[ x ] Fechar

O que é e como funciona a climatização adiabática

  • 06 de fevereiro de 2017
  • Nenhum Comentário

A climatização adiabática é o tipo de resfriamento mais antigo. Ela possui um princípio muito semelhante ao utilizado pelo organismo humano para refrescar o corpo.

Esse tipo de climatização promove a renovação do ar eliminando bactérias, fumaças e outros contaminantes do ambiente. É um tipo de tecnologia muito indicada para a indústria, onde há maior exigência de ar limpo e de um nível de umidade mais elevada.

Hoje encontramos diversas empresas que comercializam equipamentos para climatização adiabática. Segundo esses fabricantes, é um sistema que garante versatilidade e funcionalidade, pois os aparelhos podem ser instalados na parede, porta, janela, ou onde o usuário preferir. Além disso, ela absorve altas cargas térmicas com um custo operacional muito baixo.

Onde ela é aconselhada

A climatização adiabática é considerada fundamental em: estufas; casas de força; granjas de aves e suínos; escritórios; padarias; fábricas têxteis e instalações fabris. Além disso, ela é indicada também em salas de turbogeradores, de CCM’s, de CLP’s, de transformadores, de compressores, de baterias; almoxarifados, galpões, entre outros locais que necessitam de ar limpo resfriado.

Como funciona a climatização adiabática

Ela capta o ar externo que, através do sistema, passa por um processo de filtragem e resfriamento. Esse ar cede o calor para a água que irá sofrer a nebulização e evaporar, gerando um ar resfriado e hidratado (semelhante ao nosso suor).

Esse ar fresco passará por filtros e em seguida será transferido e lançado aos ambientes a serem climatizados, através de dutos e grelhas.

Algumas das vantagens que esse tipo de climatização oferece

– Pressurização do ambiente, impedindo a entrada de insetos e outros contaminantes;
– Evita problemas de alergias pois ajuda a aumentar e controlar a umidade do ar;
– Redução de odores e concentração de gases;
– Menor impacto ambiental;
– Não utilizar gases CFC e nem HCFC;
– Economia de água e energia.
Mas a maior vantagem desse tipo de sistema é que o ar lançado no ambiente será – sempre renovado.

Quando optar entre ar condicionado e climatização adiabática?

São dois sistemas diferentes, um não exclui a possibilidade do uso do outro em um mesmo ambiente. Porém, para o conforto térmico humano, o ar condicionado é o mais indicado, pois ele controla melhor a temperatura. A climatização adiabática ajuda a refrescar o ambiente, mas não substitui o ar-condicionado quando a necessidade é o conforto térmico das pessoas.

Leia mais: Qualidade do ar não é o mesmo que conforto térmico

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *