ar-condicionado-muito-tempo-parado

Essa é uma pergunta que recebemos frequentemente aqui em nosso blog, entre tantas outras dúvidas de quem utiliza o ar-condicionado. Mas afinal, o aparelho há muito tempo parado realmente estraga ou seria um mito? Há algum risco? O que fazer para evitar isso caso seja verdade?

Desvendamos isso para você e explicamos em detalhes, começando com uma analogia para entendermos melhor a resposta:

Compressor – o que dá vida ao ar-condicionado

Para quem não sabe, a principal parte do aparelho para que ele funcione é o compressor. É ele quem “dá a partida” do ar-condicionado, como o motor de um carro, por exemplo, e assim como o motor do automóvel precisa de óleo lubrificante para operar – o que faz com que não seja aconselhado deixar ele muito tempo parado -, o mesmo acontece com o condicionador de ar.

Portanto, não é indicado deixar o ar-condicionado desligado por muito tempo, pois a resposta é: sim, ele pode estragar. Não que isso tenha total probabilidade de acontecer, mas existe esse risco – seja por falta de lubrificação devido ao pouco uso, como explicamos acima, ou pelo excesso de sujeira consequente do grande tempo do aparelho parado.

Veja como descobrir se o compressor do ar-condicionado está com problemas

Resumindo: Fatores como esses podem fazer com que o compressor comprometa sua mecânica interna, tornando ela travada, considerando o extenso período da inatividade do equipamento.

Como evitar problemas no ar-condicionado

Existem muitas pessoas que utilizam pouco o ar-condicionado e possuem essa dúvida que explicamos acima. Isso também é muito comum no inverno, quando o ar-condicionado tende a ficar um período mais longo de tempo parado, fazendo com que, ao ligá-lo depois de meses, surja esse questionamento.

Desse modo, para evitar que o aparelho tenha problemas no funcionamento e no seu desempenho, recomenda-se realizar sua limpeza periodicamente, principalmente antes de utilizá-lo após tanto tempo.

No caso dos modelos residenciais, seja Split ou Janela, é indicado também que o ar-condicionado seja ligado pelo menos uma vez por mês (inclusive no inverno), durante mais ou menos 30 minutos – seja no modo Refrigeração ou Ventilação -, para movimentar todo o maquinário, fluídos e óleos pelo sistema. Isso ajuda a aumentar a vida útil do aparelho, inclusive diminuindo os gastos com manutenção corretiva.

Protetor-de-ar-condicionadoDICA EXTRA: Se o aparelho ficar parado durante todo o inverno, é válido instalar um protetor para a unidade externa (foto ao lado). Com as baixas temperaturas, o equipamento é um atrativo para pombos fazerem seus lares.

E se o compressor já estiver travado?

Caso o compressor já não der mais partida, devido ao grande tempo desligado, uma alternativa é optar por um capacitor para destravá-lo, mais especificamente um relé com capacitor que auxilia na partida do compressor de rotação fixa.

Vale lembrar que ele não substitui o capacitor original, mas serve justamente para ocasiões como essa, quando o compressor não inicia mais devido ao óleo descer para o fundo e ficar sem lubrificação. Para utilizá-lo é muito simples, ele trabalha em paralelo com o capacitor do compressor.

Ficou com mais alguma dúvida ou lembrou de algo que não abordamos? Comente aqui com a gente.

Redação do Portal WebArCondicionado