Vídeo: veja como instalar um ar-condicionado split

Atualizado em 22/10/2012

Você está comprando um aparelho de ar condicionado split e não sabe como é feita a instalação? Veja esses dois vídeos que separamos, eles mostram os passos de uma instalação. Um deles está em inglês e o outro em português.

Este primeiro vídeo traz uma sensação de ser muito fácil instalar um ar condicionado split, mas alertamos para que você não efetue este procedimento caso não tenha experiência em instalação de ar condicionado. 

Vídeo 1: Apresentação do produto; Descrição da parte interna; Instalando a evaporadora; Fixando a evaporadora no interior do ambiente; Descrição da parte externa (condensadora); Instalando a parte externa; Conectando a condensadora com a evaporadora; Ligando o split.




Fonte: Canal joeypsu no Youtube

Comentário do vídeo 1:Faltou mostrar o vácuo, procedimento obrigatório na instalação de splits. Leia também: Vácuo aumenta a vida útil do ar-condicionado.

Video 2: Preparação para a instalação do suporte da unidade condensadora; Fixação da unidade condensadora ao suporte; Colocação do suporte de fixação da unidade evaporadora; Furação da parede para passagem dos tubos de descarga e sucção de gases; Colocação de terminais no cabo de ligação entre as unidades; Aperto de terminal com alicate de crimpagem; Fixação da unidade evaporadora a parede; Ligação das tubulações; Mangueira do dreno; Teste de vazão do dreno; Conexão das tubulações; Colocação de terminal de aterramento; Isolamento termo retrátil; Colocação dos filtros de ar; Execução de vácuo com bomba de vácuo.

Fonte: Canal helber1020 do Youtube

Você filmou a sua instalação? Envie-nos para realizarmos uma postagem.
Qual a sua opinião sobre as instalações mostradas nesse tópico? Você faria diferente? Aguardamos seu comentário para que nossa conversa possa continuar.

Você gostou desse conteúdo?

  • Links Patrocinados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

238 ideias sobre “Vídeo: veja como instalar um ar-condicionado split

  1. Gostaria de saber se há diferença do cobre para instalar ar condicionados
    Ex:1° Um ar de 18.000 btus a máquina de evaporação fica a 5m de distancia da unidade condensadora
    Qual a espessura do cobre e a bitola do cabus de energia e Amperagem do disjuntor

    Ex 2° Um ar de 18.000 btus a máquina de evaporação fica a 20m de distancia da unidade condensadora
    Qual a espessura do cobre e a bitola do cabus de energia e Amperagem do disjuntor

    Desde já agradeço

  2. Olá boa noite
    Tenho uma Split de 24Btus
    e Queimou o compressor
    kero trocar
    Tnho um compressor de 30Btus
    E possível funciona e climatizar o ambiente.???????

    • Olá, Freitas.

      Esse procedimento não é recomendado, visto que afetará a vida útil do aparelho. Para mais detalhes, você pode colocar seu questionamento no fórum, onde profissionais poderão colaborar com sua dúvida.

      Obrigado pelo contato

    • Olá Lourival.

      Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não vendemos nem instalamos aparelhos.

      Acesse aqui para fazer a cotação. Utilize os filtros para escolher modelos, marcas e potências desejados. Nosso comparador lhe indicará melhores preços e lojas online para efetuar a compra na internet.

      Após isso, encontre em nosso Banco Nacional de Instaladores profissionais em todas as regiões para instalar seu aparelho.

      Agradecemos seu contato.

  3. Prezados, estou com dificuldade de fazer ligar o ventilador de uma carrier bi-split, tenho duvida porque a maquina pede alimentação na evap e na cond, porem o unico jeito que consegui ligar foi alimentado só as evaporadoras, mais com isso o ventilar não aciona. Acho de deve ser alguma coisa relacinada ao borne RY1, que não tem na evap, e no esquemq eletrico pede para inteligar. Poderia, ,e ajudar com este problema. Obrigado.

  4. então, no video da instalação do split acima: onde está o vacuo das unidades? como ficara o compressor daqui dois anos? (instalação de porco, coitado do cliente).

  5. Pingback: Instalação de ar condicionado split Hi-Wall | Central Soluções | instalação e manutenção de ar condicionado sorocaba

  6. Pretendo instalar Split 9000 btus no apto onde moro só que a unidade condensadora vai ficar 10 metros distância da unidade evaporadora, tem algum problema em função da distância ?

  7. comprei um Samsung inverte de 12000 btu, gostaria de saber qual o tamanho máximo da tubulação , sem que necessite acrescentar mais carga de gás

  8. tenho 63 anos, estou pensando em fazer um curso comprar as ferramentas e começar primeiro instalando os 3 aparelhos no meu apartamento em Santos, e depois sair para o mercado, que deve ser muito lucrativo, pois já contatei 4 instaladores, ficaram de ir ver o serviço e não apareceram, chego a conclusão que estão ganhando muito e por isso desprezam novos clientes, vou decidir ou faço o curso ou aguardo o inverno quando então darei as cartas.

  9. A instalação deveria estar embutida no preço do equipamento, pois nós consumidores somos leigos para instalar e liberar o equipamento para uso, no final da instalação o Téc chama o usuário e dá instruções básicas, o resto se aprende no dia a dia. infelizmente aqui todos querem tirar uma casquinha no consumidor, tem gente fora da assisntencia que se aproveita na maior, e aí quando dá defeito perdemos a garantia, é vergonhoso o tratamento que se dá a clientes e contribuintes. Se o cliente for istalar mesmo com o vídeo terá de comprar equipamntos/ferramentas, acessórios e mesmo assim não é aconselhado fazê-lo mesmo com toda boa vontade do mundo, então porquê no preço já não vez o preço embutido na compra, mesmo que se diga mentira, inforemando que a instalação é gratis, façam isto, o consumidor e a mnarca todos saem ganhando, ou então continuem na léi, que sempre levando vantagem em tudo.
    e como para fazê-lo precisamos ter conhecimento, ferramentas e acessórios, o pessoal do vendas deveriam pensar nisto, e deixar o clinte que soou para compra o equipamnto

    • Impossível incluir o preço da instalação na venda do equipamento, pois cada instalação tem sua particularidade, ou seja, diversos fatores influenciam o preço da mesma, como serviço em altura, fachadas de edificios, distância entre a unidade evaporadora e condensadora, nível de dificuldade, local da instalação em relação ao endereço base da empresa instaladora, pois temos que disponibilizar um carro, com um mecânico e um ajudante para fazer uma simples instalação de Split 9.000 Btu’s. Caso seja um escritório comercial ou loja, etc, deve-se fazer um projeto e determinar carga térmica, local de condensador e evaporador, disponibilização de consumos elétricos para que se peça caso necessário aumento de carga disponibilizada pela empresa geradora de energia, etc. Portanto, minha avaliação diante do apresentado é que seria impossível vender um equipamento incluindo-se o preço da instalação ok. Espero ter ajudado!

  10. Se eu tivesse as ferramentas adequadas, faria a instalação sem problemas, mas não é tão fácil assim e comprar ferramentas pra instalar um ou dois splits não é lucrativo, então prefiro pagar os valores praticados no mercado. O grau de dificuldade de algumas instalações chega a não compensar para o profissional. Quem não tiver o devido conhecimento…nem tente pra não danificar o produto.
    Comprei um 9000 e preciso de instalador urgente.

  11. Assisti a um video onde o técnico faz a instalação da unidade evaporadora no mesmo nível da condensadora, ou seja, exatamente atrás. Achei muito prático, pois a tubulação de cobre me pareceu ter uns 60cm no máximo. É certo esse procedimento? Ao adquirirmos um splint, vem com essa tubulação mínima? “Obs: Não sei quantos Btus tem o ar”.

  12. só um lembrete, sempre que possível instalar a unidade evaporadora centralizada, este vídeo sendo institucional deveria pelo menos mostrar uma unidade instalada no lugar certo…

  13. Por favor me respondam: é verdade que o ar split 24.000requer mínimo de 3 metros de cabo de cobre entre o condensador e o aparelho para que tenha um funcionamento adequado?
    Estou precisando muito tirar essa duvida, pois já estou pagando a terceira instalação ecoada um vem e diz que o outro errou.
    Grata

    • Olá Luiza.

      É verdade, a distância minima deve ser de 3 metros. Qualquer instalação com distância menor pode comprometer o funcionamento do aparelho.

      Agradecemos seu contato.

  14. e super facil, e so arrumar um motor de geçadeira e fazer o compressor de vacuo e soltar o gaz em seguida, estes instaladores instalam mal e cobram carissiomoi eum um ar de 9000 btus, em 3 horas cobram 300,00.

  15. Sou eletrotécnico trabalho com geradores de energia elétrica, algo que alguns de vocês técnicos possam nunca ter visto. Acredito que possam ter gasto horrores em ferramental também gastei e cobro dos meus clientes em média por um atendimento, e posso lhes dizer QUALIFICADO, R$ 300 . Graças que não tenho só um cliente e não tenho que cobrar somente de um.
    Só um multímetro FLUKE 87 verifiquem quanto custa.
    Se eu comprei é porque tenho condição. kkkk
    Isso é ridículo R$ 400.

  16. Pessoal, comprei um Split Inverter 9mil btus da Eletroclux. Antes da instalação gostaria de saber se a cabo de alimentação da evaporadora deste modelo pode ser ‘oculta’ ou se para não perder a garantia deverá ser instalado plugado e uma tomada tripolar? Me decepcionei com o fato de ter ficar com um cabo dependurado (aparecendo) sobre a parede. Não me atentei a isso durante a compra pela internet.

