[ x ] Fechar

Cuidado com a Legionella: Bactéria que pode se alojar no ar condicionado

  • 05 de agosto de 2014
  • 2 Comentários

Cuidado com a Legionella: Bactéria que pode se alojar no ar condicionadoSabemos que a sujeira dos aparelhos de ar condicionado pode causar vários problemas de saúde para quem fica exposto a ele. Já falamos algumas vezes aqui sobre a Síndrome do Edifício Doente e sobre os riscos de desenvolver problemas respiratórios por conta do ar sujo. Mas você já ouviu falar na Doença do Legionário? É uma infecção respiratória aguda causada pela bactéria legionella, que provoca sérios problemas no aparelho respiratório, como a febre pontiac e pneumonia, podendo causar insuficiência pulmonar e levar o indivíduo à morte.

O que o meu ar condicionado tem a ver com isso?
A bactéria legionella tem como habitat natural a água doce. E a infecção ocorre principalmente na inalação de vapor, gotículas de água ou neblina contaminada, oriundas principalmente de chuveiros domésticos, torres de resfriamento, condensadores evaporativos e bandejas de gotejamento de condensado.

Ela foi descoberta em 1976 na Filadélfia, em um encontro de Legionários, onde 34 participantes faleceram e 221 contraíram uma pneumonia grave. Por isso foi dado o nome de “Doença do Legionário”.

Posteriormente foi constatado que o agente causador da doença havia se desenvolvido nos dutos do sistema de climatização do hotel onde ocorreu a convenção.

bactéria legionellaComo prevenir que a bactéria se aloje nos sistemas de ar condicionado?
Para prevenir o desenvolvimento dessa bactéria, deve-se realizar periodicamente a limpeza e manutenção adequada dos dutos dos sistemas de climatização de edifícios como hotéis e outros grandes prédios públicos.

Caso se confirme a contaminação de um indivíduo, a esterilização dos equipamentos, evitando assim o desenvolvimento de colônias de legionella, deve ser imediata.

Existe fiscalização para prevenir a contaminação?
Em 1998, após a morte do ministro das comunicações, Sérgio Motta, por infecção pulmonar contraída pela contaminação da bactéria legionella, o Ministério da Saúde passou a exigir a higienização mensal dos aparelhos ar condicionado. Durante a Copa do Mundo, 25 hotéis recomendados pela FIFA, em São Paulo, foram reprovados pela Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), por estarem sujos e com bactérias.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Cuidado com a Legionella: Bactéria que pode se alojar no ar condicionado"