Ar-Condicionado Split ELGIN – 9.000 BTUs Quente/Frio Eco Power – 220v – HWQI09B2IA

Ar Condicionado Split 9000 BTU Quente/Frio Eco Power - ELGIN - 220v - HWQI09B2IA

A linha Eco Power da Elgin chama atenção pelo design elegante e display invisível, proporcionando uma estética mais refinada ao ambiente que irá receber o aparelho. A função auto limpeza é outro destaque desse modelo, que evita a proliferação de mofo e mau odor no aparelho, acionando automaticamente o ventilador.

Assim como o modelo da Springer Midea acima, é necessário ter o Kit Wi-Fi para acionar a conexão com o aparelho e aproveitar essa grande vantagem.

 

 

O que você acha sobre a tecnologia Wi-Fi aplicada ao ar-condicionado? Vale a pena para você as vantagens? Comente aqui com a gente.