[ x ] Fechar

A relação entre conforto térmico e o tipo de equipamento na instalação

  • 23 de maio de 2013
  • 1 Comentário

A relação entre conforto térmico e o tipo de equipamento na instalaçãoPara analisarmos esta estreita relação que envolve o tipo de instalação e o grau de conforto térmico é preciso observar diversos pontos. Por isso, vamos utilizar um exemplo que é muito comum, principalmente em estabelecimentos comerciais. Veja abaixo:

O café do Sr. Inácio será totalmente climatizado. O dimensionamento térmico apontou uma carga total de 80 mil BTUs. Então, existem três possibilidades de médio porte que podem ser aplicadas: adotar um piso-teto com toda esta potência, distribuir este valor em um multisplit com valores pré-estabelecidos de potência ou então colocar mais de um aparelho (ex. dois piso-teto de 36 mil mais um split hi-wall de 9 mil BTU).

Em qualquer uma das três alternativas, a função do condicionamento de ar será cumprida, sendo livre a escolha. Entretanto, existem aspectos que diferem uma instalação da outra, como por exemplo: o conforto térmico, consumo e manutenção. Vamos explicar estes pontos, dividindo-os por cada tipo de equipamento. Lembrando é necessário o acompanhamento de um profissional do setor na execução do projeto.

Split Pisto-TetoUm aparelho com toda a carga térmica
Um equipamento só significa apenas um processo de instalação e, consequentemente, a manutenção será concentrada. Quanto ao consumo, hoje existem diversos modelos de piso-teto que contam com selo Procel. Isto pode garantir eficiência no consumo.

Nesta opção de aparelho, o conforto térmico pode ser comprometido, visto que somente um equipamento irá trabalhar no recinto. Isto é, se ele for desligado, por uma falha ou outro motivo, não haverá uma segunda alternativa para a climatização do ambiente.

Multi split Um ou mais aparelhos multi split
Seu principal benefício é a possibilidade de insuflamento em diversos pontos com apenas uma ou duas unidades externas, garantindo o conforto térmico no ambiente. Porém, se o equipamento necessitar de manutenção em alguma das evaporadoras ou até mesmo na condensadora, todo o sistema deve parar para o conserto. Seu consumo de energia é considerado alto, pois a maioria dos modelos não conta com selos de eficiência energética.

Outra restrição do multi split é a potência do aparelho. Geralmente as cargas térmicas já vêm pré-estabelecidas pelo fabricante (ex. tri split de 36 mil BTU = três evaporadoras com 12 mil BTU cada). Poucas marcas permitem que o usuário altere a carga térmica de seus aparelhos, mediante solicitação prévia.

Split hi wallVários aparelhos de ar condicionado
O valor da instalação, manutenção e consumo é um pouco maior quando comparado às duas opções citadas acima. Mas esta alternativa contenta o maior número de usuários. Isto é, enquanto uma região permanece climatizada, outra área pode se manter sem ar condicionado, variando conforme a demanda do lugar.

Este tipo de instalação é indicado para estabelecimentos onde, além dos funcionários, os clientes também freqüentem o local. A articulação da temperatura das máquinas em relação aos usuários representa captação e fidelização de clientes através do conforto térmico do ambiente.

Avalie os objetivos
Por isso, se você está na dúvida que tipo de equipamento escolher, avalie quais são os principais objetivos da sua instalação. Assim, dependendo do seu caso, você pode unir a climatização aos os seus objetivos empresariais, agregando valor ao projeto.A relação entre conforto térmico e o tipo de equipamento na instalação

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Uma Ideia sobre "A relação entre conforto térmico e o tipo de equipamento na instalação"

  • Galera sempre é bom fazer o calculo correto aqui na Top line temos equipamento que calcula na hora totalmente on -line deve-se tomar cuidado para nao deixar o ambiente com falta de capacidade frigorigena ou com execesso .. Att Topline assistencia técnica Sp 11-26543329