[ x ] Fechar

Climatizador ajuda a amenizar o calor

  • 28 de novembro de 2011
  • 72 Comentários

Quando é recomendado o uso de um climatizador? Recebemos vários emails de usuários nos questionando sobre isso. Primeiramente, é preciso entender a função do climatizador.

A função do climatizador é climatizar o ambiente através da circulação do ar e da evaporação da água, ajudando a amenizar o calor ou o frio (no caso dos modelos que possuem aquecedor) e a umidificar o ar. 

O uso do climatizador é indicado quando o ambiente não pode ficar fechado o tempo todo ou onde não possua janela para a colocação de um ar portátil.

Lembre-se: o climatizador não substitui o ar-condicionado, ele apenas ajuda a amenizar a temperatura.

Esses aparelhos podem ser encontrados em dois tipos, basicamente: climatizadores portáteis e climatizadores de parede (sua instalação é semelhante a do ar condicionado convencional). Os climatizadores não possuem número de BTUs e nem classificação de consumo/eficiência energética na tabela do Inmetro. Observe a potência (em Watts) nas especificações do produto antes de comprá-lo.

Vantagens:

– Melhora as condições do ar em regiões muito secas;
– Portátil, podendo ser levado para diversos cômodos;
– Não exige custos adicionais de instalação;
– Dependendo da marca e do modelo, possui até quatro funções: umidifica, aquece, climatiza e purifica;
– Há modelos para locais de pequeno, médio e grande porte.

Entenda como funciona: um ventilador força o ar ambiente através de um painel evaporativo, que circula sobre a água. A troca de calor faz com que a água evapore e retire calor do ambiente, liberando ar climatizado.

Algumas dicas e cuidados com o aparelho climatizador:

– Antes de escolher um climatizador, leve em consideração a temperatura do ambiente, o número de pessoas que freqüentam o local e a ventilação;
– Para o aparelho ter um melhor desempenho ele deve ser posicionado de forma que sua entrada de ar se localize, no mínino, a 15 cm de distância da parede. Facilitando a circulação do ar;
– Instale o climatizador em uma superfície plana, para evitar o tombamento do aparelho e possíveis vazamentos de água do reservatório;
– Deixe-o afastado de cortinas, panos ou qualquer material solto que possam bloquear o fluxo de ar;
– O ar produzido deve ter uma saída adequada dentro do ambiente, percorrendo toda a região climatizada e possibilitando saídas naturais como portas e janelas;
– Limpe-o regularmente com um pano úmido, cuidando para não molhar o motor elétrico do equipamento;
– Tapar com um pano o orifício da tampa do depósito de água, para evitar que as impurezas penetrem ao depósito.

Veja abaixo alguns modelos de climatizadores:

Climatizador Elgin Fresh

Multiclimatizador Komeco

Climatizador Joape Bob

Climatizador Electrolux

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

72 Ideias sobre "Climatizador ajuda a amenizar o calor"

    • Olá Joelson,

      o climatizador promove a circulação do ar no ambiente e aumenta a umidade do ar através da evaporação da água. Não é necessário isolar o ambiente como no caso do ar-condicionado. E ele não é indicado para regiões muito quentes e úmidas, pois ele não refrigera o ambiente, apenas ventila e umidifica.

      Obrigado pelo contato.

  • Horrível estes climatizadores de ar, o custo beneficio não compensa, muito caro pelo que faz. Um ventilador em uma bacia dágua seria melhor. Estou muito insatisfeito e me sinto enganado, pois na manual diz sensação térmica de menos 5 graus, mentira

    • Olá, Heveson.

      Para descobrir a quantidade de BTUs adequada pra o seu espaço, utilize nossa calculadora. Basta preencher os dados solicitados.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • tenho um salão para alugar para eventos, ja tenho ar condicionado só que o ar condicionado não esta gelando totalmente, se colocarmos climatizadores irá ajudar a climatizar melhor o ambiente?? ligando os dois ao mesmo tempo….

    • Olá José.

      Ajuda em um primeiro momento, mas depois o “trabalho” do ar-condicionado estará sendo impactado pelo climatizador. O ideal seria só com o AC.

      Obrigado pelo contato.

  • Minha casa e de lage meu quarto e pequeno e dormem três pessoas nele já tenho um ventilador de teto não faz muito calor um climatizador poderia ajudar a refrescar mais aguardo a reposta desde já agradece

    • Olá Mayko,

      um climatizador não é igual um ar-condicionado, mas ele ajuda a refrescar o ambiente, mais do que um ventilador. Pesquise bem antes de adquirir, algumas marcas possuem aparelhos melhores e mais potentes.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá João,

      o climatizador ajuda a amenizar a temperatura, mas ele não substitui o ar-condicionado em ambientes muito quentes.

      Obrigado pelo contato.

  • comprei um climatizador consul e não to vendo diferencia nenhuma de um ventilador so no preço que e bem mas caro gostaria de saber o que devo fazer ainda vou pagar a 1 parcela em Fevereiro

    • Olá Terezinha,

      o climatizador não substitui o ar-condicionado, ele apenas ajuda a amenizar a temperatura, com um pouco mais de eficiência do que um ventilador.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Fatinha,

      realmente o climatizador não substitui o ar-condicionado. Ele apenas ameniza o calor, mas não gela o ambiente. Se o seu ambiente é muito quente, o ideal mesmo é um ar-condicionado. Nesta postagem você poderá entender melhor as diferenças. Veja aqui como escolher o aparelho ideal.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Toledo,

      se o climatizador portátil estiver ligado na função umidificar, ele ajudará umidificar apenas o ar do ambiente, as roupas não ficarão úmidas.

      Obrigado pelo contato.

