[ x ] Fechar

A importância do isolamento térmico dos tubos de cobre

  • 05 de setembro de 2017
  • 4 Comentários

Nesse post vamos ver:
Espuma elastomérica é a mais indicada
O que é elastomérica?
Aplicação da espuma elastomérica
Instalação do isolamento com espuma elastomérica
Dimensões dos isolantes térmicos para tubos de cobre
Algumas das consequências de um isolamento térmico inadequado ou inexistente
Preço – Quanto custa um isolante térmico para tubos de cobre

Por possuírem boa condutibilidade térmica, elétrica e oferecerem maior resistência à corrosão, os canos de cobre são os preferidos dos profissionais da construção civil. Porém, nas tubulações de sistemas de climatização e refrigeração, eles oferecem total eficiência apenas quando são adequadamente isolados.

Em instalações de ar condicionado, o isolante térmico para os canos de cobre deve garantir o controle da condensação e a conservação de energia, por isso é necessário que seja produzido com material resistente a temperaturas muito baixas ou muito altas.

Espuma elastomérica é a mais indicada

Tanto em sistemas de climatização comercial quanto residencial, a espuma elastomérica é a mais indicada e a mais usada no mundo todo, principalmente onde o foco é a sustentabilidade e o uso consciente da energia elétrica.

Ela impede a corrosão dos dutos e reduz perdas energéticas por ser um material sintético de alta densidades e com alto coeficiente de condutividade térmica.

Os tubos de espuma elastomérica, são produzidos a partir de borracha sintética de alta densidade (60 +/- 6 kg/m³) com excelente coeficiente de condutividade térmica (0,025 kcal/m.h ºC).

O que é elastomérica?

Elastomérica, com o nome diz, faz parte da família dos elastômeros.

Um elastômero consiste num material com propriedades semelhantes às da borracha, que tem a possibilidade de sofrer deformações por ação de uma força, recuperando a sua forma original quando essa força é retirada.

A borracha natural dessa característica é o polímero 2-metil-buta-1,3-dieno, também chamado de isopreno, que é obtido das árvores da seringueira (Hevea brasiliensis). Através de cortes/rachaduras no caule da árvore, coleta-se o latéx, que possui esse polímetro. Essa borracha também pode ser sintética.

A espuma elastomérica está entre os materiais mais usados no mundo em projetos de prédios ou instalações onde o foco é a sustentabilidade e uso eficiente da energia.

Aplicação da espuma elastomérica

A espuma elastomérica pode ser aplicada no isolamento térmico de tubulações, em tanques e dutos de sistemas de ar condicionado e refrigeração, HVAC, em processos industriais, laboratórios e áreas hospitalares.

O material é comercializado em dois formatos: em tubos que podem ser fabricados com várias medidas e espessuras e para diferentes aplicações, ou em mantas, para aplicação em dutos de ar condicionado.

Instalação do isolamento com espuma elastomérica

Existem duas formas de aplicação, a mais frequente é fazendo uma espécie de “encamisamento” da tubulação com o isolamento sendo realizado no momento da instalação.

A outra forma é abrindo a espuma longitudinalmente, quando a tubulação já está montada. Nesse caso, a parte aberta deve ser colada em toda sua extensão com colas adesivas especiais, que geralmente também são comercializadas pela própria marca do isolante.

Se for necessário realizar a segunda opção, é recomendado que o corte seja feito com uma faca bem afiada e para as curvas, podem ser criados gabaritos de corte.

Dimensões dos isolantes térmicos para tubos de cobre

Separamos abaixo as dimensões dos tubos, que geralmente são vendidos com 2 metros de comprimento. Veja o diâmetro para tubulação de cobre (dados baseados nos produtos da linha Armaflex, da Armacell):

Externo (mm) – Nominal Polegadas
6 – 1/4
8 – 1/4
10 – 3/8
12 – 1/2
15 – 5/8
18 – 3/4
22 – 7/8
25 – 1
28 – 1 1/8
35 – 1 3/8
42 – 1 5/8
54 – 2 1/8
64 – 2 5/8
76,1 – 2 5/8
80 – 3 1/8
88,9 – 3 1/2
88,9 – 3 5/8
114 – 3 5/8
159 – 3 5/8

Algumas das consequências de um isolamento térmico inadequado ou inexistente

– Os sistemas de ar condicionado devem manter a umidade e temperatura controladas. Se o isolamento térmico estiver inadequado, poderá haver uma variação de 30%;
– Emissão de CO2 para a atmosfera;
– Perda de eficiência, consumo elevado de energia;
– Insegurança dos profissionais envolvidos, em razão das temperaturas extremas;
– Saúde prejudicada, por conta da umidade acumulada.

Preço – Quanto custa um isolante térmico para tubos de cobre

Como você deve ter notado ao longo do conteúdo, existem diversas opções, modelos e aplicações diferentes para os isolantes com espuma elastomérica. Os de menor diâmetro, com o padrão de 2 metros de comprimento custa em torno de R$3, havendo diversas faixas de preço conforme a necessidade da instalação.

Uma dica importante é pesquisar sobre a qualidade do produto, já que existem muitas marcas. Veja com atenção as características dos produtos, como resistência e procedência.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Ideias sobre "A importância do isolamento térmico dos tubos de cobre"

  • Olá, tenho uma dúvida quanto às fitas (fita prateada e fita branca) que geralmente complementam o isolamento do tudo de cobre, junto com o “esponjoso”. Essas fitas são realmente necessárias? Tem alguma norma aparando isso? E quais as funções das fitas? Aguardo resposta, um abraço!

  • Este site tem me ajudado muito no que toca a actualização de conhecimentos nesta área, uma vez que eu sou de um país com poucos recursos em termos de pesquisa.