[ x ] Fechar

A importância da climatização na criação de aves no Brasil

  • 13 de agosto de 2014
  • Nenhum Comentário

Aviário climatizadoA criação de frangos no Brasil está ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, porém ainda com grande influência do mercado internacional.

Apesar da quantidade ser um fator importante, a qualidade vem se tornando a principal preocupação nos aviários. Hoje em dia, o conforto térmico das aves, é grande prioridade, e para isso, muitos produtores estão investindo em climatização dos galpões. O que diminui os resultados negativos causados pelo estresse nas constantes mudanças de temperatura no país.

As grandes empresas acreditam que os animais são afetados negativamente quando expostos ao clima de duas formas: De forma direta, através da temperatura, seja ela alta ou baixa, pela radiação solar, umidade relativa do ar e a velocidade do vento. E de forma indireta, por conta da formação de gazes no ambiente, como amônia e Co². Isso pode causar o surgimento de parasitas e até mesmo doenças infecto contagiosas.

A climatização melhora a qualidade do ar para as aves, e a ventilação retira os detritos, renovando o ar constantemente.
Por isso, o controle da temperatura é fator de extrema importância, vital para melhor aproveitamento dos lotes.

Investimento

A implantação do sistema de climatização em um aviário com capacidade para 5 mil aves, por exemplo, custa em torno de R$60 mil reais. E para facilitar, o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar do Governo Federal) criou o programa “Mais Alimentos”, que incentiva a modernização do meio rural, através de uma linha de crédito.

O investimento é alto, porém é uma garantia de retorno, pois as cooperativas não integram produtores que não possuam ambiente climatizado. Além disso, a criação de frangos em ambientes com a temperatura, umidade e renovação do ar controlada, é garantia de lucro, pois é possível reduzir as perdas, produzir com mais qualidade, não alterando a nutrição e sanidade das aves.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *