[ x ] Fechar

PMOC: Você sabe o que é?

  • 14 de junho de 2010
  • 100 Comentários

PMOC-o-que-ePMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) é um plano exigido na Portaria 3.523/GM agosto de 1998, que busca garantir a qualidade do ambiente e preservar a saúde das pessoas. Ele vale para proprietários, locatários e propostos, responsáveis por sistema de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU. O não cumprimento deste plano pode render em uma multa de até R$ 200 mil.

Leia: Leankeep – Software de Manutenção Predial auxilia na elaboração do PMOC

Planos de manutenção:

De acordo com o critério recomendado pelo PMOC a verificação do estado de manutenção deve ser feita por um técnico devidamente capacitado que irá determinar a periodicidade da inspeção e limpeza. Mas para termos uma base aqui vão alguns exemplos de planos de manutenção:

Verificação semestral: é feita manutenção preventiva e corretiva duas vezes durante o ano. O plano é indicado para residências;

Verificação bimestral: é feita manutenção preventiva e corretiva a cada dois meses durante o período de um ano. É indicado para empresas, residências e escritórios;

Verificação mensal: é feita manutenção preventiva e corretiva todos os meses durante o período de um ano. Indicado para empresas.

Quem faz e como é aplicado o PMOC ?

O engenheiro irá preencher uma planilha para colher dados do estabelecimento do cliente e informações em relação à falhas, índice de sujeira e outros fatores sobre o ar condicionado contidos no PMOC.

Já o técnico fará verificação do estado geral do aparelho, do funcionamento, limpeza de filtros, painéis, e fará trocas se preciso. Caso seja necessário levar para oficina, será feito o recolhimento e devolução, a manutenção geral, a desmontagem e montagem para limpeza, limpeza geral dos dutos e grelhas de insuflamento, lubrificação do motor do ventilador, retoque de pintura se necessário, e o diagnóstico do funcionamento.

Dúvidas sobre PMOC? Utilize os comentários para questionar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

100 Ideias sobre "PMOC: Você sabe o que é?"

  • Boa noite. Sou gerente de um grupo de ‘escritórios virtuais’ na verdade salas que são alugadas por períodos parciais do dia com uma recepção comum. Temos 5 funcionários fixos sendo duas de 8h âs 17 e outras duas das 13h as 22h. temos ainda os locatários que podem ser desde 0 até dez dependendo do horário e dia da semana. Por último o público desses locatários que podem ser desde 0 até 14 em espera ou atendimento simultâneo. A maior parte da semana o grupo está bem vazio.

    Como calculAR ENTÃO o volume de renovação de ar (27m3/pessoa) se o número de pessoas oscila tanto ?

    Além disso os clientes considero publico de intensa movimentação (17m3/h), ficam lá por cerca de meia hora.

