Você consegue imaginar uma cidade em que não é preciso usar ar-condicionado? Pois o The Guardian fez um levantamento e listou uma série de lugares do mundo que conseguiriam levar a vida tranquilamente sem condicionadores de ar, tanto no frio quanto no quente. Pelo menos por enquanto. Devido às mudanças climáticas, refrigeração e aquecimento podem deixar de ser luxo para se tornarem artigo essencial no dia a dia de muitos desses locais.

Cidades e o Ar-Condicionado ideal para cada uma delas

O mapa criado pelo portal estadunidense, utilizando dados do Climate Impact Lab, foi dividido em 4 categorias: a primeira se define por lugares onde se faz necessário ter pelo menos um ar-condicionado simples só para a refrigeração. São locais onde o inverno não é muito frio, mas onde o verão é bastante quente.

A segunda é composta pelo contrário, ou seja, cidades de inverno muito frio e verão ameno, e que portanto, exigem aquecimento. A terceira diz respeito aos lugares com estações bem definidas: verões quentes e invernos frios, logo, que demandam soluções para se aquecer e resfriar.

Há lugares que não precisam de climatizadores

Porém, é a última categoria a que chama mais a atenção. Ela define cidades onde as médias de temperatura são tão equilibradas que, ao menos em teoria, não é preciso ter um ar-condicionado nem para esquentar e nem para refrescar um ambiente. Segundo os parâmetros estabelecidos pela pesquisa do The Guardian, esses locais têm máximas em torno dos 28ºC no verão e mínimas não menores que 7ºC no inverno.

Duas delas, inclusive, estão listadas no Brasil: Curitiba e São Paulo. Será? Se você é leitor dessas cidades, não deixe de comentar aqui com a gente se isso é verdade! O mapa do portal também cita outras 8 cidades do nosso país, todas na primeira categoria (só precisa de ar-condicionado para refrigeração), são elas: Belém, Macapá, Maceió, Santarém, João Pessoa, Porto Alegre, Belo Horizonte e o Rio de Janeiro.

Saiba quais são as cidades mais quentes e as mais frias do Mundo

Mudanças Climáticas vão mudar esse mapa

De qualquer forma, a boa notícia é que essas cidades existem em todos os continentes. A má, é que isso pode mudar num futuro muito próximo, pois o Aquecimento Global é uma realidade que, hoje, já afeta o clima mundial. O The Guardian também fez uma projeção do aumento das temperaturas tendo em vista as mudanças climáticas das últimas décadas. Você pode conferir esse e todos os mapas construídos pela pesquisa direto na matéria do portal.

Leia também: Imagens mostram como pode ficar o mundo com as mudanças climáticas do aquecimento global
1 Bilhão de pessoas sem Refrigeração estão em risco com o Aquecimento Global

Redação do Portal WebArCondicionado