    • Olá Alessandro. Quanto à questão da garantia, recomendo que pergunte ao agente autorizado que irá fazer a instalação. Ele irá lhe orientar quanto a isso. Se ainda restarem dúvidas, fale com o SAC da Electrolux.
      Obrigado pelo seu contato.
      Att,

  17. gente se querem instalar um ar split vcs mesmos cheque os itens nescessarios para isso que deixo como visão particular os ITENS(1º e mais importante (tempo, disposiçao, paciencia), 2º ferramentas no minimo manifold, gas nitrogenio, flangeador, 3º diciplina leia e releia tutoriais detalhados pois relatam tudo muito bem, 4º persistencia pois sempre tem umas coisas nao previstas em instalaçoes, 5º para o povo que diz que tem que retirar a umidade dos canos une o manifold e o gas nitrogenio para isso ou r12 vnde desses em latas que custam 40 mangos mais 10 do adaptador para colocar no manifold e vc ja testa com issotambem vazamentospara quem nao entendeu( faça a ligaçaocompleta mas nao abra a valvula do gas refrigerante do split ai vc acopla o manifold pressurisa testa vazamentos com detengente e agua nas flanges libera o gas qua a umidade vai junto beleza tudo explicadinho lembre de deixar caida para o dreno desde o split ate a condençadora dutos cumprimento nescessidade de acrescentar gas depende de cada instalação tem tudo em tutoriais na net), 6º muito importante cheque em pelomenos 3 sites sobre as informaçoes que pegaram para ver se batem, 7º grana extra para contratar um tecnico caso a preguça te pegue ou nao ache que vala o esforço, BOA SORTE

    • Olá Xinho.
      Obrigado pelas suas informações. Aproveitamos para informar que não é recomendado que o próprio consumidor realize a instalação do seu aparelho.
      O ideal é solicitar o atendimento de um profissional da área. A ideia desse post é esclarecer como é feito o procedimento.
      Continue acessando nosso portal. :)
      Atenciosamente

      • estou fazendo o cursso de refrigeração vejo a rigidez dos professores quanto a estalaçao de ar e não entendo como e que um cara estalou um ar e colocou o condensador em cima do telhado o pior e que ficou solto por isso não entendo como um aparelho desse consegue ter bom funcionamento se ficou bastante inclinado parece ate que ele vai cair de tão inclinado o pior de tudo e que e na prefeitura cara creio que não foi qualquer um achei um absurdo

        • As vezes nós vemos tanta coisa que eu fico indignado, um defeito dos climatizadores em geral: eles são muito brutos ou seja, aceitam muita coisa (gambiarra) e ainda funcionam, ai o pessoal pega quem faz mais barato e acaba se ferrando sem saber.

  18. Eu quero ver passo a passo a ligação elétrica de splint, fio a fio da parte de tomada para a maquina da evaporadora para a condessadora onde se liga os fios e os porque, qual a função de cada um oque eles fazem etc. os (2) dois tipos de maquinas com rabicho e sem rabicho na evaporadora com o cabo pp de (3) três de 7.000 até 12.000 Btu tenho todas as duvidas a respeito disto.
    Quem poder me ajudar fico muito agradecido.
    Postado em 13/07/2013.

    • Olá, Maks
      Não temos esse tipo de informação. O vídeo foi produzido para informar os leitores de como fazer a instalação de um Split em sua casa.
      Para dúvidas mais técnicas, aconselho que você procure um Profissional da área para que ela possa lhe auxiliar a como fazer tais instalações e responder suas perguntas. Encontre o técnico mais próximo de sua casa através do Banco Nacional de Instaladores.

  19. comprei ar cond midea 12000 quente e frio e gosstaria de saber como ligar os fios ,pois vem dois cabos um com 2 fios azul e marrom e outro cabo com 3 fios azul ,,marrom e aterramento (verde com amarelo) , preciso saber como ligar essses fios pois ja tenho o ar fixado na parede e atomada 220 v em espera para ligar a parte interna , a tubulação ja esta instalada , preciso de orientação so para os cabos mesmos , agradeço se puder me orientar.

    • Olá, Vilmar.
      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não vendemos nem instalamos aparelhos. Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
      Agradecemos o seu contato.

  20. ESTOU FAZENDO CURSO DE REFRIGERAÇAO NO SENAI, AINDA NÃO CHEGUEI NA PARTE SOBRE SPLIT, ESTOU NA FASE DE AR DE JANELA. MEU PROFESSOR E MUITO
    BOM, COLOCO MAIOR FÉ NELE. GOSTEI DO VIDEO ESPERO UM DIA SER TÃO BOM E ÁGIL COMO VOCES. UM ABRAÇAO. AH ! ! ! ESSA SERRA COPO DIAMANTADA É O MÁXIMO.

  21. poxa legal esse video, mas acho que vai te muitos curiosos fazendo instalaçoes de splits., o problema é quando ele pensa que que fez tudo certo e na hora de ligar o aparelho simplesmente nao funciona e agora chama um um técnico., onde nós qualificados resolveremos o problema.acho devemos orientar as pessoas que esse tipo de instaçao só deve ser feita por tecnicos qualificados pois pode ser muito perigoso .acho tambem que já que voçes postaram um video de instalaçao de split deveria ser mais completa. faltou algumas coisas bem básicas como verificar amperagem, fazer o vácuo e que tal um superaquecimento.um abraço pra todos.

    • Olá Miquele. A intenção de postagem deste vídeo é apenas mostrar ao leitor como é feito o processo. Sempre incentivamos que todas as práticas sejam feitas com profissionais do setor e nunca por pessoas leigas.
      Quanto ao conteúdo do vídeo, sim, sabemos que estão faltando alguns itens de instalação, porém, não conseguimos localizar outro vídeo mais completo.
      Obrigado pelo seu contato.
      Atenciosamente.

  22. Gostaria de saber se o condensador pode ser colocado no porão da casa, pois o instalador colocou la e acredito que por isso não estamos alcançando a temperatura desejada.

    • Olá Jorge.
      De fato o aparelho não poderia estar instalado lá, pois ele deve ser colocado em um lugar arejado para fazer a renovação do ar.
      Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar o problema. Caso precise de indicação, neste link você encontra assistências técnicas em todo o Brasil.
      Agradecemos o seu contato.

  23. R$ 400,00 É UM BOM PREÇO SIM AS FERRAMENTAS SÃO CARAS SIM UM CURSO DE AR CONDICIONADO É CARO SIM TEM QUE TER ESPERIENCIA SIM PARA FAZER UMA BOA INSTALAÇÃO , É FUNCIONARIO ,É CARRO , É COMBUSTIVEL , TELEFONE , IMPOSTOS , GARANTIA DO SERVIÇO , NOTA FISCAL E OUTRAS COISAS MAIS QUE TEMOS QUE PAGAR , FORA QUE OS MATERIAIS PARA INSTALAÇÃO .UM INSTALADOR QUE COBRA R$ 100,00 REAIS EM UMA INSTALAÇÃO POR MAIS SIMPLES QUE SEJA INFELIZMENTE ……….!!!!!

  24. Pessoal bom dia!

    estou com mais ou meno 17 anos de profissão e já vi de tudo neste período a verdade é que temos profissionais qualificadíssimos que se preocupam com o superaquecimento pois é a maneira mais correta de ajustar a carga de gás e os que sabem conectar os fios e a tubulação, tem as pessoas que valorizam o conhecimento e temos as pessoa que não querem saber o quanto você sabe e sim o quanto você cobra. então cada um tem o “técnico” que está disposto a pagar. simples assim.

  25. Vocês devem consultar com curandeiros de beira de estrada pois quem se valoriza não desvaloriza os outros o bom medico examina o paciente para depois perguntar o que sente o bom técnico faz todo o procedimento para o bom funcionamento do equipamento ao qual instala, pedreiro faz elétrica de casas e alguns barracos pegam fogo, cobrar de quem, alguns técnicos cobram 150 para instalar um split, quando der problema manda chamar a garantia do equipamento, com certeza ele não vai assumir que fez o procedimento errado, e o cliente vai perder o equipamento, pois equipamento mal instalado não tem garantia, cobrem barato mas façam os procedimentos para não serem chamados de mechanicos primeiro lugar a honestidade, eu acho carro 500 reais mas cobrar 150 e não fazer o procedimento e pilantragem se cobrou faz o procedimento se não vai fazer o correto então não cobra faz de graça , 250 esta esta de bom vai levar mais tempo para pagar as ferramentas mas vai te garantir no mercado por toda a vida sem concorrência

    • eu já derrubei garantia por falha no procedimento de instalação e não me arrependo pois sou honesto no que faço
      mandei o propietário cobrar na justiça do instalador e aina dei o laudo para ele poder cobrar

      • olá, pessoal! Gostaria de participar dos comentários e dizer que fiquei muito chateado ao ler discursos de leigos, desabonando aos profissionais de refrigeração, dizendo que o valor de seus serviços são abusivos e não justifica os preços de seus ferramentais.Quero que esses leigos arrogantes façam um comentário em cima do comentário técnico do Juarez Vieira dos Santos para ver se eles conseguiriam entender e resolver o problema do aparelho sem estudo (curso técnico).Quando um cliente contrata um profissional é porque ele tem recursos para pagar o serviço e quer comodidade, agora quem não tem recurso tem que se virar e fazer ele mesmo o serviço, pois, nunca vi um médico instalando um ar condicionado

          • kkkkkk…este pessoal que se diz profissional quer recuperar todo o valor investido no negócio (ferramentas, etc) em apenas uma semana…não é assim pessoal…vcs. devem diluir o custo ao longo do primeiro ano de funcionamento do negócio.

  26. Bom dia pessoal, primeiramente parabéns por dar oportunidade a todos a dar sugestões, soluçoes ,
    etc…
    Estou com um problema com uma condicionador de ar LG BI-split 24000BTU´s. , modelo LMN 2421A2L das evaporadoras, LM2421A2L no condensador. O problema que dectamos problema com a placa da condensadora (ext) a qual substituimos inicialmente, mas quando energizada a unidade evaporadora já envia automaticamente sinal para a condensadora , mesmo sem ligar a mesma, pensamos que poderia tambem estar danificada a interna, e substituimos tambem, e o diag-
    nóstico contiuou o mesmo , entramos em contato com a engª. de aplicação da LG e disseram que a placa havia problema de reconhecimento das unidades, mas substituimos a placa com o mesmo codigo, depois de muita “luta”, descobrimos com parceiros que a mesma condensadora usa dois tipos de placas eletronicas com os mesmos codigos, porem são diferentes “o que não
    nos informaram” por isto é bom olhar se a placa é identica a outra. Até ai tudo bem mas ainda está
    em andamento por que ainda não esta funcionando corretamente e já sabemos por que.., pela mesma situação da condensadora, tem substituir a placa da unidade interna identica visualmente
    por que só o codigo não é suficieente.

    atenciosamente

    Juarez

  27. tenho interesse em trabalhar com refrigeração,ja fasso alguma coisa como instalar ar condicionado mas eu queria ir além disso.refrigeração em geral por exemplo.