  • ola eu moro no interior de sao paulo,nesta regiao e quente! minha casa e de madeira e de telhado normal nao tem lage e nem forro e possivel colocar um ar comdicionado neste modelo de casa???? ou e melhor o climatizador???? aguardo respostas .

  • Olá,
    Estou a procura de um Climatizador para utilizar em um quarto residencial na cidade de Brasília.
    Gostaria de indicação de um modelo mais silencioso possível. Você poderia indicar alguma opção?

  • Olá! Hoje visitei um shopping aqui no RJ e vi vendendo um climatizador, que soltava um ar bem geladinho, o ar condicionado deve ter ajudado, né. Gostaria de estar comprando um, só que tenho dúvidas devido ao meu estado (RJ), o que me aconselha? Grata, aguardo resposta.

    • Oi Eduardo. Pode sim. Aliás, este tipo de associação dos dois aparelho é ideal, visto que o AC retira a umidade e o umidificador devolve.
      Obrigado pelo contato.

  • Eu comprei um climatizador de ar da Midway e, na verdade, não melhora em nada, além de ser muito barulhento. Devolvi para a loja depois de 2 dias. Ele é na verdade um ventilador “melhorado”.

  • Boa tarde, Minha casa é de telhado, e mesmo que o clima não esteja tão quente eu sinto muito calor, pela casa ser de telhado não posso ter ar condicionado, porem um ventilador não dá conta, será que um climatizador resolve meu problema? OBS: Tenho um recém nascido que dorme no mesmo quarto.

    Grato.

    • Oi Jacson. Um climatizador consegue baixar até 3 graus a temperatura. Porém, se o seu ambiente é muito quente a única alternativa é um ar condicionado. Consulte um profissional para ver a disponibilidade da instalação. As vezes é possível fazer adaptações.
      Caso contrário lhe resta os aparelhos de AC portáteis.
      Obrigado pelo contato.

  • Pesquisando pela internet tive essas 2 dúvidas:
    Os climatizadores não funcionam em todas as cidades ( devido a umidade)?
    E em lugares fachados, como um quarto com a porta fechada?

    • Olá Alisson.

      1 – Ele pode ser ligado, mas não atenderá o que o cliente espera. Em cidades úmidas, por exemplo, o climatizador somado a umidade poderá gerar mofo e bolor. Ou se a cidade é muito quente, por exemplo, ele não dará conta, por isso ele acabará não funcionando, não atendendo o consumir. Em qualquer local com temperatura muito alta ou muito baixo ele não suprirá a demanda, pois ele consegui oscilar a temperatura de 2 a 4 graus, apenas.

      2 – Em lugares fechados ele funcionará ventilando, umidificando, etc. Ele emite o calor dele mesmo, do aparelho, como um eletrônico normal.

      Agradecemos seu contato.

    • Olá Edilson
      Não temos a informações tão específicas quanto a qualidade de um aparelho.
      Porém, cada marca tem seu modo de trabalhar. Se sua intenção é refrescar o ambiente, fique atento para o funcionamento dos aparelhos. Os climatizadores ajudam a reduzir até 5 graus a temperatura. Porém ele não será tão eficiente quanto um ar-condicionado.
      Geralmente o climatizador é ideal para aqueles lugares que já possuem um ar mais frio e fechado, como as adegas. Ele vai manter aquele ambiente mais gelado.
      No entanto ele ajuda sim a climatizar o lugar, mas lembre-se: gelar um ambiente somente com o ar-condicionado.

  • Ola eu trabalho em um salao pequeno eu tenho rinite e problemas respiratorios e nao sou fan de ar condicionado gostaria de saber se posso comprar um climatizador pra resfrescar o ambiente
    Desde ja grato pela ajuda

    • Olá Lazaro. Sim você pode adquirir um climatizador. Entretanto, se a sua região for muito quente, o climatizador não irá dar conta.
      Para evitar rinite, mantenha o ar condicionado com os filtros limpos. Após isso, você também pode higienizar a serpentina.
      Clique no links para saber mais sobre os processos.
      Obrigado pelo seu contato.

  • Moro em um apartamento com vista mar durante o dia é uma delicia com uma excelente circulação de ar mas a noite é insuportável dormir as crianças soam. Qual é o aparelho mais aconselhado para mim. Estou a 200m da praia na Bahia.

  • Minha casa tem o teto baixo, a parede do lado oeste (que pega toda a casa), recebe todo o sol na parte da tarde, mas não é só . O telhado é de telhas de amianto, e a casa fica um forno. Á noite tenho que ficar com o ventilador ligado a noite inteira, no máximo. Estou procurando saber qual sera o melhor para o meu caso, pois tenho sinusite e o ar condicionado me dá dor de cabeça.
    Talvez sera melhor optar por um climatizador, embora nunca tenha visto um ao vivo. Gostaria de mais detalhes, para saber se resolveria o meu problema,, pois o que preciso é ar fresco!
    Obrigada por esta oportunidade!

    • Maria, segundo o seu relato, acredito que o melhor seja um aparelho de ar condicionado, pois a incidência do sol é muito forte na sua casa e um climatizador pode não resolver o problema.
      Para evitar que o ar-condicionado provoque problemas respiratórios, faça a limpeza do filtro constantemente. Existem aparelhos com filtros ultra eficientes, que previnem poeiras e fungos.
      Você conhece o Vírus Doctor da Samsung? http://www.webarcondicionado.com.br/samsung-virus-doctor/

      • oi tenho uma escola particular, as salas são pequenas e gostaria de compara um climatizador fica bom, aguardo sua resposta.

        • Olá, Rita.

          Melhora a situação, mas eles não são como um ar-condicionado, pois modificam pouco a temperatura do ambiente, no máximo 3 ou 4 graus. Creio que esta postagem poderá lhe orientar melhor.

          Obrigado pelo contato.