[ x ] Fechar

Ar-condicionado há muito tempo parado estraga?

  • 23 de abril de 2018
  • 6 Comentários

ar-condicionado-muito-tempo-parado

Essa é uma pergunta que recebemos frequentemente aqui em nosso blog, entre tantas outras dúvidas de quem utiliza o ar-condicionado. Mas afinal, o aparelho há muito tempo parado realmente estraga ou seria um mito? Há algum risco? O que fazer para evitar isso caso seja verdade?

Desvendamos isso para você e explicamos em detalhes, começando com uma analogia para entendermos melhor a resposta:

Compressor – o que dá vida ao ar-condicionado

Para quem não sabe, a principal parte do aparelho para que ele funcione é o compressor. É ele quem “dá a partida” do ar-condicionado, como o motor de um carro, por exemplo, e assim como o motor do automóvel precisa de óleo lubrificante para operar – o que faz com que não seja aconselhado deixar ele muito tempo parado -, o mesmo acontece com o condicionador de ar.

Portanto, não é indicado deixar o ar-condicionado desligado por muito tempo, pois a resposta é: sim, ele pode estragar. Não que isso tenha total probabilidade de acontecer, mas existe esse risco – seja por falta de lubrificação devido ao pouco uso, como explicamos acima, ou pelo excesso de sujeira consequente do grande tempo do aparelho parado.

Veja como descobrir se o compressor do ar-condicionado está com problemas

Resumindo: Fatores como esses podem fazer com que o compressor comprometa sua mecânica interna, tornando ela travada, considerando o extenso período da inatividade do equipamento.

Como evitar problemas no ar-condicionado

Existem muitas pessoas que utilizam pouco o ar-condicionado e possuem essa dúvida que explicamos acima. Isso também é muito comum no inverno, quando o ar-condicionado tende a ficar um período mais longo de tempo parado, fazendo com que, ao ligá-lo depois de meses, surja esse questionamento.

Desse modo, para evitar que o aparelho tenha problemas no funcionamento e no seu desempenho, recomenda-se realizar sua limpeza periodicamente, principalmente antes de utilizá-lo após tanto tempo.

No caso dos modelos residenciais, seja Split ou Janela, é indicado também que o ar-condicionado seja ligado pelo menos uma vez por mês (inclusive no inverno), durante mais ou menos 30 minutos – seja no modo Refrigeração ou Ventilação -, para movimentar todo o maquinário, fluídos e óleos pelo sistema. Isso ajuda a aumentar a vida útil do aparelho, inclusive diminuindo os gastos com manutenção corretiva.

Protetor-de-ar-condicionadoDICA EXTRA: Se o aparelho ficar parado durante todo o inverno, é válido instalar um protetor para a unidade externa (foto ao lado). Com as baixas temperaturas, o equipamento é um atrativo para pombos fazerem seus lares.

E se o compressor já estiver travado?

Caso o compressor já não der mais partida, devido ao grande tempo desligado, uma alternativa é optar por um capacitor para destravá-lo, mais especificamente um relé com capacitor que auxilia na partida do compressor de rotação fixa.

Vale lembrar que ele não substitui o capacitor original, mas serve justamente para ocasiões como essa, quando o compressor não inicia mais devido ao óleo descer para o fundo e ficar sem lubrificação. Para utilizá-lo é muito simples, ele trabalha em paralelo com o capacitor do compressor.

Ficou com mais alguma dúvida ou lembrou de algo que não abordamos? Comente aqui com a gente.

Redação do Portal WebArCondicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Ideias sobre "Ar-condicionado há muito tempo parado estraga?"

    • Olá, Fabiana.

      Não temos como especificar um tempo X pois isso é muito relativo, depende muito do estado do equipamento e também de outras especificações como tipo de aparelho, marca… Como explicamos acima, deixar ele parado não quer dizer com 100% de certeza de que o ar-condicionado irá estragar, mas há riscos, seja por falta de lubrificação devido ao pouco uso ou pelo excesso de sujeira consequente do grande tempo do aparelho parado.

      Se você deixar o seu aparelho desligado por muito tempo, nossa sugestão é que, quando for utilizá-lo, realize uma limpeza para evitar problemas. E o aparelho ficar parado durante todo o inverno, é válido instalar um protetor para a unidade externa.

      Esperamos ter ajudado.

  • Bom dia. Tenho um ar Springer de janela que ganhei de casamento, mas nunca instalei e o mesmo ficou guardado pouco mais de dez anos. Será que ele ainda presta?

    • Olá, Rodrigo.

      Conforme explicamos no texto, com todo esse tempo há grandes chances de ele ter estragado. Não que isso tenha 100% de probabilidade de acontecer, mas existe esse risco, seja por falta de lubrificação ou pelo excesso de sujeira consequente do grande tempo do aparelho parado. Para ter certeza, aconselhamos que você contate um profissional técnico para verificar o aparelho e o que pode ser feito.

  • Meu ar-condicionado ainda não chegou, ele está há muito tempo dentro de um caminhão, parado na estrada, segundo a loja que me vendeu. Será que ele pode estragar mesmo sem ter sido instalado?

    • Olá, Camilla.

      Se o aparelho encontra-se dentro da caixa de embalagem e está sendo transportado com segurança, não há problema. Nesse post falamos sobre os riscos de deixar ele parado depois de ele já ter sido ligado e utilizado. No seu caso, como nem foi instalado ainda, é tranquilo que fique algum tempo parado, assim como os aparelhos costumam ficar nas fábricas e lojas antes de serem vendidos. O problema seria se ele passasse por alguma queda ou sofresse alguma pressão.

      Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição.
      E boa sorte na chegada do seu ar-condicionado!