[ x ] Fechar

Saiba como conservar os ovos de chocolate na Páscoa

  • 05 de abril de 2012
  • 2 Comentários

Atualizado em 27/02/14

Ovos de Chocolate

A Páscoa de 2014 está chegando, ela ocorre no dia 20 de abril, e em breve as lojas estarão enfeitadas e com os ovos de chocolate prontos para serem comercializados. Já que estamos na véspera dessa data, fizemos esse post especialmente para alertar sobre a importância da climatização para o armazenamento correto de alimentos à base de chocolate.

De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), “as condições do ambiente devem ser cuidadosamente controladas para preservar o frescor e o sabor dos chocolates. Variações extremas de temperatura e umidade devem ser evitadas sempre que possível, pois aceleram o envelhecimento do produto e podem comprometer sua qualidade”.

Pode guardar os ovos de chocolate na geladeira?
Muitas pessoas guardam os ovos de chocolate na geladeira, mas não é o local mais indicado. Devido a ser um local bastante úmido pode fazer com que apareçam fungos e manchas brancas no chocolate. O aconselhado é que sejam armazenados em latas bem fechadas, caixas de papelão ou enrolados em papel laminado.

A luz, a umidade e o calor são os maiores inimigos da boa conservação de chocolates. Deixar sempre embalado, mesmo após aberto, e longe de alimentos com cheiros muito fortes, contribui para que o ovo não absorva odores.

É recomendado que seja analisada frequentemente a temperatura e umidade do ambiente. O chocolate não deve ficar exposto à luz natural ou artificial e ao calor, mantendo-se longe de fontes de calor como geladeira, freezer, lâmpadas, aquecedores, janelas, tubulações aquecidas e forte claridade.

Cuidado com a umidade
Aqui, a frase de ordem é uma só: Evite grande umidade. Conforme o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), do Ministério da Ciência e Tecnologia, a umidade do ar correta para a boa conservação dos ovos de chocolate é de, no máximo, 70%. O mínimo é de 50%, para que a qualidade do chocolate não seja comprometida.

Tenho que manter à qual temperatura?
Em 2014, tivemos o verão mais quente dos últimos anos. Todos os clientes que adquirem ovos de chocolate desejam o produto no formato ideal, rígido e com excelente sabor, mas alguns casos, depois de pronto e embalado, o chocolate pode derreter. Caso isso aconteça, é porque a temperatura do ambiente está acima da ideal, que fica entre 13 e 23ºC.

Chocolates x Ar Condicionado
Ovos de PáscoaA relação da climatização ideal dos ovos de chocolate está fortemente ligada ao aparelho de ar condicionado e ao sistema de refrigeração. Afinal, como ficaria a produção dos mesmos se o ambiente fosse afetado pelo calor?

Nesse caso, a função do ar condicionado de climatizar as áreas, indiretamente contribui de forma decisiva com o chocolate, para que permaneça em uma temperatura agradável.

O transporte de chocolate da fabrica ao mercado requer cuidados especiais
O ideal, é que o transporte seja realizado por caminhões refrigerados, com temperatura que varia entre 18 e 22ºC. Além de climatizados, é necessário que contem com isolamento térmico e mantas térmicas.

Quanto a carga e descarga, é aconselhado que no momento da entrega, as cargas com ovos de chocolate tenham prioridade sobre outros produtos ou alimentos, visando que fiquem o menor tempo possível expostos ao sol ou a locais inadequados.

E você, como conserva os ovos de chocolate?

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Saiba como conservar os ovos de chocolate na Páscoa"

  • posso colocar em cima da geladeira em caixaas de papelao fechadas mas com papel manteiga em cima e em baixo ou tem q enrolar no papel ou no papel de aluminado mesmo

    • Olá Sandra,

      não temos esse tipo de informação, mas acredito que se não estiver muito calor pode sim. O problema é no calor, aí é necessário guardar sob refrigeração.

      Obrigado pelo contato.