[ x ] Fechar

Conheça os tipos de ar-condicionado veicular

  • 01 de outubro de 2013
  • 5 Comentários

Conheça os tipos de ar-condicionado veicularUma das piores sensações relacionadas a automóveis é de estar no seu carro em um dia com calor extremo, trancado naquele congestionamento enorme, mas apenas baixar os vidros não é o suficiente para refrescar o interior do veículo. Nas épocas mais frias do ano fechar todos os vidros e esconder-se do frio também não é a melhor situação.

Exemplos como esses têm cada vez mais se tornado problemas do passado. Hoje, o ar-condicionado veicular é item quase obrigatório para o conforto dos ocupantes do veículo.

A própria inserção do ar automotivo vem passando por mudanças. O básico ato de girar o botão do aparelho também está perdendo espaço para novos sistemas digitais cheios de tecnologia. Atualmente existem quatro tipos de ar-condicionado veicular:

AnalógicoAr-condicionado veicular analógico
É o modelo mais conhecido. O sistema de escolha de temperatura é manual, através dos botões rotatórios que rumam à parte azul (frio) ou vermelha (quente), assim como o botão de números que apontará a intensidade que o aparelho precisará trabalhar. O usuário escolhe a temperatura em modelo de escala, não uma temperatura precisa com os graus desejados. É definida a velocidade do ventilador e preciso operar a circulação quando necessário.Ar condicionado veiculr analógico automático

Analógico com controle automático
Este modelo evitar ficar mudando a temperatura todo tempo. É analógico, porém com controle automático da temperatura. Os botões continuam giratórios, mas com esta funcionalidade extra é possível que o sistema se ajuste conforme à necessidade.

Digital
Como o nome já diz, o aparelho é totalmente digital, onde o usuário controla apenasAr Condicionado veicular digital por botões, com todas as informações em uma tela. Alguns modelos contam com tela touch, sistema que é sensível ao toque. Ser digital, no entanto, não significa manter a temperatura constante, porque o fluxo de ar e a temperatura são constantes. Ele garante maior precisão na escolha da temperatura.

Digital automático
Ele é semelhante ao digital normal, mas possuí sensores e consegue manter aAr condicionado veicular digital automático temperatura escolhida dentro do veículo, dando mais precisão ao desejo dos passageiros e evitando que o usuário tenha que ajustar a todo o momento. No botão “AUTO”, por exemplo, o aparelho decide a velocidade do ventilador e a direção que o vento deve seguir além de abrir e fechar a circulação de ar, com o objetivo de alcançar a temperatura escolhida pelo usuário.

O modelo digital automático vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, vindo de fábrica em veículos mais desenvolvidos e agregando valor aos automóveis.

Zonas (pontos de insuflamento)
As zonas ou pontos de insuflamento estão relacionados com temperatura, quantidade de saídas e a formas com que o ar circula pelo veículo.  A maioria dos automóveis conta com o ar-condicionado “normal”, de uma zona. Isso quer dizer que existe uma temperatura e fluxo de ar único no interior do veículo.

Duas zonas são aqueles onde motorista e carona podem escolher sua própria temperatura e direcionamentos distintos.

Aparelhos de três zonas possuem sua temperatura extra e independente para o banco traseiro.

Quatro zonas são executadas em carros mais luxuosos, onde cada lugar do veículo regula independentemente sua temperatura e insuflamento, isto compreende uma saída atrás do motorista e uma atrás do carona.

Dicas
Para um rendimento perfeito do ar-condicionado veicular, é necessário manter as tubulações do ar sempre limpas, assim como as manutenções do filtro, gás e saídas de ar devem ser verificados periodicamente. Além disso, mesmo sem necessidade, é necessário ligar o AC do automóvel ao menos uma vez por semana para evitar os ressecamentos da tubulação.

Para mais informações sobre ar-condicionados em geral, confira nossa postagem Tipos de aparelhos.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Ideias sobre "Conheça os tipos de ar-condicionado veicular"