[ x ] Fechar

Casa inteligente: aplicativos de ar-condicionado ganham espaço no cenário

  • 20 de agosto de 2015
  • 1 Comentário

A onda de aplicativos que buscam automatizar e facilitar as ações dos usuários está alcançando cada vez mais categorias, indo além das funções exercidas apenas no próprio smartphone e abrangendo o controle de outros aparelhos à distância, bastando apenas na maioria das vezes ter uma conexão com a internet.

Esse avanço tecnológico tem sido muito utilizado como aliado no desenvolvimento das “casas inteligentes”, cuja tendência vai desde controlar o consumo da água e de luz através dos dispositivos móveis até mesmo ligar e desligar eletroeletrônicos estando fora do ambiente onde os aparelhos se encontram, como o ar-condicionado.

Climatização controlada
Isso mesmo, já é possível chegar em casa e encontrar o local climatizado, ajustado na temperatura ideal e com o conforto térmico já estabelecido. Existem diversas marcas, como veremos em breve, que oferecem aos seus clientes a possibilidade de controlar o ar-condicionado por meio de um aplicativo, sendo que cada companhia possui um app específico e que pode se diferenciar dos outros da mesma categoria por fornecer diferentes funções.

A maioria deles possibilita ligar e desligar o aparelho à distância, assim como selecionar o modo e a temperatura que o usuário preferir. No entanto, existem alguns apps mais desenvolvidos, que além disso carregam o manual do ar-condicionado e seus códigos de erro, podendo ser muito úteis também para o trabalho de técnicos e instaladores.

Tendência e requisitos
Apesar de muitos ainda não usarem a novidade por desconhecimento, a expectativa é que os apps sejam cada vez mais populares nas residências e ambientes de trabalho, considerando sua praticidade e gratuidade, já que não é preciso pagar por eles. Para utilizá-los é necessário apenas ter um smartphone com o sistema operacional compatível com o aparelho (que varia de marca para marca) e baixá-lo no dispositivo.

Depois disso, basta abrir o app e descobrir os serviços que a companhia do seu ar-condicionado oferece, podendo controlar o aparelho com simples toques na tela do seu smartphone.

Adicionais
Além disso, existem também outros apps direcionados para a utilização do ar-condicionado independente da marca, com outras funções diferentes das citadas acima. Vejamos alguns exemplos:

Aplicativo Ar-condicionado

O app serve como uma calculadora para determinar a quantidade de BTU necessários na refrigeração de um determinado ambiente. Com interface simples, é necessário apenas preencher os dados referentes ao local para descobrir a potência adequada, facilitando na compra do ar-condicionado. Sistema operacional: Android

BTU Calculadora – Ar Condicionado

Assim como o app acima, esse também é capaz de calcular a quantidade de BTUs adequada para qualquer lugar, bastando apenas inserir as medidas solicitadas. A diferença é que esse app opera pelo sistema iOS.

Aplicativo Refrigeration & ACs 

Direcionado para profissionais da área, principalmente engenheiros e estudiosos de tecnologia da informação, o app traz 143 tópicos detalhados sobre itens de climatização e ar condicionado, sendo divididos em quatro unidades que direcionam para os assuntos abordados. No entanto, o app ainda não oferece versão para o português e há somente para Android.

Aplicativo HVAC Site  

O app funciona como um fórum, abrindo espaço para a discussão de usuários e técnicos sobre o tema e também oferecendo a possibilidade de anúncios de venda dos aparelhos. Além disso, também é possível acompanhar notícias sobre o setor. Assim como o app acima, a versão original está em inglês e não há como selecionar outro idioma, podendo ser baixado em smartphones com Android.

HVAC Professional

Com cerca de 200 fórmulas do setor HVAC, o app tem como público-alvo profissionais e estudantes da área de climatização, além de incluir códigos de mecânica e futuramente códigos de energia.O conteúdo está disponível para usuários do sistema iOS.

Você conhece algum aplicativo sobre ar-condicionado para smartphone que não citamos aqui? Compartilhe com a gente!

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Uma Ideia sobre "Casa inteligente: aplicativos de ar-condicionado ganham espaço no cenário"