  28. Na verdade queria mais informações,com respeito os quais tipos de ferramenta,e o nomes delas,onde encontro,pois estou fazendo curso de instalador de ar split,na minha cidade em Joinville SC, quero trabalhar no ramo,já vi muitos videos de como instalar um ar condicionado split,este vidio de vcs é o mais completo. Fico grato se puderem me ajudar enviando os nomes das ferramentas.
    Desejo a vcs sucesso e que possam ajudar muita gente mesmo.

    • Olá Ademir. Obrigado e desejamos sucesso à você também.
      Quanto aoss tipos de ferramenta, informamos que elas variam com o procedimento a ser realizado. Para responder suas dúvidas, aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar.

  29. Parábens pela atitude de ajudar as pessoas e não bancar os malandros espertos igual estes tecnicos, que muitos ainda são de araque, cobram caro e vem com ferramentas de meia tigela efetuar o serviço, eu trabalho com tecnologia e estou pensando agora em comprar 2 split para instalar em minha casa, estive verificando os preços e os valores são de 250,00 a 400,00 a instalaçao, acho um absurdo isso, se eu comprar todo o material inclusive a bomba de sucção no mercado livre custa 450,00 reais, vai dura um século para estragar, oque acontece é que deveria ter um tabela pelo governo para isso, eu nao conheço nada a nao ser um atendimento de um medico com esse valor, isso é um absurdo, se cobrassem um valor admissivel até dava pra pagar, agora explorar as pessoas é coisa de quem não tem caráter mesmo…bem prático da maioria do pessoal que trabalha nesse ramo…aliás, vocês ja viram as reportagem do pessoal que trabalha nessa área???, existe gente muito boa, mas de 10 voce tira um que presta…

    • Olá Vandir. A intenção deste post é mostrar como é o processo de instalação, e não ensinar pessoas a instalarem sem auxílio profissional. Não aconselhamos que a instalação seja feita por uma pessoa leiga, visto que este processo envolve o manuseio de gases refrigerantes altamente nocivos à vida.
      Para localizar instaladores em todas as regiões do país, acesse o Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  30. Caros amigos, acima o Edson postou uma explicação muito bem elaborada mas que me deixou com uma tremenda dúvida.
    Estou instalando um split de 12k com uma distância de 5 metros em nível da evaporadora para a condensadora.
    O manual cita que o gás que vem no sistema é suficiente para uma rede de até 5 metros sem haver a necessidade de carga de gás, porém, pelo que entendi, no meu caso não seriam 5 metros e sim 10 metros, pois seriam 5 metros de tubo de 1/4 e 5 metros de tubo de 1/2. É isso mesmo ou fazendo a instalação dentro dos 5 metros estarei dentro do limite? Aguardo anciosamente o retorno para poder finalizar minha instalação.
    Obrigado!
    André.

  31. Comprei 2 “Splits quente/frio, um de 9000 e outro de 7500 Btus. Na instalação os condensadores ficarão exatamente atrás dos evaporadores, ou seja, só a parede dividindo. A instalação elétrica já está pronta.
    Chamei um técnico para orçamento da instalação e o mesmo pediu R$ 400,00 cada um, ou seja, R$ 800,00 para instalar os dois. Isso representa o preço de um deles!
    Graças a esse fórum tomei a decisão de eu mesmo instalar, se algo der errado ainda estou no lucro!
    PARABÉNS POR ESSE VÍDEO!
    OBRIGADO A TODOS PELAS DICAS!

  32. Quanta bobagem dita e escrita aqui, videos incompletos etc… e tb quanta falta de respeito ao profissional sério, honesto e competente. Sou técnico profissional na área de refrigeração a + de 30 anos, trabalho e resido em Limeira e atendo toda a região, cobro de 300,00 para instalação simples (a distância sobe o valor em 45,00 por mt de tubulação) de split dentro de todas as normas técnicas dos fabricantes. Dou a garantia dos meus serviços que acompanha a garantia dos fabricantes que sou credenciado (quase todos eles) que vai de no mínimo 1 ano e pode chegar a 3, serviço limpo e com qualidade garantida cf já coloquei, todas as peças como suporte e disjuntor estão incluídos no serviço. Há de se considerar que os custos são diretos e indiretos incluindo equipamentos e ferramentas, portanto todos os que foram expostos aqui fogem da realidade atual. O lado profissional honesto e competente inclusive de educação e respeito ao lar e a família faz parte do meu atendimento, isso é minha obrigação ! Se precisar de atendimento ou mesmo orientação, estou a disposição através do e-mail: psartt-tec@hotmail.com ou pelo fone 19-8838.1655.

    • Olá Paulo.
      Neste post, a intenção é mostrar para nossos leitores como funciona uma instalação de ar condicionado. Em momento algum faltamos com o respeito com os profissionais do setor.

      Caso tenha interesse, aconselhamos que cadastre a sua empresa em nosso Banco Nacional de Instaladores. O registro é gratuito.

    • Olá Everton. Não temos este tipo de informação. Aconselhamos que um técnico responsável faça a instalação de seu aparelho. Neste link você encontra instaladores em todas as regiões do país.

      Ou então recomendamos postar sua dúvida no Fórum do Ar Condicionado. Lá outros membros poderão lhe ajudar.
      Agradecemos pelo seu contato.

  33. INSTALAÇÃO DO AC SPLIT Midea 9000 BTUs (Só frio)
    Instalei um Midea (só frio) 9.000 BTUs distancia entre os aparelhos 2 metros.;

    VAI AI O “PASSO A PASSO”.

    Escolha os locais, (dentro e fora do ambiente escolhido), faça uma prévia medição entre os dois aparelhos, nos supostos locais onde pretende fazer a instalação do Ar Condicionado Split (condensadora e evaporadora), para elaborar a lista de materiais a ser comprado, eu particularmente comprei a mais para evitar surpresas.

    Exemplo: 3 metros de cano de cobre para a linha liquida (cano fino ) ¼ ver medida no
    no manual (R$ 12,00)
    3 metros de cano de cobre para a linha sugadora ( cano grosso ) 3/8 ver
    medida no manual ( R$ 15,00 )
    Jogo de suporte para condensadora (R$ 15,00)
    3 metros de cano de espuma para envolver encanamento de cobre (R$ 5,00)
    3 metros de cabo elétrico 3/2,5 (R$ 20,00)
    1 rolo de fita adesiva (larga) aluminizada ou branca (R$ 7,00)
    1 rolo de fita isolante ( R$ 5,00)
    1 tomada para três pinos (fase, fase e terra) ( R$ 6,00)
    2 metros mangueira de jardim para o dreno (R$ 2,00)
    Vaselina sólida (vai usar uma quantidade mínima)

    Ferramentas:-
    Serra copo 2 polegadas (R$112,00) /Frangeador (R$30,00)/ Curvador(27,00)/….
    Que eu já tinha: arco e serrinha para ferro, furadeira elétrica/chaves: de fenda e philips, allen, inglesa e chaves de boca ( consultar medidas )
    Esponja de espuma, vasilha com água e detergente para verificar vazamento de gás refrigerante, após instalação.
    Gasto R$ 256,00. (com chance de parcelamento no cartão nos itens de maior valor)

    Puxe um ponto de energia (TIPO TOMADA PARA 3 PINOS 220 volts, 2 fases e 1 terra, isso se o aparelho for 220 volts realmente) próximo onde será instalada a evaporadora protegida por djuntores de 15 ou 20 ampéres (exclusivos) …..(INTERNAMENTE).

    Instala-se em nível o suporte da evaporadora no local desejado (no mínimo 15cm do teto e 15 de paredes), o suporte é em forma de “H”, vem com aparelho.
    Logo depois faz o buraco com a serra-copo do lado direito embaixo do suporte da evaporadora (buraco deve ser feito com grau de inclinação para o lado de fora para evitar pinga-pinga de água lado interno na evaporadora, eu fiz uma medição com trena a fim de deixar o buraco da parede escondido embaixo da evaporadora), de acordo com o manual de instalação do aparelho.

    Em seguida com cuidado entorte os canos de cobre da evaporadora para que fique na posição para saída no buraco feito com serra copo para lado externo, normalmente esses canos já vem com um pedaço de espuma que os cobre para proteção, envolva juntamente com a mangueira de dreno (água), o cabo elétrico (3/2,5) (ligado previamente na evaporadora (cabo compra-se em material elétrico) no comprimento que alcance posteriormente à condensadora), com fita adesiva tipo aluminizada, passe os canos de cobre, dreno e cabo elétrico para fora do ambiente pelo buraco da serra copo, encaixe a evaporadora no suporte em “H”…..pronto instalação interna esta feita.

    Já do lado de fora, escolha o melhor lugar para instalar a condensadora, no chão, ou na parede com suporte em mão francesa em nível, (instalei a 2,50 mts do chão para evitar umidade e prevenir que criança tenha acesso, local deve ser coberto e protegido de intempéries)

    Agora, já com tudo em seu devido lugar (Evaporadora e Condensadora), pegue os canos de cobre que você comprou (vende-se em lojas de material de refrigeração). O cano de cobre voce compra de acordo com o manual de instalação do ar condicionado, normalmente duas bitolas diferenciadas ¼ e 3/8, lá têm todas as medidas, é só confirmar.

