[ x ] Fechar

Gotejamento na área externa

  • 22 de março de 2012
  • 8 Comentários

gotaAr-condicionado instalado e funcionado corretamente é sinônimo de conforto e frescor. Porém, dores de cabeça podem surgir se alguns pontos externos não forem analisados periodicamente. O gotejamento de ar condicionado nas vias externas, por exemplo, é um assunto que gera muita discussão, pois não existem exigências nacionais em relação à água que cai do aparelho. Tudo o que encontramos são leis municipais que tentam organizar a situação.

Em Porto Alegre e Rio de Janeiro, o gotejamento de água nas vias públicas é passível de multa. Ou seja, nos modelos janela, expostos às áreas externas, é obrigatória a instalação de uma bandeja coletora. O material deve ser em forma de calha para impedir que a água caia na via pública.  ar-condicionado instalado

No Rio de Janeiro, a multa inicial é de R$150,00 – se o problema persistir após 30 dias, as penas são diárias no valor de R$50,00. Já na capital gaúcha a situação é de descaso. Por falta de interesse dos condomínios, a fiscalização é falha.

Com a popularização dos splits o gotejamento tende a diminuir, pois estes modelos já possuem um caninho de silicone para escorrer a água. Mas eles também podem gerar as gotas indesejadas caso o dreno não seja direcionado corretamente na instalação. Entretanto, a água acumulada pelos modelos janela pode danificar a estrutura de marquises, ou então criar limo nas calçadas, trazendo perigos aos pedestres, por isso a importância de verificar a parte externa do equipamento.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Ideias sobre "Gotejamento na área externa"

  • Moro em um condomínio e o ar condicionado do vizinho me incomoda muito com o gotejamento em cima do meu toldo. Já falei c/o morador, c/a síndica e já escrevi no livro próprio p/reclamações, mas sem solução p/o meu problema até hoje.
    Gostaria de saber se existe lei que me ajude solucionar este problema e onde procurar os meus direitos?

    • Olá Telma,

      existe as leis do condomínio. O ideal é conversar e entrar em um acordo com o síndico e com o dono do aparelho, para que ele tome as providências.

      Obrigado pelo contato.

      • Já conversei c/a síndica e já enviei uma carta ao morador, mas não tomam providências, por isso escrevi p/saber se tem um outro lugar que possa reclamar. Não quero entrar c/ação p/ganhar dinheiro, quero só dormir em paz!

        • Olá Telma,

          em algumas cidades como Porto Alegre e Rio de Janeiro, o gotejamento de água nas vias públicas é passível de multa. Mas essas leis são municipais. O ideal é você ver com a prefeitura da sua cidade.

          Obrigado pelo contato.

  • o que fazer para aproveitar este gotejamento?
    qual volume de agua gerado para um periodo de 8 horas media de funcionamento equipameto de 12.000 btus??

  • O maior problema nesta areá é a falta de projetos e a execução dos serviços por pessoas não qualificadas, porque a maioria dos proprietário procuram os curiosos sem o menor conhecimento técnico. Principalmente aqui no Nordeste onde um simples ajudante se acha qualificado para fazer um Projeto de Climatização, ou muitas das vezes modificam Projetos já elaborados, sem a menor responsabilidade com as consequências que certamente irão ocorrer. Com isto costuma-se dizer: o barato sai caro…!