  • Os Requisitos Para Cumprir o PMOC. (Eng. Carlos Humberto CREA-SP 5062922313)
    1. Este Plano deve conter a identificação dos ambientes ou conjunto de ambientes climatizados e a relação dos mesmos.
    2. Identificação do proprietário, locatário ou preposto do estabelecimento.
    3. Identificação do profissional habilitado (engenheiro mecânico ou técnico em refrigeração e ar condicionado com o seu registro no conselho de classe). Esse profissional deve emitir Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços realizados.
    4. Descrição das atividades a serem desenvolvidas e a periodicidade das mesmas conforme Regulamento Técnico e NBR 13971/97 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
    5. Documentação garantindo a aplicação do PMOC por intermédio da execução contínua direta ou indireta deste serviço.
    6. Manter disponíveis os documentos técnicos referentes à instalação, tais como: projeto, memorial descritivo, folhas de dados, manuais de operação e manutenção, fichas de partida e outros conforme NBR 13971/97 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
    7. As recomendações a serem adotadas em situações de falha do equipamento e de emergência, para garantia de segurança do sistema de climatização.
    8. Garantir a adequada renovação do ar de interior dos ambientes climatizados, ou seja no mínimo de 27 m3/h/pessoa.
    9. Preservar a captação de ar externo livre de possíveis fontes poluentes externas que apresentem riscos à saúde humana e dotá-la no mínimo de filtro classe G1(um).
    10. Restringir a utilização do compartimento onde está instalada a caixa de mistura do ar de retorno e ar de renovação, ao uso exclusivo do sistema de climatização. É proibido conter no mesmo compartimento materiais, produtos ou utensílios.
    11. Providenciar semestralmente a avaliação biológica, química e física das condições do ar interior dos ambientes climatizados que deverá ser realizadas por laboratórios especializados com ART dos serviços realizados.
    12. Promover a correção das condições encontradas para que estas atendam ao estabelecido no Art. 4º (PADRÕES REFERENCIAIS) da Resolução – RE nº 9.
    13. Manter disponível o registro das avaliações e correções realizadas.
    14. Divulgar aos ocupantes dos ambientes climatizados os procedimentos e resultados das atividades de avaliação, correção e manutenção realizadas.
    15. Listagem de todos os produtos utilizados na limpeza dos componentes dos sistemas de climatização, pois deverão ser biodegradáveis e estarem devidamente registrados no Ministério da Saúde para esse fim.
    16. Descartar as sujidades sólidas, retiradas do sistema de climatização após a limpeza, acondicionadas em sacos de material resistente e porosidade adequada, para evitar o espalhamento de partículas inaláveis.
    17. As unidades funcionais dos estabelecimentos com características epidemiológicas diferenciadas tais como serviço médico, restaurantes, creches e outros, deverão ser amostradas isoladamente.
    18. As análises laboratoriais e sua responsabilidade técnica devem obrigatoriamente estar desvinculadas das atividades de limpeza, manutenção e comercialização de produtos destinados ao sistema de climatização.
    19. Na elaboração de relatórios técnicos sobre qualidade do ar interior, é recomendada a NBR-10.719 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
    20. Recomenda que sejam adotadas para fins de avaliação e controle do ar ambiental interior dos ambientes climatizados de uso coletivo, as seguintes Normas Técnicas 001, 002, 003 e 004 da Resolução – RE nº 9.
    Normas Técnicas 001 – Qualidade do Ar Ambiental Interior. Método de Amostragem e Análise de Bioaerosol em Ambientes Interiores.
    Normas Técnicas 002 – Qualidade do Ar Ambiental Interior. Método de Amostragem e Análise da Concentração de Dióxido de Carbono em Ambientes Interiores.
    Normas Técnicas 003 – Qualidade do Ar Ambiental Interior. Método de Amostragem. Determinação da Temperatura, Umidade e Velocidade do Ar em Ambientes Interiores.
    Normas Técnicas 004 – Qualidade do Ar Ambiental Interior. Método de Amostragem e Análise de Concentração de Aerodispersóides em Ambientes Interiores.

    Os padrões referenciais estabelecidos pela RE nº 9, de 2003, servem de indicador para a verificação da eficácia das ações relacionadas à manutenção e limpeza dos componentes do sistema de climatização. Assim, quando os parâmetros de qualidade do ar de um determinado ambiente não estiverem em conformidade com os padrões referenciais, é necessário avaliar a frequência e as ações relacionadas à manutenção e limpeza do sistema, além de fazer uma análise das causas que originaram as alterações nos parâmetros do ar.

    As ações a serem executadas e suas respectivas frequências devem ser compatíveis com as peculiaridades de cada sistema, garantindo o funcionamento do sistema de climatização e a qualidade do ar interior. As ações mínimas são apresentadas nas normas previamente citadas, entretanto, não há impedimento de ações mais restritivas serem tomadas.

    O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é aplicável aos sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR. Já as disposições da RE nº 9, de 2003, se aplicam a sistemas de climatização com capacidade igual ou superior a 5 TR. Assim, a definição da capacidade do sistema de climatização deve considerar o escopo de aplicação das ações.