    Mede-se a distância entre a evaporadora e a condensadora (observar distancia máxima de 2,00 mts e mínima de 1,50 mts entre os dois aparelhos), isso porque normalmente o fabricante entrega o ar condicionado com gás suficiente para uma linha de 5,00 metros ( ver no manual de instalação do produto que possivelmente consta, se a distancia entre os dois aparelhos for maior, desconsidere esse método aplicado, pois será necessário colocar mais gás refrigerante), contando-se 2 de ida e 2 de volta = 4 resta 1 que será liberado na “SANGRIA” fecha a conta sem maiores prejuízos, corta-se o cano de cobre, tomando-se o cuidado de não deixar a limalha do cobre entrar no interior do referido cano, lixe delicadamente as rebarbas, coloca-se a peça de “ligação” dos canos (vem acoplado ao aparelho de ar condicionado, na evaporadora e condensadora, é só desatarraxar), antes de fazer os flanges.

    Logo faça as flanges com a ferramenta “Frangeador”, de acordo com a espessura do cano de cobre.

    Depois dos flanges prontos, passar uma camada bem fina de vaselina, retirando excessos, na parte interna da frange, liga-se os canos de cobre, na evaporadora e condensadora, boca a boca, com a peça que você “desatarraxou” da evaporadora e condensadora, “modelando” os canos de cobre de acordo com o trajeto do mesmo (ferramenta “Curvador). coloque espuma envolta dos canos de cobre (caso esteja com dificuldades para colocar o cano de espuma inteiro, conte-o de fora a fora na lateral com um estilete para facilitar o manuseio), adapte uma extensão de mangueira para o “dreno” ( sempre em declínio para escoar a água da evaporadora), faça a instalação do cabo elétrico (3/2, 5), Aperta a “peça” que veio na evaporadora e condensadora com chave de boca regulável.

    Na condensadora, deixe a conexão do cano sugador (o mais grosso) solto para fazer uma breve “SANGRIA DO AR NA LINHA”, DICA:- deixe a chave no alcance para apertar a conexão tão logo o gás flua, pois se demorar muito tempo para o aperto corre-se o risco de ter que completar o gás. Abra as duas “bocas”, são tipo um “tampão”, com a chave de boca regulável, Pega-se uma chave Allen, a que encaixar, e abra a linha de liquido refrigerante (cano mais fino, normalmente fica embaixo do cano grosso na condensadora) até o fim para liberar o gás do ar condicionado, com uma esponja de cozinha, água e detergente verifique se não há vazamentos nas junções que você ligou, após a “SANGRIA DE AR”, se tudo normal, abra a linha sugadora na condensadora com a chave Allen, (cano mais grosso) faça o acabamento envolvendo com fita adesiva aluminizada, canos de cobre já coberto com tubo de espuma ( compra-se em casas de refrigeração ), dreno(em declínio) e cabo elétrico.. Tome uma gelada, pegue o controle-remoto ligue e desfrute dessa maravilha. BOA SORTE, você acaba de economizar no mínimo uns R$ 250,00, e ainda gastou um monte de calorias, usou os neurônios e ficou com as ferramentas para fazer um “bico” de instalador amador, abraço.
    ________________________________________

    • Amigo Edson, quer dizer que se eu instalar meu split de 12k com uma distância de 5 metros entre a evaporadora e a condensadora serão ao todo 10 metros de rede e consequentemente terei de efetuar uma carga de gás? É isso mesmo?
      Desculpa a ignorância, mas é que eu estava pensando que quando o manual cita que o gás que vem no sistema é suficiente para uma rede de até 5 metros, eu estaria dentro do limite. Abraços!!

  34. Caros, comprei um LG 12000 inverter, fui na do vendedor da loja e instalei pelo técnico que ele indicou, ao vir a minha casa de cara não gostei do valor, mas como já tava pra iniciar a instalçao deixei. Bem num contexto geral não gostei muito da instalação. E ficou algumas dúvidas.

    1- A separação entre a condenssadora e a evaporadora é apenas a parede, o que dava pra ser interligado com uma pequena tubulação, ele me informou que o fabricante exige no mínimo 2mts e ele instala com no mínimo 3mts, bem como sou leigo deixei passar, mas acho que ficou feio e com um circulo na tubulação passando por trás da condensadora para poder caber os 3 mts. Isso é fato? Precisa mesmo de toda essa tubulação ou pode ser bem menor e com menos curvas?

    2- Pegando na tubulção sinto ela fria, estaria com uma má isolação ou é normal?

    3- A condensadora esta com um ruído muito estranho e alto, um ruido fino e um outro barulho tipo como se fosse de vibração porém não sinto vibrar, creio não ser normal e amanhã vou contactar a loja.

    • o tamanho do ancanamento é ideal,mas pode fazer um lup e deixar atras da condesadora se o frabicante pede no minimo 2 metros na sua siatuaçao colocaria 2 metros pela parte da estetica.o resto tem tem quer ser visto no local se foi feito uma boa limpeza no sistema e um bom vacuo que é muito importante para um bom rendimento e baixo consumo de energia.
      abç e boa sorte
      tecnico

    • Olá Leonardo. Aconselhamos que chame um profissional técnico para realizar a instalação do seu aparelho. Neste link você encontra instaladores próximos de sua região. Agradecemos pelo contato.

  35. Ola amigos site show de bola, comprei um sansung 9000 estou com 2 duvidas se e posso ligar meu ar condicionado
    pela parte externa, e de pois com a fiação ligar a parte interna, sem preçisar ligar pela tomada a evaporadora.

    outra duvida e que eu vi um video ao instalar a encanação do refrigerante o rapaz abril um pouco para tirar a compreção e qual e a medida da abertura do gas e da saida do refrigerante

    • Olá Mário. Agradecemos pelo seu contato. Acreditamos que seja o tamanho tradicional de serra-copo. Ou seja, o mesmo tamanho usado para condicionadores de 7 mil/9mil BTU.
      Recomendamos que verifique esta informação com um técnico, para eliminar dúvidas. Neste link você encontra instaladores na região mais próxima de você – basta selecionar a sua região e cidade no mapa.

  36. Olá! Então, alguem conseguiu resolver o problema com código E3? Porque meu ar split da marca Emerald Aire 12.000 BTUs tambem parou de funcionar devido a isso, mas antes disso acontecer o aparelho fazia um chiado depois de algumas horas ligado. Podem me dar uma ajuda por favor!

  37. Olá, eu adquiri um ar condiconado split 9000 btu 220v consul, e após dois anos apresentou alguns problemas, já foram substituídos o capacitor, o relé do compressor, e o relé do ventilador, ambos da unidade externa, agora apresentou o código de erro E4 no painel interno, o que é isso, e qual a solução para o problema. Obrigado pela atenção.

    • Olá Joaquim. Não temos a classificação deste erro em nossa base de dados, porém aconselhamos você a verificar o gás de seu aparelho. Talvez necessite de uma nova carga. Para verificar assistências próximas de sua residência, selecione a região neste link e chame um técnico.
      Agradecemos pelo contato.

  38. É UM ABSURDO COLOCAR UM VÍDEO DESTES,VAI FAZER UM CURSO DE INSTALAÇÃO PRIMEIRO,RECOMENDAÇÃO SENAI .

    POR ISSO QUE TÁ CHEIOS DE MEXANICOS POR AI, TIRANDO OS PROFISSIONAIS HABILITADOS DO MERCADO.

    QUANDO DER PROBLEMAS NO SPLIT, PERGUNTA SE ELES DÃO GARANTIA NA PORCARIA DESTES SERVIÇOS E AINDA DIVULGA NA INTERNET

  39. Apos algumas pesquisa pela net encontrei uma tabela que diz falar os erros que estamos tendo duvidas.

    Os códigos de erro são os seguintes:
    E1 Proteção do compressor face a alta pressão
    E2 Proteção da unidade interior face à congelação
    E3 Proteção do compressor face à baixa pressão
    E4 Proteção face a temperatura de insuflação elevada
    E5 Proteção face a sobrecargas no compressor
    E6 Funcionamento defeituoso na comunicação
    E7 Contradição de modos de funcionamento
    F0 Funcionamento defeituoso do sensor da temperatura ambiente
    F1 Funcionamento defeituoso do sensor da temperatura na
    Entrada da bateria da unidade interior
    F2 Funcionamento defeituoso do sensor da temperatura no
    Interior da bateria da unidade interior
    F3 Funcionamento defeituoso do sensor da temperatura na
    Saída da bateria da unidade interior
    F4 Funcionamento defeituoso do sensor meio ambiental exterior
    F5 Funcionamento defeituoso do sensor da temperatura na
    Entrada da bateria da unidade exterior
    F6 Funcionamento defeituoso do sensor da temperatura no
    Interior da bateria da unidade exterior
    F7 Funcionamento defeituoso do sensor da temperatura na
    Saída da bateria da unidade exterior
    F8 Funcionamento defeituoso do sensor 1 da temperatura de
    Insuflação (freqüência nominal)
    F9 Funcionamento defeituoso do sensor 2 da temperatura de
    Insuflação (digital)
    FA Funcionamento defeituoso do sensor 1 da temperatura do
    Óleo (freqüência nominal)
    Fb Funcionamento defeituoso do sensor 2 da temperatura do
    óleo (digital)
    FC Funcionamento defeituoso do sensor de pressão alta
    Fd Funcionamento defeituoso do sensor de pressão baixa

    espero que ajude.

  40. cara eu também estou com o problema do E3 o meu é um YORK ja liguei para fabrica mas não tinha nenhum técnico disponível para me auxiliar no suporte. alguém ai sabe pelo amor de Deus o que significa esse tal E3?

  41. gostaria de parabenizar este forum que me fou muito util e sanou algumas dúvidas a respeito de instalação, pesoalmente acho o custo de instalação muito alto, e com o que se cobra para instalá-lo deu perfeitamente para investir em boas ferramentas inclusive em um bom vacuometro, sou mecânico e eletricista mas sempre gostei de refrigeração e por isso gostaria de saber se a algum curço on-line sobre refrigeração.

