[ x ] Fechar

O que pode acontecer com meu ar condicionado em dias de chuva?

  • 30 de julho de 2014
  • 57 Comentários

O que pode acontecer com meu ar condicionado em dias de chuva?Nos dias de chuva muitas pessoas se perguntam sobre a segurança e o desempenho dos ares condicionados, principalmente os que estão expostos diretamente ao tempo. Mas esses aparelhos são resistentes e capazes de suportar variações de clima, desde que instalados corretamente. Isso porque eles são projetados para que a água da chuva ou a neve não atinja as peças que possam ser danificadas. Em casos de frio intenso ou até mesmo problemas de funcionamento, o aparelho pode congelar, mas aí é outro problema.

Já no caso dos janeleiros é preciso ter um cuidado maior, pois se forem instalados de forma inadequada, em dias de chuvas constantes, a água pode vazar para dentro do ambiente, e aí o problema é maior.

O ideal é realizar a instalação do aparelho de janela um pouco inclinado para baixo e usar um selador na parede para fazer o acabamento, para prevenir que á água entre e acabe estragando outros itens da sua residência.

Portanto, não é necessário desligar o aparelho quando começar a chover, ele vai continuar funcionando normalmente. Apenas em casos de tempestades, quando houver risco de quedas de energia ou raios, para se sentir mais tranqüilo, desligue, como faria com outros equipamentos eletrônicos.

Cuidados extras com a unidade externa
Cuidados extras com a unidade externa/Foto:YorkA saída de ar de uma unidade externa nunca pode ser descarregada na tomada de ar de outro equipamento.

Não é aconselhado instalar o equipamento em locais com regularidade de ventos fortes ou com poeira e/ou umidade demasiada.

Instalar a condensadora em solo irregular, gramados e com desnível também é uma péssima ideia, comprometendo o funcionamento e vida útil do aparelho. A unidade externa deve estar nivelada e não pode ser instalada em outra posição.

Proteção para unidade externa
Alguns profissionais não indicam proteção para aparelhos do tipo split, pois eles podem dificultar a saída de ar. Além disso, a chuva pode causar condensação em unidades cobertas, resultando em mofo e bolor. Se optar por cobrir, utilize uma capa respirável, para não desenvolver umidade na unidade.

Mas existem vários modelos de protetores externos de ar condicionado, principalmente para os do tipo janela. Para escolher o ideal, vai depender das especificações do local e a padronização do prédio.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

57 Ideias sobre "O que pode acontecer com meu ar condicionado em dias de chuva?"

  • Boa tarde,

    Estou com um problema de mau cheiro na minha casa e gostava de obter uma opinião vossa. Passo a explicar:
    Tenho um vizinho que mora no andar de cima que tem um ar condicionado em que a unidade externa está montada mesmo por cima de um quarto da minha casa (o andar de cima é meio metro recolhido ou seja o meu andar está meio metro exposto como sendo o ultimo andar). E em dias de calor se deixar a janela do quarto aberta, passado pouco tempo tenho o quarto a cheirar muito mal, cheiro de esgoto. O estranho é que o andar está desabitado, o meu vizinho não está a morar lá e como tal não tem usado o ar condicionado.
    Gostaria de saber se existe alguma possibilidade/ teoria que indique que o problema possa ser do equipamento.

    Obrigado

    • Olá Pedro,

      pode ser sim, se o dreno estiver direcionado errado, por exemplo para o esgoto, isso pode ocorrer. O ideal é falar com o proprietário, pois ele não deve estar ciente desse problema.

      Obrigado pelo contato.

  • Esses idiotas parece que não entende nossa cabeça né pessoal? aqueles que se sente incomodados de um equipamento ficar exposto ao sol, chuva, calor, humidade, por mais que seja resistente o tempo deteriora tudo, o que queremos é dar ao nosso equipamento o máximo de proteção, por exemplo dias de frio vai se utilizar? não, então pra que deixar sem uma proteção?
    eu sou adequo a uma proteção sim, (sem utilizar)

  • Olá. Eu quero instalar o ar condicionado Split , mas o ambiente que quero colocar não tem outra opção a não ser na parte de baixo da janela. Pode?

    • Olá Carla,

      se for a unidade externa pode, mas a unidade interna precisa ser instalada no alto, pois o ar tende a descer.

      Obrigado pelo contato.

  • Meu ar condicionado estava descoberto e entrou água no ar e acho que também entrou nas peças. Todas as vezes que ligo agora ele fica disparando tipo de 5 em 5 minutos . O que pode ser?