    • Olá Alessandro,

      somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado, não temos cursos. Mas você pode acompanhar no blog a seção “cursos”, pois sempre divulgamos novidades do setor.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa noite!
    Em relação ao PMOC até concordo que em alguns Estado os órgãos fiscalizadores não atuem de forma eficaz, porém basta somente alguém adoecer e alegar que foi do aparelho de ar e o pmoc por onde anda? olha a indenização ai rsrsrsrs
    em relação ao pmoc e um atividade exclusiva do engenheiros mecânicos está na lei.

    em relação aos valores funciona assim
    1º pagar o documento conhecido pelo nome de ART custa algo entre R$ 80,00 menor e 200 maior valor
    em média o valor cobrado somente para implantação de um pmoc com o quantitativo de 50 maquinas custa em média um salário mínimo, no qual o profissional faz toda a programação conforme as Normas e envia em ficha formato pdf, qualquer duvida mande e=mail que esclareço de forma bem clara
    abraços
    williams LIma
    eng mecânico williamslima2012@hotmail.com

    • Olá Anselmo,

      não temos informações de valores, você pode tentar descobrir com profissionais do setor no Fórum do Ar Condicionado.
      E quem pode elaborar e assinar varia de estado para estado, aconselhamos que entre em contato com o CREA.

      Obrigado pelo contato.

  • Pra que PMOC se os Hoteis e estabelecimentos não fazem manutenção preventiva, não são fiscalizados e não existe um canal para denuncia.
    Estou levantando essa bandeira, já entrei em contato com a ANVISA, vigilância sanitária, prefeitura, SUCOM entre outros e não obteve sucesso em ajudar a denunciar esses irresponsáveis a cumprirem tal portaria.

    Gostaria muito em fazer esse curso mas esta sendo inútil

  • Sobre a manutenção mensal (limpeza e verificação dos filtros em sistema split), a manutenção deve ser feita obrigatoriamente por uma empresa ou pode ser feita pelo proprietário do estabelecimento? É necessário um laudo após cada limpeza mensal?

    • Olá Eduardo,

      a limpeza dos filtros pode ser feita por alguém da empresa mesmo, mas a higienização completa do aparelho deve ser feita por um profissional que deverá entregar sim um laudo.

      Obrigado pelo contato.

  • Trabalho em uma empresa de distribuição de aparelhos médicos, e o total de aparelhos de ar condicionados é acima de 60.000btu/h.

    Qualquer tipo de empresa deve adotar o PMOC? não existe restrição?

  • Para uma empresa com diversas filiais, posso fazer um PMOC único para a matriz englobando todas as filiais ou devo fazer um PMOC individual para cada filial?

    • Olá Renato,

      não encontramos essa informação no regulamento, aconselhamos que entre em contato com o CREA do seu estado.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá, Eliete.

      Isso irá depender do ambiente onde o PMOC será aplicado. Como explicamos acima, é aconselhável fazer a manutenção preventiva e corretiva duas vezes durante o ano para residências. Já para empresas o ideal é aplicar o plano a cada dois meses ou até mesmo mensalmente.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • Olá , gostaria de saber se posso eu mesmo elaborar um PMOC. Sendo que já sou formado em mecânica , e se é preciso ter contrato de prestação de serviço com a empresa que solicitou o mesmo ! É preciso abrir uma RT perante o CREA ?

    • Olá Renato,

      você pode se cadastrar para fazer parte do nosso Banco Nacional de Instaladores. Milhares de pessoas acessam o Banco diariamente e o serviço é gratuito. Veja aqui como é fácil.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá, Luna.

      No caso de empresas, é aconselhável que a verificação seja feita mensalmente.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • BOA TARDE PESSOAL !
    SOU MICRO EMPREENDEDOR (MEI), GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ADQUIRIR UM PLANO DE MANUTENÇÃO PMOC, POIS PRECISO FAZER MANUTENÇÃO EM EMPRESAS .