  42. estou pensando em fazer instalação de ar split , gostaria de informação de cursos aqui por perto da minha cidade para aprender a fazer a instalação moro proximo de porto alagre

  43. Muito interessante e ´´inteligente esses ´´profissionais´´, não importa o comprimento se é 1m ou 20m, o vacuo é necessario de qualquer forma para o perfeito funcionamento! Não importa o tamanho da tubulação… pois o volume de ar contaminado dentro da evaporadora ( serpentina, parte interna) é muito grande e não apenas os 50cm ~ 2m..

  44. No caso de as unidades ficarem na mesma altura em uma parede, gostaria de saber; qual a mediad minima do cano de cobre? as duas unidades podem ficar na mesma altura, ou seja no mesmo nivel?

  45. então quer dizer que não precisa de vacuo ,deixa o pó cair no chão, tem que ter um saco.,.,um saco bem grande c/ estes mexanicos, curso neles….precisando instalar correto c/ preço justo ligue (19) 9325-5128

  46. quando não faz vacuo como consegue descobrir se tem vasamento de gas no sistema de refrigaração antes de liberar o gas? conta com a sorte?Ou tem que voltar depois de algum tempo pra refazer a caca ou some e o cliente fica na mão ha que ser coerente se quer ficar muito tempo na profissão. Ta cheio de aventureiros fazendo serviço barato e estragando os bons profissionais é lamentavel!

    • Oi, Anderson!

      Você comprou seu ar-condicionado no Brasil? Procuramos o contato do SAC da Aux, no entanto, não encontramos nenhum registro na internet. O ideal seria você voltar na loja que te forneceu o produto. Prefira sempre os fabricantes nacionais, que têm produtos de qualidade e prestam serviços de atendimento ao consumidor.

  47. Como instalar ar condicionado tipo Split, chiller e torres de resfriamento?

    Ainda vou postar um vídeo no youtube, mas comece assim:

    Quatro semestres de aula teórica e dois de aula pratica no curso “Técnico de refrigeração e climatização no SENAI de sua cidade ou estado”.
    (Durante o dois semestre de pratica, faça estagio (comprovado) em uma empresa do ramo, se não comprovar não recebe o cartucho, “diploma”).
    Durante o curso aprenda a AMAR sua nova profissão.
    No final do curso invista a bagatela de aproximadamente R$ 6.500,00 em ferramentas (Furadeira Black & Decker e chaves da Tramontina são para hobbista).
    Você já ouviu falar em BOSCH, MAKITA, DeWALT, CPS, VULCAN, DINSER, YELLOW JACKET, TESTO, MILLENIUM, GEDORE e MORETZSOHN? Bem, isto é o que eu entendo por “ferramentas para técnicos em refrigeração”.
    Feito tudo isto adquira um veiculo, no meu caso, uma Parati 2003, e sobre o rack, três escadas de alumínio.
    PRONTO!!!!! Você já pode se considerar um instalador de Split.
    Ps: em locais com aceso, use a serra copo de fora para dentro.

  48. Quando ligo o disjuntor do sistema do ar elgin piso teto 60000, a evaporadora não liga e emite um simples bip; então vou verificar a undidade condensadora e esta está ligada. Se deixar cria gelo e formam gotas abaixo da bandeja da evaporadora.
    O que pode ser?

  49. aguiar voce nao reparou que devido a distancia que ficou a evaporadora da condensadoura na foi preciso fazer vacou. apenas ele apertou a valvula para fazer a retirada do ox.

  50. este video mostar bem com o que lidamos diariamente pessoas sem a minima noção de um sistema de refrigeração, existem milhares “colocadores de ar condicionados” ao contratar procure por um instalador técnico em refrigeração!ou pague duas vezes!!!

  51. se ele não importou com a marca do aparelho imagina se ele ia se importar com o vacuo, mas de certa forma acho bom pq, ” profissional ” que instala sem vacuo traz mais serviço para nós especialistas no assunto

    • Fazer vácuo em menos de 02 metros de tubos, é tão necessário como usar cinto de segurança e luvas de cobertura pra subir em uma escada de 02 metros e trocar uma lâmpada. Querem é justificar os 600,00 da instalação, isso sim kkkkk
      (Sou marceneiro, pedreiro, eletricista e tec. em micro e rede de computadores)

      • Prezado amigo, muito me intristesse pessoas como vc e com esse pensamento. A refrigeração e climatização tem a sua ciência e tecnicas que não podem ser atropeladas. O Vácuo é obrigatório em qualquer instalação ou reparo quando existir linhas abertas. Notei que dentre todas as suas qualificações, não consta nenhuma que te dê gabarito para opinar sobre o assunto e isso é atitude irresponsável de sua parte. Eu não contratária nenhum serviço de um profissional da sua estirpe. Aproveito para informar que Sou encarregado de manutenção senior de uma empresa de grande porte a mais de 15 anos, marcineiro, eletricista, profissional de hidráulica, técnico em refrigeração e climatização formado pelo Senai, tecnico em telefônia, tecnico de eletrodomesticos e equipamentos comerciais, etc.
        A propósito, eu me protejo sempre com EPI´s seja para quaisquer serviço, mesmo que seja a troca de uma lampada em uma escada de 2 metros. Abçs

        • muito bem Eduardo, vamos mostrar para esses incompetentes como se faz uma instalação bem feita, vácuo é indispensável para o bom funcionamento do aparelho e economia de energia.

  52. e ai beleza sou de porto alegre e comprei uma ar da marca consul modelo bem estar, eu não se se eh problema de instalaçao mais a unidade externa faz muito barulho o que pode ser fixação ou eh do modelo mesmo?

    • Resolvi olhar esses comentários, e digo está barato, eu
      por exemplo não trabalho com orelha seca, e cobro caro más garanto, não economize com instalação de ar condicionado pois a perda vai ser maior ,Ar condicionado não é só instalar, tem que fazer as preventivas com as normas do fabricante.
      eu cobro + caro más faço instalação classe A.
      Eng. Bruno Oliveira ,diretor da Arcolincclima. Faço tambem a análise micro biológica, limpeza de dutos e forneço de 49 fabricantes. fala comigo.

    • cara e essa marca consul que não presta tambem compreu um posso te garanti não vale nada não e atoa que a mais barato muito ruin mesmo não aconselho ninguen compra um ar bom que nãe e muito caro e o sansumg

  53. Só tem chato comentando e falando besteira. Concordo com um comentário:
    Ar condicionado é pra quem pode comprar e manter, não pra ferrado que fala besteira por nada. Tá caro? Não faz, chama outro. Continua caro? Vai tentando, uma hora vc acha alguém que cabe no seu bolso.
    Cada um cobra o que acha justo e a outra parte paga o que pode.
    Por isso existe carro popular e carro de luxo.
    Abs.

  54. Bom dia a todos os profissionais, curiosos, clientes espertos e mãos-de-vaca…
    Senhor André, parabéns pela sua profissão, mas antes de sair instalando alguma coisa faça um curso básico pq é fácil pessoas como vc instalar o proprio ar e depois sair instalando os das pessoas inocentes. Ah e n tente fazer uma instalação sinistra igual a do vídeo, vc vai se dá mal….
    Senhores Junior e Alessandro gostei da catracada…
    Senhor Marcio isso que criticou é uma meia verdade. O fornecedor não pode abster do equipamento que instalou, porém o cliente tem que fazer a manutenção preventiva para evitar eventualidades. as assistencias de fato não gostam de “pepino”. Seu ar deve estar com problema no pino da grampola abaixo da parafuseta da repimboca e tem qeu trocar tuuudo!!! kkkkkk

  55. Bom dia , Caro Colega e pessoas que procuram a Net para obter economia , Tudo e Valido partindo do lado do Cliente Pois é ele o dono do Produto então só ele determinará como e quem irá fazer a instalação , o que deixo claro a eles cliente e se for por um mal instalador é que instale por conta propria , pois pior que pagar no caso 500,00 e pagar 200,00 e ainda estragar e perder a garantia do seu Produto . Para os colegas de Profissão penso eu que no melhor patrimonio é o cliente então faço o serviço perante as normas Tecnicas e cobrar aqui e que justo por tudo aquilo que já Investiu e ainda continua investindo . Somos Autorizados as Grandes marcas do Mercado como Elgin ,Komeco , Gree , Fujitsu , Etc … e o que faturamos com Retrocesso de serviços mal feito por mecanicos sabichões chega a 50% de nosso faturamento . Então cada um seja o Juizo de si Proprio . Temos Empresa a mais de 20 anos .

  56. Só tem esperto, liguei para a Helber refrigeração, e na loja me disseram que não fazem manutenção de ar split . Tudo mundo só que instalar, mas na hora de fazer manutenção,( que normalmente é pepino ) não fazem !! Instalar é a parte mais fácil !!!! Na manutençao é que tem que entender do assunto e consertar a besteira que outro instalador fez !!!!!!!!!! Meu ar está congelando e pingando direto pra dentro da sala e cada técnico dá um diagnóstico !! Não dá pra confiar em ninguem !!!!

  57. Eu acho um absurdo vocês ficarem criticando um profissional especializado. Tudo tem um custo. Se você vai ao médico e ele te cobra R$ 300,00 por uma consulta de 10 minutos não é porque ele é um ladrão e sim porque tem o conhecimento. São R$ 400,00 reais a instalação… veja bem que existe outros custos… impostos, transporte, alimentação, estacionamento e etc. Parabéns aos que sabem fazer a instalação, mais não critiquem quem se qualificou e oferece um serviço de qualidade ao mercado. Paga quem pode, chora menos quem pode mais. Obs: Quanto as ferramentas esse é o custo real para um profissional especializado adquirir equipamentos profissionais para a instalação das maquinas.

  58. pois é caro j roberto e que se lixe a camada de ozono, pois é o que curiosos como tu fazem, não dão valor ao noso planeta só pensam em vcs.
    instalei um ar e tive varios problemas depois de algum tempo, nessa altura era um curioso como vcs, e nao demora só 2 ou 3 horas a instalar, e são preciso normalmente 2 pessoas para instalar, para não falar que nem todas as instalações sao costa com costa.
    deixem de se armar em espetos e paguem que todos temos de comer, seus maos de vaca.

