PMOC: Você sabe o que é?

PMOC-o-que-ePMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) é um plano exigido na Portaria 3.523/GM agosto de 1998, que busca garantir a qualidade do ambiente e preservar a saúde das pessoas. Ele vale para proprietários, locatários e propostos, responsáveis por sistema de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU. O não cumprimento deste plano pode render em uma multa de até R$ 200 mil.

Leia: Leankeep – Software de Manutenção Predial auxilia na elaboração do PMOC

Planos de manutenção:

De acordo com o critério recomendado pelo PMOC a verificação do estado de manutenção deve ser feita por um técnico devidamente capacitado que irá determinar a periodicidade da inspeção e limpeza. Mas para termos uma base aqui vão alguns exemplos de planos de manutenção:

Verificação semestral: é feita manutenção preventiva e corretiva duas vezes durante o ano. O plano é indicado para residências;

Verificação bimestral: é feita manutenção preventiva e corretiva a cada dois meses durante o período de um ano. É indicado para empresas, residências e escritórios;

Verificação mensal: é feita manutenção preventiva e corretiva todos os meses durante o período de um ano. Indicado para empresas.

Quem faz e como é aplicado o PMOC ?

O engenheiro irá preencher uma planilha para colher dados do estabelecimento do cliente e informações em relação à falhas, índice de sujeira e outros fatores sobre o ar condicionado contidos no PMOC.

Já o técnico fará verificação do estado geral do aparelho, do funcionamento, limpeza de filtros, painéis, e fará trocas se preciso. Caso seja necessário levar para oficina, será feito o recolhimento e devolução, a manutenção geral, a desmontagem e montagem para limpeza, limpeza geral dos dutos e grelhas de insuflamento, lubrificação do motor do ventilador, retoque de pintura se necessário, e o diagnóstico do funcionamento.

Dúvidas sobre PMOC? Utilize os comentários para questionar

Você gostou desse conteúdo?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

24 ideias sobre “PMOC: Você sabe o que é?

  1. Bom dia Andressa , meu nome e celso ricardo holanda
    sou profissional frigorifico a 15 anos, e hoje trabalho estou na ferroviária ok
    tenho interesse de participar do curso PMOC.

  2. Olá sou técnico de refrigeração inscrito no Crea Paraná Curitiba e também estou disponível para assinar art para empresa que venha se interessar.

    • Olá Edson.
      Depende do CREA de cada região. Entre em contato com o CREA do seu estado para saber se você está autorizado a assinar a Anotação de Responsabilidade Técnica.
      Agradecemos o seu contato.

  3. A empresa onde trabalho possui 5 aparelhos de ar condicionado onde o somatório ultrapassa o 60.000 BTUH, porém os ambientes são divididos por divisórias e cada ambiente não possui o somatório de 60.000 BTUH. sendo assim necessito manter o PMOC, a minha principal dúvida é, a separação de setores por divisórias de escritório pode ser considerada outro ambiente?
    Muito Obrigado.
    Luís Felipe

    • Olá Luiz Felipe. O PMOC de aplica por empresa, e não pela divisão de ambientes. Se sua empresa atingiu a carga térmica mínima, precisará do PMOC.
      Neste post você pode conferir mais informações sobre PMOC e ART. =)

      Aconselhamos que entre em contato com o CREA de sua região para verificar os processos necessários.
      Agradecemos pelo seu contato.

  4. Por favor peço esclarecimentos?
    Tenho uma Farmácia de Manipulação e tenho 2 ar condicionados – 1 de janela com 7500 BTU e outro Split com 18.000 BTU. A Vigilância Sanitária Municipal (COVISA) solicitou que eu apresente o PMOC sem saber minha capacidade instalada em BTU – a legislação parece exigir para capacidades superiores a 60.000 BTU – A pergunta é. Este PMOC é feito também para capacidades inferiores a 60.000 BTU? Caso seja feito qual a periodicidade correta no meu caso? É necessário engenheiro responsável? A fiscalização pode exigir para situações onde a capacidade instalada (soma de todos os ar condicionados) é inferior a 60.000 BTU?

  5. Boa tarde

    Possuo um restaurante e na cozinha temos o duto que insufla ar para a cozinha, mas não é exatamente um ar condicionado ele puxa o ar de fora do prédio para dentro sem haver refrigeração , esse maquinário também se enquadraria no PMOC

  6. Boa tarde.

    Por favor, esclareçam uma dúvida: o PMOC deverá ser aplicado quando o total do sistema de climatização do imóvel superar os 60.000 BTU/h ou é por setor (tipo se um setor tiver mais de 60.000 BTU/h, faço o PMOC para ele… se o outro setor não tiver 60.000 BTU/h, não faço para este…)

    Grato.

    Angel

    • Olá Angel. Obrigado pelo seu contato. O PMOC é aplicado em estabelecimentos responsáveis por sistemas de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU. Não é medido por setor, mas sim numa análise geral.

  7. Atualmente temos contrato do PMOC , cuja a periocidade da revisão é mensal. Considerando que cada quarto é um ambiente independente, é realmente necessário a revisão mensal? ou pode ser bimestral ou semestral?
    Favor me responder para otimizar o custo deste serviço.

    • Fernando, a execução do PMOC para residências pode ser semestral ou bimestral. A verificação mensal é mais recomendada para empresas ou ambientes de maior porte e onde haja maior circulação de pessoas.

  8. Infelismente 3523/GM exige o PMOC acima de 60.000 BTU. Em Alguns estabelecimentos comerciais com cargas abaixo da mencionada só efetuam Mantenções Corretivas quando os Equipamentos entram em PANE. Não se preoculpam com a QUALIDADE do AR REFRIGERADO em um AMBIENTE FECHADO e com RISCOS de CONTAMINAÇÕES.

    • Olá José, na verdade a periodicidade das atividades fica a cargo do responsável técnico, de forma que não comprometa a qualidade do sistema.

      RE N°9 (http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2003/re/09_03_1.pdf) apresenta periodicidades sugeridas para alguns equipamentos.

      A NBR 13971, onde consta todas atividades exigidas na portaria, não apresenta as periodicidades, porém apresenta considerações que devem ser analisadas para definir a periodicidade das mesmas:

      - tipo de equipamento;
      - tempo efetivo de operação;
      - regime de operação;
      - tipo de aplicação;
      - grau de agressividade do ambiente;
      - disponibilidade da instalação;
      - fatores específicos da instalação.

      Espero que ajude!

      Att,,

      Luis