[ x ] Fechar

Conheça o Chiller, o equipamento dos grandes projetos de climatização

  • 09 de setembro de 2014
  • 13 Comentários

Os chillers são, basicamente, resfriadores de água. A água gelada produzida por eles é utilizada com o objetivo de arrefecer (resfriar) o ar, produtos ou equipamentos conforme a necessidade. Esses equipamentos passaram por uma mudança em sua nomenclatura nos últimos anos no Brasil. O que antigamente poderia ser apenas o equipamento de Unidade de Água Gelada, hoje é o famoso chiller.

O sistema é indicado para eventos, indústrias alimentícias e farmacêuticas, projetos do governo, hospitais, logística, aeroportos, estações de metrô, pistas de patinação no gelo, equipamentos de telecomunicações e refrigeração em geral.

Partindo para uma abordagem teórica, trata-se de uma unidade exterior à qual podem ser interligadas diversas unidades interiores, gerando a capacidade de resfriamento da água, que é o fluído utilizado como meio de transporte do calor ou frio para cada divisão da sua moradia. Os chillers são muito usados nos sistemas VRV’s.

Funcionamento
O funcionamento parte através do compressor, quando a pressão no seu lado superior e a sucção no inferior fazem com que o líquido refrigerante flua do receptor para a válvula de expansão. Esta válvula introduz o refrigerante no evaporador – como gás – onde esse troca calor com a água que passa pela serpentina. O refrigerante sai do evaporador e entra no compressor como um gás frio a baixa pressão e sai como um gás aquecido a alta pressão, passando, em seguida, pelo condensador, onde é resfriado pela água de condensação até se condensar, retornando ao receptor como líquido. No fim do processo, a água de condensação é bombeada para a torre de resfriamento.

Características e vantagens
Os chillers têm a potência medida em toneladas de refrigeração (TR), com os mais usuais variando de 5 a 5.000TR e sendo capazes de trabalhar com uma grande variação de temperatura, podendo até ser negativa quando utilizados aditivos. Cada TR equivale à 12.000 BTUs.

Os equipamentos são muito flexíveis quanto à instalação, mas são de grande porte e necessitam de transporte especializado. Sua estrutura é feita de chapa de aço quimicamente tratada, pintura eletrostática com pó epóxi e peças internas de chapa de aço galvanizada.

Uma das grandes vantagens dos chillers é que, apesar de funcionar à eletricidade, o seu consumo é extremamente baixo; gerando um ótimo custo-benefício. Além disso, os aparelhos são eficientes e possuem grande durabilidade.

Marcas e preços
Empresas de refrigeração como Carrier, Trane, Hitachi, Komeco, York e Daikin constituem as principais marcas que oferecem diversos modelos de chiller. Os produtos contam com uma alta tecnologia, proporcionando desempenho e segurança do ponto de vista econômico e ecológico. Os preços estão frequentemente entre R$ 3.000,00 e R$ 400.000,00, fora a instalação, de acordo com os modelos disponíveis no mercado.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Ideias sobre "Conheça o Chiller, o equipamento dos grandes projetos de climatização"

  • PRECISO TER UMA IDEIA APROXIMADA DE QUANTAS ( TR ) PRECISO PARA FUNCIONAR UMA PISTA DE GELO DE APROXIMADAMENTE 12 X 18 Mts. FICO GRATO POR QUALQUER AJUDA. SE TIVER ALGUEM QUE POSSA FAZER ALGUM COMENTARIO POSITIVO EU AGRADEÇO ENTRE EM COMTATO CONMIGO TELF. 062 – 99976-2898 OBRIGADO.

  • para uma pista de gelo, de 12 x 18 m preciso ter uma noçao potencia e capacidade , com relaçao ao chiller e o compressor , pergunto vcs tem alguma coisa coisa relacionada ao conjunto , (chiller e compressor) ou com quem posso ter uma informaçao mais precisa sobre isso . qualquer resposta vinda de vcs fico de ante-mao muito grato. obrigado.

  • Boa tarde meu nome é Nábila e eu gostaria de obter algumas informações sobre o chiller para implantar em uma clínica oncológica, este estabelecimento tem um subsolo, o térreo e 1° pavimento acima:

    * Como é feita a instalação?
    * Qual o tamanho deste equipamento e o espaço que ela vai ocupar?
    * Qual a melhor locação para o chiller?
    * Pode ficar no subsolo, térreo? Onde é o melhor local para sua implantação?
    * Como é feita a ligação do equipamento com a edificação?
    * O pavimento térreo 1.202,00 m² e o 1°pavimento também tem 1.202,00 m², totalizando em uma área total de 2.404,00 m².

    • Olá Nábila,

      isso vai depender muito do local, do fabricante e do tipo, aconselhamos que veja diretamente com a empresa que você escolher. Indicamos Carrier, Trane, Hitachi, Komeco, York ou Daikin.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia.
    Estou constantemente em pesquisas de projetos de atuação de desenvolvimento de produtos para usinagem de peças usinadas para compor ar condicionados, seja ambiente ou automotivos. Somos fabricantes de ferramentas especiais para usinagem de produtos como conexões de ar e demais produtos. Estamos à disposição para atendê-los com uma parceria certificada ISO9001:2008. Nossos contatos estão no site para comunicação.
    Grato pela atenção.

  • Bom dia a todos. Meus caros a condensação do fluido também pode ser feita em um condensador com condensação a ar, e,o fluido sai do evaporador superaquecido mais a baixa pressão e temperatura.