  59. Boa Tarde… Sou Técnico em Eletromecanica, Eletricista de auto etc, e acho um poco caro pagar 400 reais para fazer uma instalação simples como essa. Ta certo que o técnico fez seus cursos etc para se profissionalizar na área e tem o direito de cobrar o que achar que é justo pelo seu serviço, mais eu prefiro aprender e fazer por mim mesmo.

    Tem um video no Youtube, um rapaz fez a instalacao mostrando todos os passos a passos inclusive mostrando como usar a bomba de Vacuo, explicando como deve ser feito etc.

    Tem tambem um video mostrando como deve ser feito a desmontagem do Sistema

    Muito prático e era o que eu precisava para montar meus dois Split aqui de 12000.

    • axo um absordo cobrar 30,00 reais para trocar uma lampada do meu carro…..axo que cada um tem a necessidade de cobrar o que vale apena….

  60. Boa tarde a todos. Primeiro queria aviZar que na interneta tem DIÇONARIO para burro igual eu, dá uma consultada antes de postar as BOBAJIS tá cRientes e “refrigeristas”.
    Vcs não são obrigados a instalar seu aparelho de segunda linha barato que comprou em uma magazine em 12 vezes, se quiser conheço vários pedreiros e jardineiros que instalam até por uma garrafa de pinga, mas qualidade, ferramentas, cursos de aperfeiçoamentos, encargos empresariais entre outros, custam caro. Mecânicos e instaladores, SEMPRE que abrir o sistema, VÁCUO. SEMPRE que instalar, VÁCUO, se tiver filtro de linha substitua SEMPRE!!!
    MOSTRA AÍ OS SUPERAQUECIMENTOS, SUB-REFRIAMENTOS E OUTROS TESTES SEUS CAVALOS.ABRAÇO

    • Não é dificil, depois de ligar o aparelho, é só ver se está saindo um arzinho fresquinho e pronto, fácil como pendurar um quadro. Assim procedem os técnicos domésticos e os profissionais que chegam para fazer as instalações de R$ 120,00, muitas vezes, sem terem nem um termômetro.

  61. Ao que me parece o grande argumento dos instaladores profissionais para inibir nós os curiosos, é a necessidade de purgar a linha do evaporador (unidade interna), para a remoção da umidade, o que realmente é necessário ser feito. Normalmente é utilizado neste caso a bomba de vácuo.
    Para quem não tem uma bomba de vácuo, aqui vai uma dica para contornar o problema, a qual obtive de um forum na Internet e que realmente dá certo:

    Preencha a tubulação da linha e da evaporadorcom o próprio líquido refrigerante, expulsando o ar atmosférico e a umidade nele presente, seguindo o procedimento abaixo:

    Após ter feito todas as ligações inclusive as dos canos de cobre observe que:

    Existem duas válvulas na condensadora que são abertas por chave Allen (sextavada).
    Afrouxe o flange (conexão) do cano mais grosso, com a chave Allen abra a válvula do cano mais fino, quando o gás começar a sair pelo flange que você afrouxou, aperte-o novamente e abra a segunda válvula.
    Agora é só colocar para funcionar.

    Obs.: Não se preocupe com a pequena perda de gás, pois os aparelhos costumam vir com carga suficiente para preencher tubulações de até 4 metros. Para linha com mais de 4 metros se faz necessária uma carga de gás adicional.

    Alguns cuidados básicos:

    Nivele bem o suporte de fixação da evaporadora (unidade interna) para evitar que a água formada condensação molhe o seu piso.
    As flanges devem ser bem formadas e os apertos (torques ) nas conexões devem ser altos (se tiver dúvidas quanto a existência vazamentos, realize teste com espuma de detergente nas conexões).
    Se você não estiver familiarizado com o uso do flangeador, treine antes com pequenos pedaços de tubo de cobre até obter um bom resultado.

    Mãos à Obra !

    • E meu amigo, vc pode fazer isso mas se tiver algo na tubulaçao vc sabe onde vai parar, direto no capilar.pra isso que existe bomba de vacuo.

    • muito bom Jose Roberto sou prficional de outra arèa e acho um absurdo esses instaladores cobra tão caro po instalação de ar relmente tem jente proficional mas tem muito lanbão -se dizendo tecnico eu mesmo vou instala meu pois aqui em macae eles estão tento a cara de pau de combra de 550,00 a 600,00 por uma instalação isso a mais sinples estava com duvida sobre o tal vacuo mas vc matou a charada com essa simples vacou com propio gas e o teste de espuma para tirar duvidas da vedação gostei logo -se vc que vc e um proficonal obrigado min ajudou bastante quero ver agora que o amigo que gasou 5000 em ferramentas vai falar esse que gastou essa grana toda em ferramenta nivei a laser deve ser um daqueles feito nas coxas todo fersquinho valeu

  62. Liguei para 4 intaladores e o mais barato queria R$ 1500,00 para instalar 3 ar condicionados splits de 12.000 btus aqui em SP, sendo que a parte de fora de todos ficaria nas sacadas a 2 metros e pouco de distancia cada. Todos disseram que demoraria em torno de 4 horas para instalar os 3, ou seja, o instalador instala 4 por dia e ganha R$ 20.000,00 por mês risos…. Com o orçamento em mãos liguei para algumas lojas de ferramentas para ver o preço dos cabos de cobre e outras poucas peças que ele ia precisar que não vieram com os aparelhos e me surpreendi, pois não custavam nem R$ 150,00, ou seja, dos R$ 20.000,00 que ele ganharia por mês quase tudo é lucro líquido, ou seja, instalador de AC ganha mais que JUIZ pelo que parece. Resultado: Instalei tudo eu mesmo com meu pai e está funcionando a mais de 2 anos os 3 aparelhos. O vácuo é só ligar para quem instala geladeira que eles fazem com precisão a um preço justo.

  63. Com todo o respeito que merecem os técnicos profissionais que postaram suas comoventes opiniões, eu também entendo ser absurdo o preço que estão cobrando pela instalação dos splits.
    O custo do ferramental mencionado, R$ 5.000 é igualmente um absurdo, sendo que foi mencionado até nível a Laser, será que um nivel de R$ 15 não realiza a mesma função ?
    Se o investimento justifisse todo preço por hora de trabalho, quanto iriamos pagar por uma consulta médica ? considerando-se que o profissional passou praticamente todos os melhores anos de sua vida frequentando e pagando uma faculdade.

  64. Gostaria de dizer sobre o comentario de vcs que todos tem alguma coisa de verdade,mas algum de voces estao se precipitando. Eu instalei meu ar condicionado mas depois de algum conhecimento na area de refrigeraçao, so que muitos de vcs estao certo a instalacao de um split ainda e muito caro devido as ferramentas e materiais pelo menos aqui em porto velho uma regiao muito quente e mesmo assim e cobrado 350,00 por uma instalacao, mas o que vcs tem que observarem e que esses procedimentos adotados pelo fabricante requerem tempo eu hoje tenho uma empresa de instalacao e cobro em media 220,00 pela instalacao mas me digam fiz uma obra para uma empresa grande aprox 1.200 maquinas alguma delas vieram com vazamentos tanta na parte interna como na externa me digam o que vcs faria pois e o equipamento de solda . E mais alguns clientes nao ficam atentos as manutençoes periodicas do aparelho eu nao acho que todos esses que tenham instalados seus aparelhos não façam manutencao nos mesmos pois quem trabalha na area sabe que depois de ultrapassar o tempo de manutencao alguma delas dao pequenos defeitos faceis de corrigir mas precisam de um tecnico habilitado, e muito facil dizer que sabe instalar mas quando dao defeitos ligam logo para autorizada dizendo que o instalador que fez o serviço lhe falou que estava certo e era autorizado niguem quer perder dinheiro depois, é simples e como ver um amigo doente que tomou o remedio certo mas nao se preocupa de ir ao medico para ver se estar certo. O cara estuda anos e anos gastando dinheiro e mesmo assim existe farmaceuticos que sabe o problema depois de estar doente nao sabe o que foi, sem acompanhamento de um especialista na area e dificil saber se estar fazendo a coisa certa e ainda mais pra que existiriam cursos de formacao se todos sabem fazer . A todos os amigos isso e so uma dica procure saber se a pessoa que ira fazer seu serviço se é conhecida procure a melhor maneira de negociar eu mesmo faço negociaçoes com meus clientes existem muitas empresas mas poucas fazem o serviço certo pois existem poucos profissionais habilitados e isso nao quer dizer que nao existam pessoas que nao saibam fazer o serviço se ter feito curso exemplo: VOCÊ.

  65. É a lei da demanda e da procura . Falta profissional nessa area! cobro bem caro e não me falta serviço, em que pais voces estão meu deus, o pais vive um bom momento tá todo mundo ganhando dinheiro e disposto a gastar é hora de faturar grana, bobo é quem cobra barato. Parem de se lamentar e vão ganhar dinheiro pó meu nunca vi tanta choradeira! FALEI E FUIIII!

    • EU COBRO 500 REAIS PARA INSTALAR UM SPLIT UM MECANICO DE CARRO PARA FASER UM MOTOR DE UM CARRO ELE COBRA 2000 DE MÃO DE ÓBRA E ELE NÃO É MELHOR DO QUE EU E NINGUEM FALA NADA

  66. pessoal tenho 15 anos e aprendi a instalar ar condicionado split com meu pai!

    Não tem segredo o pior é fazer os buracos para passar o fio e os canos de cobre que são dois ! A afiação é bem fácil !

    É só ter um pouco de pratica !

