[ x ] Fechar

Como descobrir se o compressor do ar-condicionado está com problemas

  • 27 de março de 2017
  • 20 Comentários

O compressor é uma das peças fundamentais do ar-condicionado. E como ele fica localizado na parte externa do ambiente, dentro da condensadora, é mais difícil para o usuário identificar quando os problemas começam a aparecer.

O compressor estragado faz com que a evaporadora comece a liberar ar quente ao invés de ar frio, o ar-condicionado para de gelar, as contas de energia elétrica aumentam, entre outras coisas. Então o cliente liga e diz “meu ar-condicionado está com problemas”.

E muita gente acha que, quando o ar-condicionado para de funcionar, é por falta de gás. Bom, na maior parte das vezes, até é mesmo. Porém a falta de gás, ou mesmo o excesso, podem resultar em problemas maiores no compressor, se não forem resolvidos imediatamente. Por isso, apenas repor o gás não adianta.

Como saber se o problema é no compressor

Principalmente se você é iniciante no setor, quando vai até um cliente que solicitou assistência técnica, é comum surgirem algumas dúvidas referente a origem do problema no ar-condicionado. Mesmo que a primeira impressão seja de que o problema é no compressor, antes é preciso realizar alguns procedimentos.

Para isso é necessário verificar a capacitância. Ela não pode estar abaixo do nominal. Além disso, é preciso realizar testes básicos para descobrir a tensão e a corrente. E os equipamentos utilizados para esses testes são um multímetro ou um alicate de amperímetro.

Se você detectar que a capacitância está ok, a tensão estiver menor do que o padrão do local e a corrente maior que a nominal, então o problema é mesmo no compressor do equipamento de ar condicionado.

O compressor está com alguma falha se o cliente relatar algum desses problemas

– Sua conta de luz aumentou muito;

– O ar-condicionado parou de gelar o ambiente;

– O ar começou a sair quente da evaporadora ao invés de frio;

– A condensadora começou a fazer mais barulho do que o habitual.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 Ideias sobre "Como descobrir se o compressor do ar-condicionado está com problemas"

  • Ola,
    Se possivel gostaria de tirar uma duvida.
    Solicitei para uma empresa a limpeza e manutensao de 5 equipamentos de 7.000 BTU em minha casa.
    Um deles estava refrigerando pouco e os outros estavam OK.
    Todos foram limpos.
    Ao final foi feita a medicao da pressao dos gases.
    Deram um valor entre 65 e 70 libras.
    Foi-me dito que nao havia vazamento, mas a pressao estava alta (ideal 58) e seria necessario equalizar as pressoes e trocar o gas.
    Fiquei curioso. Fui procurar informacoes sobre se e necessario trocar o gas quando a pressao esta mais alta.
    Gostaria da sua orientacao a esse respeito.
    Cordialmente,
    Luiz Claudio

    • Olá, Luiz.

      Aconselhamos que você consulte outros profissionais qualificados para ter uma melhor orientação. Para isso você pode compartilhar seu questionamento em nosso Fórum do Ar Condicionado, pois lá há milhares de profissionais trocando ideias e ajudando uns aos outros 😉

  • POSSUO UM CONSUL DE JANELA DE 10.000 BTUS E NÃO CONSIGO GELAR NA TEMPERATURA DE 22 GRAUS. O QUARTO PEGA SOL A PARTE DA TARDE E FICA COM AS CORTINAS – TAPA SOL FECHADAS. O QUE DEVO FAZER

    • Olá, Marcos.

      O aparelho não gela somente nessa temperatura? Geralmente quando o aparelho não gela pode ser algum problema no compressor, falta ou vazamento de gás, falha no sensor de temperatura ou, até mesmo, filtros sujos. No seu caso aconselhamos que você contate um profissional técnico para olhar o ar-condicionado e analisar o que está acontecendo, pois assim à distância fica complicado apontar algo específico sem verificar o aparelho. Você pode encontrar indicações de profissionais em nosso Banco Nacional de Instaladores 😀

  • Olá, boa tarde.
    Gostaria muito que me tirasse uma dúvida.
    Meu ar condicionado funciona muito bem quando o tempo está frio.
    Mas quando está calor, ou seja, quando chega o verão ele começa a dar problemas,
    ele gela um pouquinho e volta a ventilar, e faz um barulho quando para de gelar.
    e nisso o ambiente não refresca.
    Então só volta a gelar de novo lá pras 5:00 hrs da manhã, quando o tempo está mais fresco.
    Aí deixo minha pergunta. O que pode estar acontecendo com meu ar condicionado?

    Obrigado. Aguardo.

  • Ola. Me mudei para um apartamento onde o motor do ar fica a 8metros do quarto…..o tec instalou ficou gelando e depois parou ele me informou q foi o compressor mas porq funcionou antes? E tal fiquei meio suspeito sobre isso

    • Olá Kaue,

      pode ser que tenha ocorrido uma falha na instalação, que gerou um pequeno vazamento de gás. Quando isso ocorre, o aparelho funciona por um tempo (enquanto o gás está vazando aos poucos) e depois para. Mas não temos como afirmar que seja isso assim a distância. Se precisar de ajuda para encontrar outros profissionais próximos de você acesse nosso Banco Nacional de Instaladores e Assistências.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia! tenho ar condicionado split 9.000btu, ele está desligando condensadora antes de atingir a temperatura selecionada. EX: ao ligar seleciono temperatura 20 ou 23 graus, começa gelar e após tempo desliga condensadora depois liga novamente. porém se sente que o ambiente não está naquela temperatura quando a maquina desliga a condensadora.

  • Olá liguei meu ar condicionado depoia de uns 3-4 meses sem uso, e quando liga o compressor ele esta fazendo um barulho muito alto, isso é normal na primeira vez que liga depois de um tempo sem usar?

    • Olá Milton,

      somos um site comparador de preços de ar-condicionado e temos este blog onde escrevemos conteúdo sobre climatização. Não realizamos serviços.

      Obrigado pelo contato.

  • bom dia. otima informaçao esta. pessoal preciso de placa da evaporadora do ar split TCL 9000btus 127v . alguem tem ou sabe onde consigo ? grato aguardo retorno