Exposição prolongada no ar-condicionado pode causar mau hálitoMesmo que o ar-condicionado seja um forte aliado contra o calor e nos proporcione maior conforto em casa, no trabalho, no carro ou em qualquer lugar, não podemos deixar de lado e esquecer alguns problemas que uma exposição prolongada pode nos causar.

O mau hálito, também chamado de halitose, é um problema que preocupa a humanidade há mais de três mil anos. Não é uma doença, mas significa que há algo de errado no organismo. Existem diversas causas para o mal hálito, e infelizmente, o ar-condicionado é uma delas.

Estudos mostram que aproximadamente 90% dos casos de halitose têm origem na boca. O ressecamento é um deles. E é aí que entra o ar-condicionado na história. O ar-condicionado retira a umidade do ambiente, e consequentemente, os indivíduos expostos por tempo prolongado sofrem os efeitos com o ressecamento das vias aéreas. O ressecamento da boca diminui a produção de saliva, que é uma das causas do mau hálito.

Outros problemas que causam mau hálito
– Falta de cuidado ou má conservação dos dentes;
– Inflamação da gengiva;
– Dormir com a boca aberta;
– Consumo excessivo de álcool;
– Infecções como amigdalites e sinusites;
– Presença de saburra lingual (placa bacteriana esbranquiçadas, amarelada ou amarronzada que se forma sobre a língua);
– Jejum prolongado;
– Estresse;
– Uso excessivo de medicamentos;
– Tabaco.

Curiosidade
Muitas pessoas se preocupam exageradamente com o seu hálito, e até 25% das pessoas que procuram atendimento médico por isso, na realidade, não têm o problema. Enquanto grande parte das pessoas que têm, não buscam tratamento por não suspeitarem. O mau hálito atinge mais de 40% da população, mas a maioria das pessoas que têm, não sente por conta da fadiga olfatória, que é quando o nariz se acostuma com o cheiro.

Redação do Portal WebArCondicionado.
Compartilhar: