Por que meu ar condicionado não resfria?

*Atualizado em 28/12/2017

Entre as dúvidas mais freqüentes enviadas pelos nossos leitores estão  os problemas com o resfriamento do ar condicionado. Pensando nisso, o Portal Web Ar Condicionado procurou conversar com o profissional técnico Salvador Fraga, com o objetivo de apontar os principais motivos e de que forma deve se proceder. Antes de chamar um técnico, será possível investigar os motivos que levaram ao mau funcionamento do seu aparelho.

Vazamento de gás

De acordo com Salvador, este é uma das principais causas deste problema. A perda do gás ocorre de maneira gradual, devido a algum vazamento. Mas como esse vazamento ocorre? O técnico explica que os condicionadores de ar trabalham alternando pressão e temperatura de um gás, num circuito de canos de cobre flangeados, fechados por porcas de latão. As constantes variações de temperaturas extremas provocam dilatação e retração das porcas, frouxando-as e provocando pequenas fugas de gás.

Chame a assistência técnicaDurante o inverno não percebemos essa perda, pois o aquecimento é alcançado com maior facilidade, ainda que tenhamos no sistema um nível inferior ao ideal para a refrigeração. Isso só será resolvido com a intervenção de um mecânico de refrigeração que irá investigar e corrigir a fuga de gás, antes de completar o sistema com a carga ideal.

….

Como proceder?

Para o correto funcionamento de um condicionador de ar, necessitamos ter ventilação na unidade externa, que permita o arrefecimento do gás, pela troca de temperatura com o meio externo. Salvador explica que há recomendações específicas com relação às distâncias mínimas que devem ser observadas entre as barreiras físicas e a circulação de ar, independente se o sistema do ar condicionado for do tipo Split ou o tipo Janela.

Modo Reset

O sistema eletrônico presente nos condicionadores de ar, embora seja simples, pode travar o funcionamento. Isso acontece quando realizamos uma seqüência de comandos digitados no controle remoto sem que se aguarde o tempo necessário de reação. Neste caso, recomenda-se a execução de uma operação “reset”, com vistas a restabelecermos as ideais condições eletrônicas de funcionamento. A operação “reset” no ar condicionado consiste em:

– Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar;

– Remover as pilhas do controle remoto;

– Aguardar de 01 a 02 minutos;

– Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar;

– Recolocar as pilhas no condicionador de ar;

– Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento; – Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.

Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem a mesma função.

Limpando o ar condicionadoLimpeza e manutenção

Os entupimentos dos filtros, por falta de limpeza, também provocam a falta de circulação do ar através da serpentina, prejudicando o funcionamento do equipamento e o conseqüente resfriamento do ambiente. Anualmente, preferencialmente na entrada do verão, é prudente solicitar uma limpeza geral e revisão do condicionador de ar.

Quanto à manutenção preventiva, devemos limpar os filtros das unidades internas regularmente. Ou seja, sendo uma utilização doméstica, ou similar, sem grandes exposições a pó, pode ser feito uma vez por mês. Neste post explicamos como realizar a higiene do seu aparelho.

Redação do Portal WebArCondicionado.