  67. Boa noite pessoal. Estava procurando na net um tutorial para instalar o meu ar condicionado split quando me deparei com este fórum.
    Eu morava em Boa Vista – Roraima, pra quem não sabe onde fica dá uma olhada no mapa do Brasil e observaram que é um lugar muito distante e deslocado dos grandes centros, como Rio e São Paulo. Estou falando isso porque lá em Boa Vista – RR as empresas me cobraram R$ 150,00 para instalar meus split, pois tenho um de 12000 e outro de 18000. No final de dezembro me mudei para o Rio de Janeiro, retornei para a minha cidade natal e fui surpreendido pois me cobraram R$ 350,00 para a instalação de cada split meu. Achei um ABSURDO!!!!. Meu tio me passou o telefone de um técnico que instalou para ele por R$ 150,00. Liguei para o camarada e ao chegar na minha casa o técnico só impôs dificuldade para a instalação, disse que não tinha tomada 220 V próximo ao local de instalação, e começou a cagar um monte de goma, me cobrando R$ 350,00 para instalar, sendo que eu deveria providenciar a tomada 220 V. O grande detalhe é que comprei meu ar condicionado na Venezuela e lá ele vem completo, com fiação, tubulação de cobre, até fita isolante vem, ou seja, mesmo eu tendo tudo, até o suporte, o camarada queria R$ 350,00 para instalar. Como acho um assalto e muita cara de pau do indivíduo, acho que vou me aventurar na instalação, que ao meu ver parece muito simples. Entretanto estou com dúvida de como liberar o liquido refrigerante para o sistema, uma vez que o técnico lá em Boa Vista fez o recolhimento deste quando da desinstalação dos meus aparelhos. Se puderem me ajudar, eu agradeço.
    Por último, só um detalhe. Lá em Boa Vista um curso de instalação de ar condicionado split custava R$ 150,00 no SENAI, se eu soubesse que me enfiariam a faca eu teria feito o curso.

  68. Ei pessoal: Falem sério, um técnico quer ganhar um salário mínimo por três horas de serviço. Nem um médico que estudou por 6 anos (curso de medicina), dois anos (residência obrigatória) consegue ganhar este valor. Não paguem esse absurdo e duvido que não baixem os preços. Ainda mais para um técnico que escreve “estalação” de split. Convenhamos, pelo menos o 2º grau tem que concluir.
    Ab

  69. Estou tentando instalar sozinho mas estou cheio de dúvidas. A primeira dúvida é a mais complicada, pois flangear e instalar Split é facil! basta ver os videos. No entanto, a parte elétrica nao é muito clara no manual de instalação. Nao existe video explicando passo a passo da parte eletrica. Meu split é 9000 LG quente e frio. na condensadora em 4 entradas ( N, L 3, 4 ) e um terra na placa. Na evaporadora os mesmos. o fio 220V ( dois fios + um terra) está perto da condensadora. Alem disso, veio um cabo descascado na evaporadora que parece fio de tomada. O que liga o que? Alguem consegue me ajudar?
    O vacuo é necessário? o que acontece se nao fizer vacuo?

    Alguem pode me ajudar?

  70. Giuliano,
    Faça o recolhimento do fluido refrigerante, mantendo-o guardado na unidade condensadora. Tire as tampas das válvulas de líquido, gás e de vácuo, conecte um manifold na válvula de vácuo para acompanhar a pressão, ligue o split em modo refrigeração, feche totalmente a válvula de líquido, neste momento o fluido refrigerante será sugado para a unidade condensadora, quando a pressão atingir um valor próximo da região de vácuo, feche a válvula de gás e desligue o split.
    Este processo dura em torno de dois minutos.
    Fiz isto num split de 7000 Btus e o reinstalei, tudo ficou normal, sem perder e sem completar o fluido refrigerante.

  71. R$ 5.000,00 de ferramentas sim, aqui só se manifestaram os que conseguiram sucesso em sua “instalação” por outro lado existe milhares que tiveram seus aparelhos com defeito em menos de 3 anos por problemas de instalação

  72. comprei um ar split 12000 em janeiro 2011 eu mesmo instalei, gastei de material R$78,00 e ainda paguei R$15,00 para fazer flange total R$93,00 só falta o vacuo. Materiais, suporte para split 12000 R$24,00 tubulaçao de cobre de 3m proteçaoespumada 4m R$54,00 ,ferramentas usada, furadeira e broca 8 bucha fischer 8 eparafusos 4,alicate, chave de fenda e philips,2 chaves inglesa 10″para aperto das conecço~es e uma broca 12 para furar a parede esta´pronto. Não entendo como gastar R$5000mil com ferramentas? ipatinga MG. 15/01/2011. ok?

  73. Senhores,
    Lamento muitíssimo diante de tudo que li nas postagens acima. Creio serem bem intencionadas, porém, não posso deixar de tecer alguns comentários com o intúito de ajudar:
    1. Pelo comentário de alguns companheiros, percebi a ausência da competência técnica quando concordam em não fazer vácuo no sistema. É necessário sim fazê-lo. A presença de água no sistema selado favorece a ocorrência de fenômenos químicos, que são indesejáveis e prejudiciais aos componentes essenciais como compressor, evaporador, condensador, etc. A umidade do ar, isto é, vapor quente de água quando adentra a tubulação, por diferença de temperatura, se condensa formando gotículas de água nas paredes interna da tubulação. Essa água, não é bem vinda ao sistema. Deve-se usar a bomba de vácuo para retirar o ar atmosférico, desocupando o espaço interno para se obter melhor efeito refrigerante. Seria bom, que antes de tentar instalar qualquer máquina, senhores curiosos, desse uma lidinha no manual pra saber sobre a opinião do fabricante.

  74. Comprei tudo instalei, chamei o técnico só para dar o vácuo e paguei 50 reais e um abraço para o gaiteiro, sou eletricista industrial e acho um absurdo estes profissionais de m…. cobrarem a metade de um aparelho, teria vergonha de cobrar este valor são uns aproveitadores, e parabens para o cidadão que deu vaco com um compressor de geladeira.

  75. Olá amigos!!! gostaria de fazer um bom curso de” refrigeração e ar e climatização” pela net, existem bons cursos e confiáveis na net ??? Aqui no oeste paulista falta profissionais nessa área. abraços!!!

  76. Esses caras são loucos cobrando um absurdo desses. Aqui no RS eles inventam um monte de histórias para deixar o proço lá nas altuas. Pior é que o povo paga. É uma exploração. Vou meter a mão na massa e vou eu mesmo instalar. Muito legal essa página!!!

  77. Amigos, estou com tudo aqui na mão, porém pintou uma dúvida, na parte interna do split as tubulações tem umas tampas, e uma delas pressionando sai gás, posso tirar elas para conectar a tubulação externa perdendo esee gás da unidade interna?

  78. Tambem fiz toda pesquisa no GOOGLE… achei todas as informações que precisava e coloquei a mão na massa… instalei 3 aparelhos 1 de 12.000 da MIDEA 2 24.000 da KOMECO. fiz isso porque me cobraram 600 no de 12 e 850 em cada de 24 sendo que seriam instalados na Barra da Tijuca na beira da praia… ( acharam que estou com dinheiro ) comprei tudo em CASCADURA NA TRES AGUIAS REFRIGERAÇÃO….

    flangeador 28,00
    cortador 21,00
    curvador de tubo 22,00
    tubos esponjoso 11,00
    fita pvc 11,50
    tubulação em geral 3/8 …. 190,00
    mais alguma coisa que tenha esquecido parafuso etc…. 50,00
    suportes 120,00
    20 metros fio 4mm 55,00

    de um total de 2.200,00 que seria a instalação gastei 508,00 ( lembrando que estao junto as ferramentas e a parte eletrica 220 que não esta inclusa na instalação) DO-IT-YOURSELF

    faça voce mesmo !!!!!!

    • hahahaha!!! muito bom! tubo 3/8 pra ligar 24000? só na tua cidade! logo estaremos ai arrumando isso ai que tu fez. e desses é que eu cobro bem caro!

  79. Sou eletrotécnico e trabalho com refrigeração, é importante ter ferramentas boas, ter experiência, saber instalar bem um equipamento desses, ter competência, mas assima de tudo ética e respeito pelo cliente e pela classe profissional é aquele que sabe trabalhar sem ser mau carácter. um abraço para os leitores e bons profissionais, para os maus técnicos tenham respeito por todos e vergonha na cara!! Instalar um aparelho requer ferramentas boas, experiência bom senso!!!

  80. já que a duas unidades vem lacradas, colocando se mais ou menos um metro de cada tubo,sera quantos litros de umidade estaria nesses tubos . isso é besteira . o meu funciona a muito tempo ,beleza ,e não se precisou de vácuo . mas quando se troca quase tudo de um ar condicionado ,aí sim ,sem o vácuo nada funciona…

  81. caraca, quanto odio… essas complicacoes que esses tecnicos inventam é puro medo de um outro tecnico famoso chamado GOOGLE.. eu nao entendo nada de ar condicionado e com uns 3 dias de pesquisa no google recolhi toda informacao que precisava, instalei meu ar ha 1 ano, sem respingos, sem superaquecimento, sem barulho.. só refresco… conformem-se tecniocos, estamos na era do do-it-yourself …

  82. BOMBA DE VÁCUO 900 REAIS
    KIT FLANGEADOR 150 REAIS,
    SERRA COPO DE VIDEA 150 REAIS
    MAQUINA DE FURAR 50 REAIS
    ALICATES E CHAVES DE BOCAS 100 REAIS

    COMO É QUE ESTES CARAS CONSEGUEM GASTAR TANTO DINHEIRO COM FERRAMENTAS

  83. grandes coisas comprar um split…tenho dinheiro para comprar, comprei o meu e não precisei de um instalador que teve a cara de pau de cobrar 500 reais para fazer um serviço tão simples. A unica coisa que tive de comprar de ferramenta foi um kit flangeador + corta tubos q encontrei no mercadolivre por 50 reais (100 vezes menos q os tais 5000 mil) o vacuo fiz com um compressor de geladeira como antigamente. me divertir muito…hehehe…tá funcionando q é uma maravilha…acredito que um bom profissional tem q valorizar seu serviço…mas superfaturar…bha…obs.: hoje temos tudo disponível, basta pesquisar e proceder com calma.

  84. Olá pessoal, ética acima de tudo. Aos clientes e aos colegas. Acredito que realmente possam ser instalados de várias formas e com vários procedimentos mas o bom profissional tem boas ferramentas e isso sai realmente caro mas é necessário. Cada profissional cobra o que acha justo de acordo com seu potencial as consequências do mal profissional ( com m alicate e uma marreta e uma vela rsrs ) virão com o tempo. Há, e só lembrando que ar condicionado é para quem pode e não para quem gostaria mas não pode pagar a instalação, desculpe mas eu tinha q dizer isso.

    • parece pelo comentario do povo que ter um ar condicioinado e um luxo desnecessario. assim como comer beber ir ao medico dentista etc. por favor senhores analizem o preço cobrado para se instalar um ar condicionado e uma consulta medica e depois venha falar em ferramental estudo e proficionalismo querendo lucrar em uma instalaçao de ar condicionado mais que um politico…………..

  85. com processo de vácuo se retira a umidade do sistema que é muito importante para o bom funcionamento e eficiencia do sistema e tambem se antecipa se há algum vasamento de gas. qualquer um que tenha um pouco de habilidade consegue instalar um ar split, o problema é o risco que se corre e ter dor de cabeça depois.Para nos tecnico é bom porque se ganha consertando depois KKKKKKKKK hilario!Fiquem com deus!

  86. aqui é o cleverson quanto ao vídeo muito bem feito mas eu posso se você quiser le mostrar um jeito mais fácil e rápido com todos os procedimentos necessários um abraso

  87. eu aqui em passo fundo cobro entorno de 250 e tenho ferramentas entorno de 3000 e o meu serviço tem toda a garantia e para aqueles que acham que é fácil faça você mesmo pois não paga imposto nem empregado,contador,fornecedor e de pois a fabrica vem dizer que você não é autorizado

  88. Esse Francisco “diz” que gastou 5 pratas em equipamentos e quer ter o retorno sobre o investimento em menos de um mês de instalação de equipamentos. Tá de sacanagem, né?

    São esses técnicos de araque que estragam suas classes.

  89. 400 reais para instalar, isso é um roubo, comprei um split por 750 reais, para instalar seria mais que a metade. Deve tá de brincadeira né. Um serviço simples de no maxino 2 horas. 5 mil de ferramenta? nossa…que tecnologia tem tuas ferramentas hein. Mesmo que fosse 5 mil de ferramentas, isso voce tiraria em 12 instalações, que se trabalhar bem faz em dois dias. Equipamentos que duram 10 anos. sinto muito mais foste muito infeliz na tua colocação.

  90. umidade no sistema ,, hehe com uma vela e uma caixa de fosforos voce tira a umidade dos canos.sem ter que fazer vacuo, esse é um truque os instaladores antigos usavam e usam até hoje ,tenho duas maquinas de 9000 instalaladas a seis anos por um tecnico de geladeiras que nunca tinha mexido com split, funcionam perfeitamente como um relógio suiço e ele me cobrou 120,00 reais pelas duas instalações.

  91. ola, pessoal ;
    o video e muito amador.
    esta tudo errado;equipamento evaporador com contato direto no piso x
    tubulacao lado direito..ptsi o prasso do evaporador pra fora …condenavel..
    e dreno com fita izolante???????? sua area nao e essa…

  92. Pois vi Split’s com anos de uso e sem problemas, instalados SEM bomba de vácuo! Absurdo é cobrarem R$ 400,00 reais por uma instalação! E nenhum ar condicionado do mundo exige ferramentas de que totalizam R$ 5.000,00 reais! Está faltando coerência, e honestidade por parte dos instaladores que super valorizam uma instalação RELATIVAMENTE simples.

  93. É importante salientar que uma boa instalação, gera economia, para o proprietario, porem uma instalção mal feita gera prejuizo, que o proprietario pedera ate quetionar judicialmente, ate porque é uma prestação de serviço em uma relação comercial. Então meus amigos cuidado o o que fazem em prol de rapidez.
    Um abraço a todos.

  94. Ola! Com cinco anos de pratica, posso garantir, os dois split, estão mal instalados, faltou 80% de procedimento na instalação. No 1º video, purgar a linha depois de unidades interligadas com R22????? Tem coragem de postar um video deste?
    E no video dois, o furo de passagem da tubulação, reto, se fizer um calculo presciso, usando um nivel a lazer, podemos dizer que vai dar agua na sala, e tambem posso te dar uma dica, Helber, existe canaleta plastica para acondicionar a linha quando a nescecidade de ficar aparente. Equipamentos
    ( ferramental) não aparecem nos videos, bomba de vacuo, vacuometro digital, termometro. HHHHIIIIII!!!!!!, voces fizeram o teste de superaquecimento? Não? Ou não fazem ideia do que é isto? Façam um curso antes de se meterem a praticar qualquer profisão, mesmo que seja este gratuitos de oitenta horas.
    Quando um profisional, que investe aproximadamente a bacatela de R$5.000,00, só de ferramental, e cobra por “INSTALAÇÂO” de split a quantia de aproximadamente R$400,00, tem cliente que acha caro! Caro vai ser o conserto em breve destes equipamentos. Porque garantia de fabrica, ja éra!

    • Vocês são uns verdadeiros oportunistas,pois um serviço desses, de simples carga de Gás ser cobrado R$ 400,00 É UM ABSURDO, pois o mesmo serviço feito em um ar condicionado comum onde é necessário serviços de soldas em tubulações sai no máximo por R$ 100,00 , e no split você só trabalha com conexões rosqueáveis. sejam honestos pra variar!

      • Gostaria de comunicar que o sr francisco m.santos em alguns pontos ele tem razão, porem eu não concordo com o tipo de argumento que ele usou para fazer um comercial ou seja sua propaganda, temos sim que nos valorizar porem sem desfazer dos demais colegas de profissão cada um tem um estilo de trabalhar, realmente o vídeo não esta completo porem não podemos julgar se esta certo ou errado, pois se fosse realmente mostrar todo o padrão de instalação levaria muito mais de 9 minutos.

        • é verdade , concordo com vc , se esse rapaz quer fazer comercial ou se aparecer que crie um pagina na internet p vc escrever todas besteiras que quiser ,, profissional que é bom tem ética , e não se desfaz dos outros companheiros de profissão , conselho , seja mais humilde.

    • concordo plenamente com vc caro amigo!
      só tenho 32 anos de profissão e sou proprietário de uma empresa de instalação de ar condicionado
      jamais contrataria profissionais desta estirpe
      mas contudo existem técnicos e tecquinicos
      mecânicos e mechanicos mas devemos gratidão a estes não profissionais, quantos mais existirem mais valorizados seremos .
      pois nada supera a qualidade e honestidade dos verdadeiros profissionais, que se dedicam a esta maravilhosa profissão e aos que dizem que somos oportunistas agradecemos muito, pois quem desperdiça oportunidade colhe ignorância e despreparo , tornando-se críticos sem conhecimento de causa ,faltando lhes bom senso e conhecimentos técnicos , : caros amigos antes de se acharem “instaladores de equipamentos de ar condicionado” tenham o bom senso de ler pelo menos um manual técnico do equipamento a ser instalado e julguem vocês mesmos se teem capacidade e ferramental apropriado para tal feito, , consultem o fabricante para sanar sua duvidas , e pelo amor de deus fazer vácuo com compressor de geladeira é o cumulo , purgar liquido refrigerante para limpar a linha frigorifica ” sem comentários”
      espero que sejam felizes em suas escolhas um abracio a todos

    • Estimado colega, sou ténico em eletrotécnica, e aqui na minha cidade faz um calor infernal. O que menos tem são técnicos habilitados para fazer uma boa instalação de ar condicionado split. Estou exausto de tanto procurar cursos para que eu tenha um embasamento técnico na área. Quem sabe vc não poderia me ajudar encontrar conteúdo para instalção destes aparelhos. Att. Fernando

    • concordo ! Mas,veja o lado bom, enquanto tiver esses atiradores de split na parede,fazendo estas …..,teremos trabalho ,arrumando no inverno oque eles fizeram no verão!

    • Concordo plenamente, a um investimento em cursos e ferramentas, despesas com combustível, impostos, funcionários.eu cobrava R$ 300,00 aqui na minha cidade, o pessoal achava caro, pois tinha gente q cobrava de R$ 120,00 a R$ 150,00.

  95. Olá. Gostei muito de ter visto meu vídeo de instalação de ar split sendo mostrado por vocês. Só gostaria de que vcs retirassem o primeiro vídeo, não por estar antes do meu, mas sim por não estar de acordo com técnicas corretas e que se usadas em aparelhos seus estariam prejudicando seus clientes. (O procedimento de vácuo, não é apenas importante, mas sim necessário e este vídeo mostra um processo condenável, o de purga do sistema)
    Gostaria de também deixar outro vídeo meu de manutenção de ar condicionado de janela. Segue o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=CeDASog2kdY
    Lá também vcs encontrarão outros vídeos e assim que eu postar o de manutenção de split aviso vcs.

    Um forte abraço.
    Helber Refrigeração

  96. Primeiramente gostaria de agradecer esses videos e principalmente os comentários. Pois com eles me encorajaram a fazer a instalação. Uma autorizada me cobrou R$ 560,00 para fazer a instalação completa.
    Vamos lá para o custo de material ou – R$ 130,00 Tubos de cobre, proteção térmica, suporte para parte externa, franjear as pontas dos tubos, cabos 1,5, fita silver tape e parafusos.
    Como não tenho a maquina de vaco, liguei para um profissional vim dar o vácuo e colocar para funcionar, ele me cobrou R$ 200,00. Achei salgado, mas mesmo assim sai ganhando uns R$ 260,00 reais.
    Indico para quem não tem experiencia como eu ligar tudo e chamar um técnico para colocar ele para funcionar! Esse foi minha experiencia e gostaria de agradecer todos vcs pelas dicas.
    Abraços

    • Olá Leandro.
      A nossa intensão com esse post era de mostrar como é o processo, não encorajar nossos leitores a realizar a instalação sem o auxílio de um instalador que estudou e se capacitou para isso.

      Agradecemos o seu contato.

  97. Erro, E3 [ Proteção do compressor face à baixa pressão ]
    Esta dando isso Aqui como consertar ?

    Tem Conserto isso ??

    E luz ou e problema no compressor mesmo [ que tem que trocar ou e so da uma reparada ]