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Está calor e você entra no carro. Qual a primeira coisa a se fazer para aliviar o suor? Contar com o amigo de todas as horas: ligar o ar-condicionado. Mas você já parou para pensar se sabe usar o sistema de climatização corretamente em todas as situações?
São diferentes funções muito úteis no dia a dia e com algumas dicas você consegue inclusive economizar combustível. Veja a seguir as principais dúvidas para aproveitar o máximo ao usar o ar-condicionado do automóvel.

Devo desligar o ar-condicionado antes de dar a partida?

Antigamente, sim, porém nos carros lançados mais recentemente isso não é mais necessário. Isso acontece pois o compressor do ar-condicionado liga somente quando a rotação do veículo estabiliza após a partida.

Preciso desligar o ar-condicionado antes de parar o carro?

Sim, mas é adequado fazer isso para não acumular umidade – que causa mau cheiro -, sendo ainda mais eficiente ligar o ar quente por alguns minutos antes de desligar o motor. “Na realidade o que ajuda a evitar o acúmulo de umidade no sistema é acionar o ar-condicionado na temperatura quente um pouco antes de desligar o veículo. Somente desligar um pouco antes não traz nenhum benefício real”, explica Adriano Valverde, gerente técnico do segmento.

sol-carro-ar-condicionadoDeixei o carro no sol, e agora?

O ideal é abrir as janelas e ligar apenas a ventilação por alguns segundos com os difusores voltados para os pés. Isso ajudará a eliminar o ar quente do interior e faz a temperatura atingir um nível de conforto mais rapidamente. Especialistas recomendam fazer esse processo com o ar-condicionado ligado no máximo frio para que o ar gelado empurre o ar quente para fora rapidamente. Ao ligar o ar-condicionado com a temperatura mais amena, você estará poupando combustível.

Qual a temperatura mínima?

Em geral, a temperatura mais baixa é em torno de 16º C, seja em sistemas analógicos ou digitais.

Por que devo ligar o ar-condicionado no inverno?

Os fabricantes recomendam ligá-lo pelo menos uma vez por semana para evitar o ressecamento das mangueiras.

O ar quente funciona junto com o ar-condicionado?

Você pode usar só a ventilação com ar quente ou ainda ligar o ar-condicionado e regular no seletor uma temperatura maior. A vantagem nesse caso é que o ar ficará quente e seco, uma vez que o ar-condicionado remove a umidade. Desse modo, o conforto térmico fica muito melhor, ao contrário de quando somente é acionado o ar quente que vem úmido e acaba gerando aquela sensação de calor com suor.

Mas você também pode e deve usar o seletor com o ar-condicionado para regular a temperatura de acordo com o seu gosto. Não precisa usar sempre no modo mais frio, nem deve ficar ligando e desligando quando sentir frio. O indicado é ajustar a temperatura que agradar.

Leia também: A história do ar-condicionado automotivo

desembaçar-vidro-ar-condicionadoÉ melhor usar o ar-condicionado para desembaçar os vidros na chuva?

Sim, o ideal é ligar o ar, que remove a umidade do interior. Profissionais afirmam que, quando os vidros embaçam por dentro, é um problema de condensação da água sob o vidro. Isso significa que o interior do carro está a uma temperatura maior que a externa e a umidade do ar no interior do veículo é alta. Se você ligar o ar-condicionado, a temperatura do interior do veículo diminui e ele também promove a redução na umidade do ar, o que diminui o embaçamento. Mas aí você fica com frio? Nada de ficar ligando e desligando o ar-condicionado. Use a regulagem e selecione uma temperatura mais adequada.

Posso usar só a recirculação?

Não. “O modo recirculação para de pegar o ar externo e insuflar para o interior da cabine, fazendo recircular o ar interno”, explica o prof. Roberto Bortolussi, do departamento de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI. Isso aumenta a eficiência e pode reduzir o consumo, mas não é recomendado usá-lo por muito tempo, já que o ar fica muito seco, causando problemas respiratórios e ressecamento dos olhos.

Além disso, sem a troca do ar interno, poderá haver acúmulo de gás carbônico, reduzindo a capacidade de concentração. “O ser humano, quando expira, libera gás carbônico (dióxido de carbono). Esse gás tende a permanecer no local e gera sono, afetando a capacidade de concentração e dificultando a tomada de decisões. A abertura do sistema de circulação faz com que aconteça a troca do ar, reduzindo o risco de alta concentração de gás carbônico dentro do veículo”, alerta Valverde.

ar-dual-zoneNo ar dual zone, como funciona quando regulo temperaturas diferentes de cada lado?

Como os difusores são independentes, eles entregam a temperatura selecionada de cada lado. “No caso da ‘temperatura sentida’ pelo ocupante, ela vai ser muito próxima da selecionada, enquanto a temperatura ambiente vai ser basicamente a média das temperaturas”, explica Valverde. E isso vale também para sistemas com três ou quatro zonas.

Em carros com Start/Stop, o ar-condicionado é desligado quando o motor desliga?

Sim. “Somente o sistema de ventilação fica funcionando, mas conforme a temperatura selecionada no painel, o veículo volta a funcionar para conforto dos ocupantes caso a temperatura interna se eleve rapidamente”, diz Valverde. “As estratégias das montadoras variam quanto ao tempo em que o ar-condicionado fica desligado e quando ele deve ser religado para não afetar o conforto dos ocupantes”, completa Bortolussi. Por isso, fique tranquilo que ele religa sozinho para ajustar a temperatura.

O modo Eco reduz a potência do ar-condicionado?

Não necessariamente, em alguns modelos há uma otimização do ar-condicionado para gerar o mínimo consumo. “Na maior parte dos veículos equipados com sistema Eco, o compressor deixa de funcionar quando este modo é ativado, reduzindo assim em 100% a capacidade do ar-condicionado e deixando ativa apenas a ventilação para o esfriamento do ar. Já no caso do ar quente, o funcionamento continua próximo de sua capacidade”, afirma Valverde.

Se precisar de mais força no motor, posso desligar o ar-condicionado?

Pode, porque o compressor usa força do motor, reduzindo o que vai para as rodas. “Com o ar-condicionado desligado você deixa de consumir potência do motor para girar o compressor, passando a ter mais potência disponível para a tração do carro”, diz Bortolussi. Por isso, ao desligar o ar-condicionado, você poderá sim notar um ganho imediato, especialmente em modelos com motores menores.

filtro-ar-condicionado-cabineDe quanto em quanto tempo tenho que trocar o filtro de cabine?

Ele deve ser trocado em média uma vez por ano. Mas o prazo é menor se o veículo rodar muito por estradas de terra ou áreas com muita poluição. Consulte sempre o manual do proprietário.

Preciso verificar ou repor o gás?

O sistema é blindado, por isso, se notar perda de potência no ar-condicionado, procure um mecânico e verifique se há vazamento. Esse é o único caso em que o gás precisa ser reposto.

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Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de iCarros.