  • Boa noite tenho um ar condicionado Sprint 7500btu gostaria de saber se quando chove posso ligar ele ele fica atrás da minha casa não tem nenhuma proteção nele fico na dúvida desligar ele ele também fica exposto ao sol sendo que em cima dele vem uma placa dizendo que não é para abafar posso comprar algum tipo de proteção para ele Quando chove eu não ligo tenho medo de dar curto ele não fica na frente da minha casa fica atrás Muito obrigado

    • Olá, Daiana.

      Não é necessário desligar o aparelho quando começar a chover, pois ele vai continuar funcionando normalmente. Apenas em casos de tempestades, quando houver risco de quedas de energia ou raios, para se sentir mais tranqüilo, desligue, como faria com outros equipamentos eletrônicos. Você pode colocar algum tipo de proteção, como explicamos aqui. No entanto, alguns instaladores e especialistas na área de refrigeração afirmam não ser indicado o uso de proteções em aparelhos split, pois podem dificultar a troca de calor (saída de ar) do aparelho de ar condicionado.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • Olá! Fui instalar meu ar condicionado Gree 7000 btus e esqueci de colocar o dreno! Ele começou a molhar internamente sem perceber e desligou o disjuntor depois de uns 40 ou 50 minutos. Percebendo o erro logo coloquei o dreno, e ele voltou a funcionar, gostaria de saber se o aparelho pode dar algum problema por causa disso ?

    • Olá Gabriel,

      pode acontecer gotejamento na unidade interna, perda na eficiência do aparelho e até mesmo mau cheiro no ambiente em que o ar condicionado está instalado, mas como você já instalou o dreno acredito que não terá problemas. O ideal é conversar com um profissional do setor para ter certeza. Você pode compartilhar sua dúvida no Fórum do Ar Condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Ola, gostaria de saber qual o comportamento do ar condicionado quando ocorre a interrupção de energia elétrica (falta de energia) durante o seu funcionamento (além de desligar, é claro). Essa recorrência de interrupção de energia pode causar algum dano ao equipamento?

  • Meu ar a parte de fora passar o dia todo no sol ele quase não gela meu quarto e 2/5 por 3 ele e de 7500 btus pode ser por causa do sol q ele não gela ben meu quarto??? Se eu estalar ele p lado que tem arvores vai gela +

    • Olá Janaina,

      você fez o cálculo de BTU para ver se 7500 BTU é suficiente? Pode ser que precise de mais, principalmente por pegar sol na parede o dia inteiro. Veja aqui.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Marcio,

      você tentou resetar ele para ver se volta ao normal? Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:

      -Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
      -Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
      -Remover as pilhas do controle remoto.
      -Aguardar de 01 a 02 minutos.
      -Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
      -Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
      -Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
      –Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
      Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
      Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.

      Obrigado por seu contato.

  • Bom dia, instalei um split 24.000 da samsung em cima do telhado da casa, aqui no sul, e quando ligo para aquecer o interior, a condensadora faz um vapor dagua, dissem que é normal, mas nao tinha visto nenhum outro fazer isso. Tem jeito de fazer parar? meu cliente esta com medo que seja algo de errado e estrague a condensadora. Obs. Liguei em um dia de sol, depois do meio dia e não saiu o vapor dagua. Obrigado

  • Boa tarde, tenho um ar condicionado portátil da Delonghi Pinguino PAC AN130RF, tenho uma duvida nos dias de chuva aonde a saída do ar que fica fixa na régua que vem junto com o fabricante fica com o buraco exposto para fora e sem nenhuma proteção, quero saber se quando chover e entrar chuva por essa saída e cair no tubo que vai até o ar condicionado pode danifica-lo ? Pergunto porque vi um modelo de outro fabricante que vem com uma calha que é fixa na régua e evitando assim a entrada de água no tubo, ou isso é diferente de fabricante para fabricante ?

    • Olá Lucas,

      por isso o ideal é fixar a saída de ar um pouco inclinada para baixo na janela, daí não tem como a água da chuva entrar.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá,minha unidade de saida de ar molhou,teve um vazamente no forro e caiu bastante agua em cima dele,desliguei o disjuntor assim q começou a molhar,pode haver algum problema?

  • Olá boa tarde. Posso instalar a unidade externa de um split, no corredor do apartamento. Ou teria que ficar do lado de fora mesmo. Precisa de um lugar ventilado? moro numa sala comercial e o andar superior é meu e não queria instalar na parte de fora por pegar sol o dia todo. Split LG 12 btus. Faria tanto ruido? obrigado.

