[ x ] Fechar

Melhores práticas para projeto e instalação de dutos segundo a Carrier Enterprise

  • 22 de maio de 2017
  • 1 Comentário

A Carrier Enterprise, empresa originada da joint venture entre a Watsco e a  Carrier Corporation na América do Norte, compartilhou uma pesquisa feita sobre as melhores práticas para projetos e instalações de dutos.

O projeto do encanamento é uma fase extremamente importante para a concepção do sistema de HVAC. Segundo a CE, se você seguir as cinco práticas recomendadas, o sistema de HVAC será o mais eficiente possível.

1 – Só use materiais aprovados

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar que existem materiais que não são apropriados para esse tipo de instalação. A folha de metal é o mais usado, por ser leve e fácil de manusear. E os dutos de fibra de vidro flexível possuem um ótimo isolamento e maleabilidade.

Leia mais: Tubulações em cobre e alumínio na instalação do ar-condicionado: saiba as diferenças

2- Posicione-os de forma correta

Evite colocar os dutos em espaços como sótãos ou porões. Estas áreas não fornecem bom isolamento, podendo gerar flutuações maciças de temperatura ao longo do ano. Ou seja, o sistema HVAC tem de trabalhar mais para manter a temperatura correta.

3- Pressão de ar deve estar equilibrada

A pressão desequilibrada gera contas de energia com valores mais altos e menor nível de conforto térmico para o usuário. Para manter a pressão equilibrada, o ideal é ter grades de retorno em cada ambiente climatizado. Além disso, o fluxo de ar deve estar livre.

 4- Verificar se o espaço é adequado

Um dos erros que mais ocorre na instalação de dutos está relacionado ao tamanho não adequado ao espaço. Se o duto for pequeno para o espaço pode gerar ruído excessivo, falta de equilíbrio de ar e alta pressão estática. E se o duto for grande, o impacto negativo será sobre a eficiência do sistema.

5- Cuidado com as vedações

Ter cuidado com as vedações elimina as chances de ocorrem vazamentos de ar, o que previne até 20% de aumento nas contas de energia elétrica.

A melhor forma de resolver esse problema é usando parafusos de chapa de metal, pasta de massa de vidraceiro e fita de metal resistente ao calor. E sempre testar cada vedação antes de finalizar o trabalho.

Leia mais: Saiba como identificar se os dutos do ar condicionado precisam ser limpos

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma Ideia sobre "Melhores práticas para projeto e instalação de dutos segundo a Carrier Enterprise"