Por Diogo Penha*

 

evolução-ar-condicionado-instalação

Alguns anos atrás, a grande maioria dos equipamentos de ar condicionado era o tipo Janela, ou seja, esse que conhecemos como “quadrado”. Esse equipamento, além de ter um peso muito grande, proporciona um consumo de energia muito alto.

Apesar disso, hoje ainda existem equipamentos desse modelo que são mais econômicos – conforme afirmam as fabricantes -, além de sua instalação ser mais simples, sem a necessidade de um técnico experiente, considerando que basta apenas um pedreiro para fazer o buraco na parede e demais acabamentos.

Porém, com o passar dos anos, apareceu no mercado o modelo Split, oferecendo uma tecnologia nova, mais leve e com acabamento e visual mais propícios às construções modernas, exigindo os serviços de um técnico com conhecimento em instalações de Splits. Essa necessidade de um técnico vem porque trata-se de uma instalação mais técnica, com procedimentos dentro das normas vigentes e das normas dos fabricantes.

Instalação exige conhecimento

Não é apenas fazer uns buracos na parede e pendurar o equipamento na parede como se fosse um quadro. Precisa de uma série de conhecimento prévio para que sua instalação esteja correta e dentro das normas do fabricante. Caso contrário, o cliente perderá a garantia do produto.

Quero, com isso, alertar todos os clientes e consumidores da importância de contratar técnicos com conhecimento prévio e conhecedor das normas de instalação. O grande problema é que muitos clientes estão à procura de preço, e não de qualidade. Na próxima publicação vou procurar aprofundar mais sobre esse assunto no que tange à instalação.

diogo-colunista-webarcondicionado

* Lembramos que esse texto é de autoria do nosso colunista do dia. Respeitamos qualquer tipo de opinião, pensamento ou consideração sobre o assunto abordado. 

Leia mais publicações de Diogo Penha >>

Quer ser nosso colunista e ganhar visibilidade no maior portal de climatização do Brasil? Entre em contato com o WebArCondicionado.

Colunista do Portal WebArCondicionado