    • Olá Erley,

      recomendamos que entre em contato com o CREA de seu estado solicitando as informações necessárias para o procedimento, pois pode variar de acordo com a região.

      Obrigado pelo contato.

    • Amigo, eu sou Silvio França engenheiro da SP França Engenharia.
      Atuamos na implantação e manutenção de ar condicionado.
      Fazemos e emitimos laudo PMOC.

      precisamos estamos a disposição.
      11 98457-2366

    • Olá André,

      não, conforme a Portaria 3.523/GM, o PMOC é obrigatório onde haja sistema de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU.

      Obrigado pelo contato.

      • Seguindo essa linha de raciocínio. Em um órgão público por Exemplo em uma Prefeitura, na qual, cada sala dentro desta Prefeitura tem um aparelho tipo split de 30.000 BTUS, somando se em toda Prefeitura 6 aparelhos split de 30.000 btus. No caso o PMOC deve ser aplicado?
        Se sim, onde diz que a soma dos equipamentos split instalados em diferentes salas de um mesmo estabelecimento se encaixam na Portaria 3.523/98?

  • Olá, gostaria de saber se posso fazer o PMOC com uma empresa e a realização das manutenções, estabelecidas no documento, com outra.

  • Olá, queria saber se no PMOC é necessário realizar análises da qualidade do ar e microbiológica dos filtros? E se for em uma clínica médica existe alguma diferença?

    • Olá Andreza,

      não encontramos essa informação, aconselhamos que entre em contato diretamente com a Anvisa. O telefone é 0800-642-9782.

      Obrigado pelo contato.

  • Gostaria de saber referente à frequência que um PMOC deve ser gerado. Mensalmente, anualmente, apenas uma vez ou quando houver necessidade de alteração no plano de manutenção.

    • Olá João,

      não encontramos essa informação. Aconselhamos que entre em contato com a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), de repente eles sabem de algum local que ofereça esse curso. O telefone é (11) 3361-7266 e o e-mail é abrava@abrava.com.br. Ou converse com profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde, Sou técnico em QSMS e tenho uma duvida, a legislação do PMOC se aplica para embarcações? Pois toda a climatização do navio é central e passa por manutenções idênticas a qualquer ar condicionado, porém necessito saber qual a abrangência da portaria do PMOC?

    obrigado,

  • LEVANTAMENTO LEGAL PMOC – CURITIBA

    Bom dia Team

    Gostaria do seu porte referente a embasanento legal para que eu justifique a contratação de uma empresa para limpeza de dutos de ar condicionado onde trabalho e de nossa filial em BH.

    1. Qual seria a norma que determina a limpeza de dutos de ar condicionado e sua peridiocidade?
    2. Quais são os parâmetros de testes e analises apricaveis e sua peridiocidade ?
    3. Existe alguma lei estadual ou municipal em PR e Curitiba que obriga as empresa na realização do PMOC.

    Conto com o seu suporte.

    Atenciosamente.

    • Olá Everson,

      não encontramos essas informações. Aconselhamos que entre em contato com a ANVISA pelo telefone 0800-642-9782.

      Agradecemos o seu contato.

  • Boa Tarde.

    Minha dúvida é a seguinte, o PMOC deverá ser realizado apenas quando o sistema de climatização tiver de capacidade superior a 60.000btu/h ou quando num somatório de capacidades dos sistemas ultrapassarem os 60.000btu/h?.

    Att.

  • Prezados
    A minha dúvida é a seguinte:
    tenho um salão de festas onde será instalado, conforme cálculo da empresa de ar,
    02 aparelhos sendo cada um com 30 mil BTU’s, totalizando assim 60 mil BTU’s. Nesse caso preciso do PMOC ou simplesmente um comprovante de visita períódica de higienização dos aparelhos?

