[ x ] Fechar

Aplicativo criado por estudantes de SP pode calcular o consumo do ar-condicionado

  • 06 de maio de 2016
  • 3 Comentários

Foto: Ricardo Silva RochaO TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de quatros estudantes de Engenharia Elétrica de Santos/SP se transformou em um aplicativo muito útil para os dias de hoje. Trata-se do Sigecel (Sistema de Gerenciamento de Consumo Elétrico), um sistema que mostra quanto cada aparelho elétrico consome de energia, ajudando o consumidor a economizar.

Se você quiser calcular o consumo do seu ar-condicionado agora, pode fazer isso aqui no WebArCondicionado.

Aqui no WebArCondicionado você também consegue estimar e calcular o consumo mensal de cada aparelho de ar condicionado.

O Sigecel ficou em segundo lugar e teve ótima aceitação do público durante no Concurso Neorama, que incentiva e premia jovens empreendedores de Santos. Segundo os desenvolvedores, Carlos da Silva, Erivaldo da Silva, Ricardo Rocha e Vladimir Júnior, muitas pessoas demonstraram interesse em adquirir um dispositivo de medição.

Como funciona o Sigecel

Foto: Ricardo Silva RochaO sistema funciona a partir de um dispositivo de medição, semelhante a um beijamin, que envia por bluetooth todas as informações do consumo dos aparelhos para um aplicativo de celular. Basta conectá-lo em qualquer tomada e ligar o aparelho eletrônico.

Ao instalar o aplicativo no celular e selecionar o tipo de bandeira tarifária de energia elétrica, é possível ver o valor em reais de quando o equipamento eletrônico está consumindo por hora, dia, semana e mês.

Os engenheiros começaram a desenvolver o sistema no início de 2015 e por enquanto ele ainda está em processo de patente. “Nosso sistema está pronto para ser colocado no mercado, mas estamos esperando a patente. Queremos criar tendência em economizar. Além disso, o sistema é simples e barato. No mercado, o dispositivo custaria em média R$ 35”, explicou um dos criadores.

Redação do Portal WebArCondicionado, com informações do Globo.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Ideias sobre "Aplicativo criado por estudantes de SP pode calcular o consumo do ar-condicionado"