No interior da Estação Espacial Internacional tem uma espécie de ar -condicionado para oferecer conforto térmico
sistema HVAC no espaço

Confira como o sistema HVAC é usado no espaço.

Sistemas HVAC são mais usados para o conforto. Por outro lado, no espaço é questão de vida ou morte, pois é um lugar de climas extremos. A NASA afirma que a Estação Espacial Internacional é quente igual um forno no lado ensolarado: faz 121°C. Já na parte escura é de -157°C.

Conforme a BBC Science, no interior da Estação Espacial Internacional existe uma espécie de ar -condicionado que garante o conforto térmico. Como funciona o sistema HVAC no espaço:

“O tanque gigante de água quente, revestido por camadas de isolamento. No interior, os canos de água absorvem o calor excessivo da tripulação e de seus equipamentos. Por meio do trocador de calor, a água aquece um radiador cheio de amônia na parte externa. Com o ponto de congelamento baixo, a amônia permanece líquida enquanto libera calor para o espaço”.

Veja como a tripulação dos Estados Unidos controla a temperatura

As naves e as estações espaciais têm controles térmicos para manter a temperatura confortável para os astronautas. A NASA usa Multi-Layer Insulation (MLI) para aquecimento e resfriamento.

Na maioria das espaçonaves tripuladas pelos Estados Unidos, o controle de temperatura usa um circuito de fluido. Esses dispositivos utilizam uma mistura de produtos químicos, como o etilenoglicol, o Freon e a água.

O fluido circula pelo interior da espaçonave e usa o trocador de calor ou a placa fria para absorver o calor. Assim, pode aumentar a temperatura do fluido, que é bombeado ao trocador de calor ou do radiador para esfriar antes de retornar ao interior.

Embora seja mais complexo, o processo é semelhante do funcionamento de bombas de calor geotérmica. Aquecedores elétricos são frequentemente usados em naves espaciais, bem como espelhos de controle térmico capazes de refletir a luz do sol e o calor da espaçonave.

Como funciona o sistema HVAC no espaço

sistema HVAC no espaço

A Estação Espacial Internacional usam essas multicamadas, que citamos acima, conhecida como MLI, para proteger a estação e os ocupantes do frio e do calor extremo. O MLI é tão eficaz que o interior deve ser resfriado pelo calor gerado por computadores, instrumentos e pessoas.

A estação espacial, portanto, tem o Sistema de Controle Térmico Ativo (ATCS). O calor é removido por trocadores de calor e placas frias, que são resfriadas por meio do circuito de circulação de água.

O calor é trocado por outro ciclo de amônia, que tem temperatura de congelamento de -107 ° F. A amônia circula em radiadores gigantes fora da estação espacial e é dissipada pelo calor para o espaço. Esses radiadores têm 1,6 mil pés quadrados formados por 14 painéis de 6×10.

Mesmo que o ar-condicionado e os sistemas HVAC sejam exclusivamente terrestres, as expedições e as pesquisas espaciais mostram que a climatização é vital para explorações. Imagine o que o futuro reserva, pois viajar por distâncias maiores pelas estrelas exigirá inovações maiores.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: