[ x ] Fechar

Climatização evaporativa – saiba o que é e conheça os benefícios

  • 13 de julho de 2016
  • 2 Comentários

Pensando em economia, conforto, e além de tudo se preocupa com o meio ambiente? Se você ainda não conhece a climatização evaporativa, vem conosco que iremos explicar.

Mesmo que não climatize o ambiente como um ar-condicionado, a climatização evaporativa consegue equilibrar temperatura e umidade, possibilitando manter a temperatura agradável e trazendo benefícios. Mas afinal, por que a climatização evaporativa vem ganhando tanto espaço no setor?

Entenda o funcionamento
Além de aproveitar as vantagens que esse tipo de climatização traz, é importante também saber como funciona esse processo. A climatização evaporativa opera através das leis da termodinâmica, fazendo uso da troca de massa e de calor. Trata-se de um equipamento formado basicamente por um ventilador, uma bomba de água, um reservatório e células de um papel especial que não absorve a água.

Durante o processo, o ar externo é puxado pela força do ventilador, passando pelas células de papel, que são constantemente molhadas pela água do reservatório, circulada pela bomba de água. Nesse momento, o ar externo, seco e quente absorve umidade e tem sua temperatura reduzida pelo processo de evaporação da água, resultando em um ar mais úmido e frio que o ar externo.

Na verdade, o sistema de climatização evaporativa apenas otimiza um fenômeno de redução de temperatura que já acontece naturalmente, que é a chuva e sua evaporação na atmosfera. Quanto mais seco é o ar captado pelos resfriadores evaporativos, maior a eficiência de resfriamento e, consequentemente, maior a redução de temperatura no ambiente. Por causa disso, a temperatura resultante não é controlada ou constante, pois depende de fatores externos não controláveis, como temperatura e umidade do ar exterior.

Benefícios
Apesar de parecer uma inovação, essa tecnologia não é recente, já que um modelo similar era utilizado pelos egípcios há milhares de anos a fim climatizar o ambiente. O fato é que agora os climatizadores começaram a ganhar mais notoriedade por conta dos benefícios que proporciona, existindo desde versão USB, também conhecidos como ar-condicionado USB, até mesmo a formato de pedestal. Com isso, o uso dessa tecnologia está em constante crescimento e tem perspectivas de evolução. Veja mais benefícios:

– Empresa qualificada
A climatização evaporativa ganhou espaço em locais onde há grande circulação de pessoas, porque consegue manter uma temperatura agradável sem grande esforço, podendo ser aplicada inclusive na agricultura, cuidados de animais e até mesmo em eventos. Um dos setores que mais buscam o aparelho é a indústria, já que existem os climatizadores industriais, utilizando o sistema de funcionamento do resfriamento evaporativo e exigindo geralmente uma maior potência e poder de climatização.

Climatizador da Joape em pedestal é sugerido para espaços grandes

– Redução de temperatura
Com as temperaturas médias aumentando pelo mundo todo, manter o ambiente em um nível que seja agradável sem gastar muita energia está cada vez mais complicado. A climatização evaporativa chega a proporcionar uma redução de até 12° em relação à temperatura externa do ambiente, elevando o conforto térmico de quem está no local. Assim, ainda no caso de empresas, aumenta-se a produtividade dos colaboradores, proporcionando um maior rendimento da equipe também.

Climatizador Rotoplast é uma das apostas para reduzir a temperatura

– Baixo nível de ruído
Por se tratar de um processo um pouco mais natural, os ruídos produzidos durante a climatização evaporativa são bastante pequenos, ideal para qualquer local que busca silêncio. Imagine em uma indústria, onde há diversas máquinas operando juntas e fazendo barulho. Mais ruídos só atrapalhariam a produtividade e dariam dor de cabeça aos funcionários.

Opção da Electrolux, o Clean Air possui barulho reduzido

– Bom funcionamento em ambientes abertos
Manter portas e janelas fechadas nem sempre é possível aos espaços que precisam reduzir a temperatura. Com a climatização evaporativa, não é preciso fazer esse isolamento, até porque é necessário ter um local em que o ar possa entrar e outro no qual ele possa sair, facilitando a troca entre os ambientes e evitando o famoso alerta “não se esqueça de fechar a porta por causa do ar.”

Smart Air é desenvolvido para ambientes de até 200m²;

– Fácil instalação e manutenção
Além de tudo, não é preciso fazer grandes mudanças na estrutura do ambiente para executar a instalação do equipamento, pois ele não requer muitos recursos. A manutenção também não é feita com tanta frequência, como nos demais equipamentos utilizados pelas indústrias, gerando um custo menor.

Multiclimatizador da Komeco facilita a manutenção

Agora que você entende melhor sobre climatização evaporativa, já pensou na possibilidade de adquiri-la para o seu ambiente? Se você já teve alguma experiência com isso ou está em busca, conte para nós.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Climatização evaporativa – saiba o que é e conheça os benefícios"