[ x ] Fechar

Alerta para uma boa instalação – Acidente com ar condicionado

  • 14 de dezembro de 2009
  • 26 Comentários

ArCondicionado QueimadoEsse vídeo foi postado como um alerta para você procurar um bom instalador. Relata o incêndio em um aparelho de ar-condicionado no interior paulista. Veja o vídeo abaixo. Clique aqui e encontre instaladores em todo Brasil.

“A pessoa quer fazer uma economia e essa economia pode sair caro. Contrate um profissional que entenda, saiba e seja credenciado pela companhia de energia para fazer a instalação para que não tenha surpresa e não danifique o seu aparelho”, alertou o  técnico em refrigeração que aparece na reportagem.

Faça a instalação com um bom instalador e evite problemas futuros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

26 Ideias sobre "Alerta para uma boa instalação – Acidente com ar condicionado"

  • estou com os fios na saida do disjuntor aquecendo na alimentação de dois ar cond slpit de 30000 btus cada,ambos estão na mesma rede de 380 v onde o fio é bitola 10,0mm e os mesmos encontram se a +_ 40 mts de distancia,o que devo fazer?

  • OPS ! OBSERVAÇÃO – ESTE CASO NECESSITA UMA MELHOR APURAÇÃO DOS FATOS, COMO DISSE AMARAL,WIRES,ADENILTON,EDUARDO, VARIAS QUESTOES COMO BITOLA DOS FIOS UTILIZADOS DESCONHECEMOS,CA-
    SO FOSSE O FUSIVEL DA PLACA IRIA PROTEGER A EVAPORADORA,ALÉM DO MAIS, ATÉ MESMO OS DISJUNTORES DA REDE PRINCIPAL AO MENOS QUE NÃO EXISTISSEM ( QUE EU DUVIDO ! ) A CAUSA DEVE TER SIDO OUTROS MOTIVOS , PORÉM OS CUIDADOS E AS INSTALAÇÔES ELETRICAS DEVEM SER EXECUTADOS POR PROFISSIONAIS C/ CONHECIMENTOS TECNICOS , MESMO QUE NÃO SEJAM CREDENCIADOS , A RESPONSABILI-
    DADE É O MELHOR ” DIPLOMA ” . OBS. ENCONTREI UMA CONDENSADORA TRABALHANDO COM GAS ( GLP ) , É ISSO MESMO GAS LIQUEFEITO DE PETROLEO ( GAS DE COZINHA ) , ACREDITEM SE QUISER ! TENHO UM TECNICO QUE TESTEMUNHOU A BARBARI !

  • O barato sai caro. As vezes paga-se com a própria vida.
    A instalação de um ar condicionado não é nada simples. Requer profissional treinado. Alguem que tenha conhecimentos técnicos nas áreas de refrigeração e eletricidade. Agente ver o nívewl de irresponsabilidade apartir da ausencia de EPI. Se o cidadão não dá importancia a sua própria vida, dará por seu “paciente-vítmia?´Cabe aqui uma boa reflexão…

  • Da forma que foi divulgado o filme, fica a principio a responsabilidade do incendio do Condicionador de ar. Eu não acredito. Mas vamos tomar cuidado ao instalar, principalmente com a REDE ELETRICA. Não tenham medo que isto possa acontecer em sua casa se tudo foi feito com os fabricantes determinam. CONTRATE SEMPRE INSTALADOR CREDENCIADO.

  • sou tecnico em refrigeração especializado em instalação do sistema split, pelo que observei no video o incendio não teve inicio no evaporador, observen no lado direito do aparelho onde fica toda parte eletrica existe uma tampa plastica preta que não foi afetada pelo fogo, caso o incendio tivesse inicio no evaporador ela seria a primeira a queimar ! Na placa eletronica do aparelho existe um fisivel de 5 ampers em caso de curto ele e o primeiro a queimar evitando o incendio.
    O aparelho so derreteu porque devia esta proximo a cama que foi a area com maior concentração de fogo!

    • boa resposta voce é um bom proficional
      eu tabem vi que não foi o ar condicionado
      mas é bom ter cuidado
      eu trabalho com ar e sempre recomendo aos
      cliente que o ponto de energia seja colocado por um eletricista
      ele é resposavem pela parte eletrica eu pela maquina
      não devemos querer ganhar o mundo e fazer armengue

  • A questão é que quando se compra um ar condicionado split, ninguém sabe que o valor de sua instalação pode chegar a 40% do valor do aparelho e que, de forma ilegal, a garantia está condicionada ao pagamento desta instalação pela empresa especializada.
    Isso para mim parece uma máfia!

  • Houve sim falha na instalação deveria sim ter visto a bitola da fiação, colocado um disjuntor de 10A para desliga-lo imediatamente assim que começou o curto, inclusive posto uma haste com aterramento, com certeza não tinha ocorrido a tragédia, profundamente lamentável.

  • O que me parece que ocorreu ali, foi uma onda de erros que culminara nesta tragédia, mas as vezes quando instalamos um aparelho deste tipo(split), cremos que a fiação que chega até a tomada de alimentação e todo o circuito eletrico é compsto de uma bitola pre avaliada para este tipo de trabalho, o que não provavelmente não ocorreu nesta residencia.

  • Legal o video, mas o ar condicionado foi utilizado como bode expiatório,porque olhando criticamente voçê consegue observar que o problema elétrico desta residencia era crõnico.(instalações gambiarradas, uso de benjamins e outras coisas fora do padrão de normalidade para o uso de eletricidade). O coitado do evaporador foi apenas mais um objeto queimado no meio do fogo que se iniciou provavalmente na cama deste senhor.