Redação WebArCondicionado

A energia solar vem se consolidando cada vez mais como uma ótima fonte de energia para a substituição da energia elétrica. Além da economia, a contribuição com o meio ambiente também é um ponto positivo. Em crescimento na Europa, a utilização da energia solar para o funcionamento de chillers de absorção vem ganhando força e, ao que tudo indica, deverá ser uma tendência mundial em breve.

Leia também: Ar-Condicionado Chiller: O que é e Como Funciona esse Sistema?

Chiller de absorção e a energia solar

O chiller de absorção é movido pela energia do calor absorvido, diferente do chiller mais conhecido, de compressão a vapor.

Os coletores de energia solar utilizados para o funcionamento do chiller de absorção é semelhante aos convencionais, porém, o calor é direcionado para o chiller, que a partir daí pode funcionar sem a necessidade de energia elétrica.

O fato de um chiller de absorção necessitar de temperaturas muito elevadas para o acionamento, é um ponto negativo, mas que empresas ao redor do planeta vem trabalhando para mudar esse cenário. Deve ser colocado na balança os pontos positivos que ele traz, como a economia, a energia limpa e avaliar o quanto pode ser vantajoso.

Leia mais: 5 Tipos de Ar-Condicionado Chiller: Conheça as Diferenças

Chiller, energia solar e redução de custos

A tecnologia de utilização de energia solar pode ser considerada relativamente nova no Brasil, mas ao redor do mundo já existe há cerca de 20 anos. O processo de utilização nos chillers de absorção foi o primeiro de refrigeração no mundo e demonstrou resultados satisfatórios.

Reduzir custos em grandes empreendimentos, como edifícios, hotéis, shoppings e aeroportos, por exemplo, é algo que impacta muito economicamente as empresas. Pensando nessa economia, algumas optam por ampliar a utilização solar que, além de climatizar os ambientes com o chiller de absorção, também pode produzir energia para toda a rede do empreendimento.

Leia também: Novo Chiller trabalha com tecnologia solar avançada

A utilização da energia solar em chiller tem angariado cada vez mais profissionais interessados a desenvolverem-se por esse caminho. A Abrava já disponibilizou alguns cursos sobre o tema e esse parece ser um mercado em expansão nos próximos anos.

Comente abaixo o que você acha dessa tecnologia. Queremos saber sua opinião.