Ar Dual ZoneO ar-condicionado dual zone ou bi-zone é um sistema que permite manter duas temperaturas diferentes ao mesmo tempo no interior do veículo, sem que uma possa interferir na outra. O dispositivo é instalado em diversos modelos e marcas de automóveis, incluindo os modelos compactos.

Ele possui uma unidade central, saídas individuais de ar e controles para a parte da frente e para a parte de trás do automóvel. O dual zone possui uma tubulação mais longa, para que o ar refrigerado seja entregue aos passageiros de trás com a temperatura desejada, ou seja, mais ou menos frio do que na frente.

Mesmo tendo uma tecnologia mais avançada que os sistemas de ar condicionado automotivos tradicionais, ele não consome mais combustível. Ele possui mais peças, mas o compressor geral é único, e as diferentes temperaturas são obtidas com a regulagem feita em cada saída de ar, que mistura o ar frio com o ar quente externo.

Como funciona
Dual ZoneSão instalados um ou dois sensores no habitáculo do veículo para determinar como está a temperatura e clima interior. Os sensores passam a informação ao sistema e o controlador determina a quantidade de calor que deverá se misturar ao ar frio.

Ou seja, o controlador calcula as duas cargas de calor que deverá entregar para cada ambiente do automóvel, pois os fluxos de ar poderão ter temperaturas diferentes, conforme explicado anteriormente. E as Dual Zone ar automotivoválvulas de posição e saídas de ar, começam a ser controladas, de forma independente, da frente para trás ou de um lado para o outro.

Existem também, sistemas de três ou quatro zonas, que podem multiplicar os controles de aquecimento, ventilação e ar condicionado. Nesse caso, o fluxo de ar constante se sobressai no ambiente, distribuindo temperaturas diferentes em cada parte, mesmo que uma das posições seja apenas a extensão do motorista.

Redação do Portal WebArCondicionado.