Ar-condicionado em restaurante é essencial para não espantar clientes

Atualizado em 25/02/2014

Ar Condicionado Dutado em Restaurante

Você já deixou de ir à algum local porque o ambiente não era devidamente climatizado? Pois é, muitas pessoas já passaram por este problema. No caso dos restaurantes, a climatização adequada é fundamental, tanto na área dos clientes, como na cozinha.

Seja qual for o tipo de ar condicionado, nenhum deles deve distrair os clientes que devem se alimentar em um ambiente adequado. O ideal é que a temperatura esteja controlada, com uma boa qualidade e umidade, sem correntes de ar ou ruídos, para que o estabelecimento esteja acolhedor e confortável.

Quais modelos são mais adequados em restaurantes?
Ar-Condicionado Cassete em RestauranteAssim como os aparelhos residenciais, todo o dimensionamento depende do tamanho do ambiente. De acordo com o professor Salvador Fraga, da SF Consultoria, “o condicionar de ar dutado é o sistema ideal à partir de estabelecimentos considerados médios, com 70 metros quadrados, pois atuam adequadamente quanto à possibilidade de insuflamento e retorno do ar”.

O modelo cassete também é muito usado, para estabelecimentos que preservam a decoração e o requinte, já que ele quase não é notado, pois fica no teto. Uma unidade discreta passa despercebida, já que além da estética, o funcionamento é extremamente silencioso e sem correntes de ar, oferecendo o conforto total sempre valorizado pelos clientes.

Ar-Condicionado Piso-Teto em RestauranteO terceiro modelo aconselhado é o piso-teto, devido a sua vazão de ar, atingindo boa parte do ambiente e fazendo com que o ar saia mais alto, dando conta do objetivo de climatizar o restaurante.

Mesmo que não sejam os mais adequados, observamos em restaurantes de menores dimensões, o ar-condicionado split hi-wall sendo usado. Se o ambiente realmente for de pequeno porte e contenha a carga térmica necessária, após ser realizado o cálculo de BTUs correto, pode ser usado. Mas, lembramos que o adequado seria o piso-teto, justamente por que sua vazão de ar é mais alta, próxima ao teto.

Estabelecimentos que permanecem funcionando por muitas horas e estão localizados em regiões de frequentes mudanças climáticas, podem apostar em aparelhos com o sistema inverter e farão economia na conta de luz. Para ambientes que precisam permanecer com as portas abertas, a instalação de uma cortina de ar, que fica acima da porta de entrada, é essencial para o conforto dos clientes.

Dicas para instalação de ar condicionado em restaurante.
O principal, independente do modelo, é que o aparelho seja de confiança. Um aparelho de qualidade lhe evitará problemas. Outro fato importante é a localização do ar condicionado. O adequado é que a instalação seja feira de forma correta, para que tanto no frio, quanto no quente, não interfira no paladar e no conforto térmico do cliente.

Não há uma distância determina para que o aparelho, desde que instalado corretamente, fique das mesas. O tipo de instalação vai variar conforme a finalidade e o segmento do estabelecimento. A relação entre o conforto térmico e o equipamento adequado pode ser conferida aqui.

Em 2000, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), criou uma resolução número 09, que fornece orientação técnica referente aos padrões de qualidade de ar, no interior de ambientes de uso público e coletivo, climatizados artificialmente. Leia a resolução 09 da Anvisa.

Cozinhas industriais climatizadas
Cozinha em RestauranteO que seria da cozinha de um restaurante sem o ar-condicionado? Geladeiras, freezers, fogões, muitos funcionários e o corre-corre diário para atender a demanda do restaurante. Seria um ambiente quase impossível de frequentar, não fosse a presença do ar-condicionado.

Outro fato importante na utilização dos sistemas de climatização é a higienização e a qualidade do ar que o aparelho promove. Há modelos que conseguem produzir uma climatização de boa qualidade e ao mesmo tempo eliminar vírus e bactérias que possam assolar o estabelecimento. Cortinas de ar também são bem vistas nas divisas entre a cozinha e o restaurante, fazendo com que o entre e sai de funcionários não afete o ambiente.

Em cozinhas de restaurantes, se o aumento excessivo de temperatura não for amenizado pelo ar-condicionado, até mesmo os alimentos podem sofrer com deterioração ou estragando.

Exemplo da importância da climatização
O diretor comercial do WebArCondicionado, Maurício Cardoso, contou que já abriu mão de ir ao seu restaurante preferido porque o local não oferecia condições ideais de conforto térmico. “No restaurante onde costumo ir, a climatização deixa muito a desejar. Por isso, as vezes prefiro até pagar mais caro em um restaurante que não gosto tanto, mas que sei que o ar-condicionado gela bastante”, disse ele.

Conforme já postamos aqui no blog, o conforto térmico é essencial para o bem-estar. Seja em bancos, escolas, escritórios, supermercados, restaurantes etc, a presença do ar-condicionado, ventiladores ou climatizadores, deve ser tão importante quanto outros itens. “Em um dia quente, além da comida, um restaurante precisa oferecer um ambiente agradável e bem climatizado aos seus clientes”, ressaltou Maurício Cardoso.

E com você? Já aconteceu algo parecido? Compartilhe sua experiência.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Você gostou desse conteúdo?

  • Links Patrocinados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2 ideias sobre “Ar-condicionado em restaurante é essencial para não espantar clientes

  1. Boa tarde,
    Estou procurando orçamentos para o meu restaurante que está sendo construido.
    O restaurante possui dois andares, cada andar tem a parte frontal onde estarão colocadas as mesas para atender os clientes e as partes dos fundos são para a cozinha, armazém e lavagem.
    As dimensões são as seguintes:
    terreo:
    Salão de 80m2, com teto (pé direito) de de 4,25m
    Cozinha de 20m2 com pé direito de 3m
    Primeiro andar:
    Salão de 83m2 com pé direito de 4,25m
    Cozinha de 20m2 com pé direito de 3m
    Muito obrigado, e aguardo uma resposta.
    Marco Schrader

    • Olá Marco Antonio,

      somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não vendemos nem instalamos aparelhos.

      Acesse aqui para fazer a cotação. Utilize os filtros para escolher modelos, marcas e potências desejados. Nosso comparador lhe indicará melhores preços e lojas online para efetuar a compra na internet.

      Após isso, encontre em nosso Banco Nacional de Instaladores profissionais em todas as regiões para instalar seu aparelho.

      Agradecemos seu contato.