Instalações elétricas residências, ar-condicionado, ventilador, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e carregador de celular estão entre as incidências com maior número.

Dados sobre causas de incêndios provocados por falhas elétricas em 2020

Conforme dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), em 2020, casas, apartamentos e residências rurais foram responsáveis por 54% dos incêndios por sobrecarga de energia no país.

Esses dados fazem parte do Anuário Estatístico da associação, que registra o total de 583 ocorrências em 2020. Levando em consideração apenas as instalações elétricas das residências, o número é de 186 ocorrências, seguido por 99 casos referentes ao ar-condicionado e ventiladores, 48 casos ocasionados por eletrodomésticos e eletroeletrônicos e 17 casos referentes a carregadores de celular.

Leia também: Medidas de Segurança na Instalação do Ar-Condicionado

São Paulo lidera entre os estados com maior número de casos

Por região, a líder em incêndios após sobrecarga de energia é a sudeste, com 181 casos, seguido pela região Sul, com 140 ocorrências, e o Nordeste, com 114 casos.

Entre os estados, São Paulo registrou 93 casos, seguido pelo Paraná, com 63, e o Rio Grande do Sul, com 49.

Leia mais: Ar-condicionado com cheiro de queimado. E agora?

Como evitar acidentes de sobrecarga de energia elétrica?

Segundo a Abracopel, acidentes podem ser evitados com medidas simples, como manter a atenção a adaptadores, não utilizar vários eletrônicos na mesma tomada, por exemplo. Fazer uma vistoria na instalação elétrica de casa a cada cinco anos, também uma dica da associação.

Vale lembrar que os dados divulgados anualmente representam uma parcela dos acidentes no Brasil, já que muitos casos acabam não sendo computados e registrados.

Outra ressalva importante é sobre a competência de instaladores. Opte sempre por profissionais e empresas com experiência e qualidade na área. Esqueça aventureiros e escolha quem possa realmente estregar um trabalho seguro e bem feito, a Agyx conta com equipes especializadas e de qualidade, leia mais AQUI!

Leia também: Instalação de ar-condicionado Split exige cuidados

Redação WebArCondicionado