[ x ] Fechar

CREA: Entenda o que é e qual sua relação com o Setor de Ar Condicionado

  • 22 de março de 2018
  • 1 Comentário

Crea-o-que-éVocê sabe o que é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA)? Trata-se de uma entidade que existe em diversos estados e é ligada ao Confea, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Esse último existe desde 1933, e foi criado para regulamentar a parte profissional e técnica dessas profissões.

Mas além delas, o Confea também representa os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas especializações. Segundo a entidade, são centenas de títulos profissionais e mais de um milhão de pessoas registradas no Conselho Federal, que é a instância máxima à qual um profissional dessas áreas pode recorrer no que diz respeito à regulamentação do seu exercício de trabalho.

Os CREA, portanto, são os braços regionais do Confea. Cada sede do CREA é um órgão de fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior.

Para que existem os CREA

 Os CREA existem para garantir que somente profissionais tecnicamente habilitados sejam responsáveis por serviços ou obras dentro das áreas regulamentadas pelo Conselho. Ou seja, é um órgão responsável por registrar os profissionais e as empresas, por fiscalizar se esses estão preenchendo o mercado de trabalho e se a população está sendo atendida por profissionais habilitados.

Além de autorizar a atuação das empresas e dos profissionais através do seu registro, os CREA também mantêm um acervo técnico desses cadastros, criando um histórico de todas as obras e serviços realizados por cada empresa ou profissional. Através de Inspetorias, os CREA também fiscalizam para que somente profissionais tecnicamente habilitados sejam contratados por obras e serviços da área regulamentada. E por fim,os Conselhos Regionais também fazem o registro do ART, a Anotação de Responsabilidade Técnica, que é um documento que especifica as responsabilidades do profissional quanto aos trabalhos executados.

ART para serviços de ar-condicionado

Lembrando que a ART deve ser assinada por um Engenheiro responsável pelos serviços prestados. No caso de PMOC, por exemplo, com a nova lei estabelecida, os profissionais técnicos de ar-condicionado podem prestar assistência técnica e assessoria no estudo, pesquisa e coleta de dados, execução de ensaios, aplicação de normas técnicas e regulagem de aparelhos e instrumentos concernentes aos serviços de fiscalização de qualidade do ar nos ambientes climatizados. No entanto, a ART é de responsabilidade dos Engenheiros.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "CREA: Entenda o que é e qual sua relação com o Setor de Ar Condicionado"