    • Olá Nelson,

      está especificado na PORTARIA Nº 3.523, que a obrigatoriedade é para sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (15.000 kcal/h = 60.000 BTU/H). Acesse aqui.

      Obrigado pelo contato.

  • GOSTARIA DE SABER SE O PMOC, DE UM GRANDE HOSPITAL , COM APROXIMADAMENTE 500 EQUIPAMENTOS DE CLIMATIZAÇÃO, PODERÁ MANTER A HIGIENIZAÇÃO OTIMIZADA DOS EQUIPAMENTOS DE CLIMATIZAÇÃO, DE ACORDO COM A PORTARIA DO M.S. Nº3.523, LEVANDO-SE EM CONTA A QUANTIDADE DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE MANUTENÇÃO, EXIGIDOS PARA O CASO?

    Engº Olavo Andrade Filho
    FORTALEZA-CE

    • Olá Olavo,

      sim, o PMOC poderá manter a higienização otimizada dos equipamentos de climatização. Um técnico capacitado deverá determinar a periodicidade da inspeção e limpeza.

      Obrigado pelo contato.

  • Temos aparelhos comuns em ambientes diferentes, porém a somatório de todos os aparelhos ultrapassam os 60000BTUS, mas não atingem 60000 em um unico ambiente. Por estarem em ambientes diferentes, mesmo assim é preciso fazer o PMOC, ou uma simples manutenção preventiva pode ser realizada?

  • Bom dia,
    Minha duvida seria na empresa que trabalho tenho 10 ar de condicionado em salas diferentes são eles:
    4 de 18,000 BTU
    3 de 12,000 BTU
    1 de 36,000 BTU
    2 de 24,000 BTU
    Total: 90,000 BTU
    A duvida seria, tenho que somar todos os ar condicionado para saber a quantidade de BTU para que possa realizar PMOC.

    Att:

    Luiz Lopes

  • Ola,
    Estou me formando no curso técnico de mecânica e estou realizando um estudo sobre o PMOC como TCC, gostaria de saber se é obrigatório o anexo de recomendações do que fazer em situações de emergências e falhas dos equipamentos de ar condicionado e se sim, quais são as recomendações?

  • Trabalho em uma empresa de ar condicionado, faço manutenção em varias farmacias.
    E uma me questionou, é obrigatório o PMOC mensal por causa da fiscalização da ANVISA.

    • Olá Marcelo.

      Este link vai te ajudar e tirar suas dúvidas. Você também pode encaminhá-lo para seus clientes, assim eles também ficam sabendo quando a limpeza e a vistoria precisam ser feitas. Também temos este outro link.

      Agradecemos seu contato.

  • Bom dia Andressa , meu nome e celso ricardo holanda
    sou profissional frigorifico a 15 anos, e hoje trabalho estou na ferroviária ok
    tenho interesse de participar do curso PMOC.

      • Olá Silvana.

        Você adquire o OK com o PMOC para cada ambiente, tendo este OK, basta você seguir as características que informou para consegui-lo. Caso haja mudança ou deseja o PMOC para outro ambiente, então deverá ser reavaliado. Ou seja, sendo aprovado, não há validade, desde que o ambiente permaneça com as características informadas.

        Obrigado pelo contato.

  • Olá sou técnico de refrigeração inscrito no Crea Paraná Curitiba e também estou disponível para assinar art para empresa que venha se interessar.

    • Olá Edson.
      Depende do CREA de cada região. Entre em contato com o CREA do seu estado para saber se você está autorizado a assinar a Anotação de Responsabilidade Técnica.
      Agradecemos o seu contato.