    • Olá Fabio,

      a unidade externa precisa ficar em um local aberto com ventilação. Não pode ficar dentro do corredor pois o ar insuflado vai voltar todo para o ambiente que você quer climatizar. O sol não vai estragar o aparelho, ele foi projetado para suportar sol e chuva. Se estiver preocupado com a caixa dele, você pode colocar alguma proteção, como um toldo, por exemplo.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá,

    Gostaria de saber se há problema com a chuva em relação ao ar condicionado portátil. Se ele estiver desligado e estiver chovendo, pode entrar água dentro do cano de vazão de água e isso danificar o aparelho? E se ele estiver ligado, também pode entrar água e danificar o aparelho?
    Meu aparelho é um Delongui Pinguino PAC C105 .

    Desde já agradeço.

    • Olá Letícia,

      se ele estiver na janela pode entrar água. Alguns aparelhos são resistentes e a água da chuva não atinge seu interior. Mas aconselhamos que veja o manual ou contate o fabricante.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia!
    Me ajudem por favorrrrr!!!!
    mandei fazer uma instalação de um ar condicionado split na parede da janela (o ar fica em cima da janela) do meu quarto com a aquela tubulação embutida dentro da parede. Os técnicos quebraram a parede do quarto e refizeram tudo depois, até a pintura da parede. Só que nos dias chuvosos sem ligar o ar condicionado a água da chuva entra para dentro do quarto mofando e causando bolor na parede, bem próximo ao local que a tubulação está passando dentro da parede. E vejo o mofo bem abaixo do ar condicionado, e detalhe que praticamente não uso o ar condicionado.
    o que pode ser? a instalação terá que ser feita novamente?
    Obrigada

    • Olá Lilian,

      sem ver a instalação não temos como lhe dizer se deverá ser desinstalado e instalado novamente, mas eles devem com certeza reparar o que está errado, pois a parede ficou com infiltração. Aconselhamos que chame a mesma empresa, pois eles devem oferecer garantia de instalação.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá, Luis.

      Pode ser algum problema no compressor, falta ou vazamento de gás, falha no sensor de temperatura ou, até mesmo, filtros sujos.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

      Agradecemos pelo seu contato.

    • Olá Walbert,

      se for só pingos não tem perigo de estragar, pois os aparelhos são projetados para suportarem chuvas também. Mas o ideal é colocar uma proteção para não ir danificando a caixa com o tempo.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, tenho um ar condicionado springer 18000, quanto tempo ele pode ficar desligado, ou de quanto em quanto tempo devo ligar ele? Obrigado.

    • Olá Andriws,

      o ideal é ligar ele de vez em quando, nem que seja só até o compressor começar a trabalhar, pode ser uma vez por mês, quando fores realizar a limpeza dos filtros. Lembrando que os filtros devem ser limpos sempre, mesmo que o aparelho não esteja em uso, para evitar que a sujeira acumule.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá André,

      não é normal. Se seu ar-condicionado está gotejando dentro do ambiente, pode ser um dos seguintes problemas:falha no sensor de degelo; filtro sujo demais; alta umidade ou dreno obstruído ou inclinado. Se precisar de indicação de profissionais técnicos acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • ola tenho um ar condicionado de janela e ele fica gelando o tempo todo sem desligar. queria saber se isso e normal. e queria saber tambem porque as veses quando ligo ele demora pra ligar o compressor fica so no ventilador

  • ola amigos tem um ar condicionado de janela. ele esta em uma daquelas caixa de cimento mais quando chove molha aquela parte trazeira dele onde fica aquela peça q pareçe um radiador. queria saber se tem algum problema.

    • Olá Claudio,

      não tem problema em molhar a parte externa, os aparelhos são projetados para suportar chuva. Mas o ideal é protegê-la, pois com o tempo a caixa vai se danificando.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, comprei um ar condicionado Hitachi 12 000 Btus modelo RACIV12B, e queria mais detalhes de como usar o controle remoto, pois o manual não é explicativo.estou com duvidas.
    Obrigado

    • Olá Loiva.

      Se a área da instalação for coberta, não há problema (caso não esteja havendo um temporal forte). Caso a unidade externa fique descoberta e exposta na rua, não é indicado que a instalação seja realizada em dias de chuva.

      Obrigado pelo contato.