    • Boa tarde, Sr. Atilio

      Tenho uma empresa de climatização, porém no momento estou sem técnico registrado no crea para assinar art e pmoc, gostaria de contratar alguém para tratar desse assunto. Se puder, entre em contato comigo.

      att,
      Roger Batista
      FLOCO DE NEVE ar condicionado
      Tel: 11 98750-3540

  • A empresa onde trabalho possui 5 aparelhos de ar condicionado onde o somatório ultrapassa o 60.000 BTUH, porém os ambientes são divididos por divisórias e cada ambiente não possui o somatório de 60.000 BTUH. sendo assim necessito manter o PMOC, a minha principal dúvida é, a separação de setores por divisórias de escritório pode ser considerada outro ambiente?
    Muito Obrigado.
    Luís Felipe

    • Olá Luiz Felipe. O PMOC de aplica por empresa, e não pela divisão de ambientes. Se sua empresa atingiu a carga térmica mínima, precisará do PMOC.
      Neste post você pode conferir mais informações sobre PMOC e ART. =)

      Aconselhamos que entre em contato com o CREA de sua região para verificar os processos necessários.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • Por favor peço esclarecimentos?
    Tenho uma Farmácia de Manipulação e tenho 2 ar condicionados – 1 de janela com 7500 BTU e outro Split com 18.000 BTU. A Vigilância Sanitária Municipal (COVISA) solicitou que eu apresente o PMOC sem saber minha capacidade instalada em BTU – a legislação parece exigir para capacidades superiores a 60.000 BTU – A pergunta é. Este PMOC é feito também para capacidades inferiores a 60.000 BTU? Caso seja feito qual a periodicidade correta no meu caso? É necessário engenheiro responsável? A fiscalização pode exigir para situações onde a capacidade instalada (soma de todos os ar condicionados) é inferior a 60.000 BTU?

  • Boa tarde

    Possuo um restaurante e na cozinha temos o duto que insufla ar para a cozinha, mas não é exatamente um ar condicionado ele puxa o ar de fora do prédio para dentro sem haver refrigeração , esse maquinário também se enquadraria no PMOC

  • Boa tarde.

    Por favor, esclareçam uma dúvida: o PMOC deverá ser aplicado quando o total do sistema de climatização do imóvel superar os 60.000 BTU/h ou é por setor (tipo se um setor tiver mais de 60.000 BTU/h, faço o PMOC para ele… se o outro setor não tiver 60.000 BTU/h, não faço para este…)

    Grato.

    Angel

    • Olá Angel. Obrigado pelo seu contato. O PMOC é aplicado em estabelecimentos responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU. Não é medido por setor, mas sim numa análise geral.

  • Atualmente temos contrato do PMOC , cuja a periocidade da revisão é mensal. Considerando que cada quarto é um ambiente independente, é realmente necessário a revisão mensal? ou pode ser bimestral ou semestral?
    Favor me responder para otimizar o custo deste serviço.

    • Fernando, a execução do PMOC para residências pode ser semestral ou bimestral. A verificação mensal é mais recomendada para empresas ou ambientes de maior porte e onde haja maior circulação de pessoas.

  • Infelismente 3523/GM exige o PMOC acima de 60.000 BTU. Em Alguns estabelecimentos comerciais com cargas abaixo da mencionada só efetuam Mantenções Corretivas quando os Equipamentos entram em PANE. Não se preoculpam com a QUALIDADE do AR REFRIGERADO em um AMBIENTE FECHADO e com RISCOS de CONTAMINAÇÕES.

    • Olá José, na verdade a periodicidade das atividades fica a cargo do responsável técnico, de forma que não comprometa a qualidade do sistema.

      RE N°9 (http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2003/re/09_03_1.pdf) apresenta periodicidades sugeridas para alguns equipamentos.

      A NBR 13971, onde consta todas atividades exigidas na portaria, não apresenta as periodicidades, porém apresenta considerações que devem ser analisadas para definir a periodicidade das mesmas:

      – tipo de equipamento;
      – tempo efetivo de operação;
      – regime de operação;
      – tipo de aplicação;
      – grau de agressividade do ambiente;
      – disponibilidade da instalação;
      – fatores específicos da instalação.

      Espero que ajude!

      Att,,

      Luis